Salmo 3 Estudo: Com Deus não há o que temer

Durante um período difícil da sua jornada, o rei Davi realizou um clamor ao Senhor Deus, o qual podemos ver em Salmo 3. Certa vez, ele se relacionou com bate-seba, esposa de Urias, e depois tramou um plano para matá-lo e casar com a moça.

Obviamente, Deus reprovou essa atitude de Davi e como punição fez com que a espada nunca mais saísse de sua casa. Por isso, várias situações ruins aconteceram em sua família, inclusive essa que veremos a seguir, na qual ele está fugindo do seu filho Absalão.

Ainda assim, o salmista era convicto na misericórdia de Deus sobre sua vida, porque o Senhor o perdoou. Então, ele ora para ser livre das mãos dos seus inimigos e ver novamente a salvação vinda de Deus para seu povo.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 3:1 – Os inimigos de Davi

1 Ó Senhor, quando se multiplicaram os Meus inimigos! Muitos são os que se levantam contra mim.

O espírito Santo pôs estas palavras na boca de Davi na manhã seguinte em que ele fugia de Jerusalém por causa da rebelião de Absalão.

Davi é considerado um Tipo de Messias rejeitado por Seu Próprio povo. Apesar de ter estado rodeado de inimigos, ele dormia com confiança nas encostas do monte, sob as Asas protetoras do Senhor, e com a certeza de Fé declarava que Deus elevaria o Seu Rosto e destruiria os Seus inimigos.

Deste modo, embora muitos desses Salmos se refiram a Davi, fazem mais referência a nosso Davi Maior, o Senhor Jesus Cristo. Em outras palavras, Davi era um Tipo de Cristo.

Salmo 3:2 – Opiniões pessimistas devem ser descartadas

2 Muitos dizem da Minha Alma: Não há para Ele salvação em Deus. (Selá) (Assim como os Israelitas disseram isto de Davi, eles também disseram do Senhor Jesus Cristo [Mt 27.43])

Salmo 3:3 – O Senhor nos mantém de pé

3 Porém Tu, SENHOR, és um escudo ao redor de Mim, a Minha glória e O que exalta a Minha Cabeça (a última frase declara o fato de que foi o Senhor Quem pôs Davi no trono, e o Senhor o manterá no trono).

Salmo 3:4 – Uma fé inabalável

4 Com a Minha Voz clamei ao SENHOR, e Ele me respondeu desde o monte de Sua Santidade. (Selá) (Davi acreditou na oração, e nós também devemos acreditar!)

Salmo 3:5 – O controle sob as circunstâncias é de Deus

5 Eu me deitei, e dormi; e despertei, porque o SENHOR Me sustentou (apesar de estar num terrível problema, quando Absalão o buscava para matá-lo, Davi sabia que o Senhor estava no controle).

Salmo 3:6 – A confiança em Deus inibe qualquer medo

6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra Mim e Me cercaram (mesmo que um só homem creia no Senhor, ainda assim é maioria (Rm 8.31])

Salmo 3:7 – O pedido de Davi

Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus Meu, pois Tu feriste todos os Meus inimigos nos queixos; os dentes dos ímpios quebrastes (um eufemismo ou alegoria que representa ao Senhor que frustra os nossos inimigos; a ideia é que, se realmente estivermos em um relacionamento correto com Deus, os nossos inimigos também serão inimigos do Senhor!)

Salmo 3:8 – A salvação vem de Deus

Do SENHOR vem a Salvação (Só Ele pode salvar); sobre o Seu povo será a Sua bênção. (Selá) (As bênçãos de Deus, os inimigos não os têm.)

Lições do Salmo 3

O Salmo 3 é um salmo de Davi em um contexto de perseguição e adversidade. Aqui estão algumas lições que podem ser extraídas deste salmo:

1. Reconhecimento da Proteção Divina

Davi reconhece que o Senhor é um escudo ao seu redor, sua glória e aquele que o levanta. Isso ensina sobre a confiança na proteção divina em tempos de perigo.

2. Resposta à Oposição com Confiante Oração

O salmo destaca a resposta de Davi à oposição: ele clama ao Senhor em oração. Isso ensina sobre a importância de buscar a Deus em tempos de adversidade e confiar na Sua resposta.

3. Certeza da Resposta de Deus

Davi expressa confiança de que o Senhor o ouvirá e responderá do Seu monte santo. A lição é sobre a certeza da resposta divina àqueles que confiam Nele e buscam Sua intervenção.

4. Confiança Apesar do Medo

Davi reconhece que não temerá mesmo milhares que se levantem contra ele. Isso ensina sobre a possibilidade de manter a confiança em Deus, mesmo em situações ameaçadoras.

5. Salvação Pertence ao Senhor

O salmo termina com Davi afirmando que a salvação pertence ao Senhor, e que a bênção está sobre o Seu povo. Isso ressalta a soberania de Deus na salvação e a promessa de bênção para aqueles que Nele confiam.

6. Esperança na Manhã após a Noite

O versículo 5 destaca a esperança de que, mesmo em meio à aflição, o Senhor sustentará e trará alegria pela manhã. Isso ensina sobre a esperança na restauração e renovação que Deus pode trazer mesmo nos momentos mais sombrios.

Essas lições do Salmo 3 oferecem insights sobre confiar em Deus nas dificuldades, buscar Sua proteção e resposta através da oração, manter a confiança apesar do medo e encontrar esperança na salvação que pertence ao Senhor.

Conclusão

Uma coisa é certa: com Deus não há o que temermos. A principal lição deixada pelo Salmo 3 trata-se da confiança absoluta em Deus apesar do que estamos vendo diante dos nossos olhos.

Independente se sua dificuldade é proveniente de algum pecado, como no exemplo de Davi, ou se acontece devido a uma permissão divina para te amadurecer, o fato é que você precisa permanecer fiel ao que crê.

Ou seja, o comportamento que você tem nesses momentos não precisa dialogar com seus sentimentos, erros do passado ou com o sentido natural das coisas, mas sim com sua fé.

Escrito na imagem: Salmo 3 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *