Salmo 100 Estudo: Não deixe de agradecer

Certamente, um dos corações mais raros de se encontrar são os dedicados à gratidão e os versos do Salmo 100 estudo enfatizam a importância das ações de graças ao Altíssimo justamente para partilharmos desse mesmo sentimento.

A escolha predileta das pessoas passa por outros aspectos da oração, como as petições, por exemplo, e deixa de lado um dos sentimentos mais nobres e importantes de expressarmos ao nosso criador.

Só que existe um poder especial na gratidão, porque aquele que agradece e permanece fiel sobre pouca coisa será colocado sobre o muito. Além de ver a bondade de Deus se multiplicando de diversas formas em sua vida.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 100:1 – Aclame ao Senhor habitantes da Terra

1 Cantai com júbilo ao SENHOR, todos os habitantes da Terra. (Sete vezes nestes salmos, os homens são instruídos a cantar “com júbilo ao Senhor” [Sl 66.1], [Sl 81.1], [Sl 95.1-2], [Sl 98.4-6].

“Sete” é o número de Deus; significa totalidade, completude, perfeição, realização e universalidade. Isto fala de Cristo, que reinará como Soberano na Era do Reino. Todos os países do mundo vão, então, servir a Ele.)

Salmo 100:2 – Sirva-o com alegria

2 Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante Dele com cânticos de júbilo. (Nesse tempo, o tema do mundo será “alegria e cânticos de júbilo”.)

Salmo 100:3 – Reconheça o domínio de Deus

3 Reconhecei que o SENHOR é Deus; foi Ele que nos fez, e não nós mesmos. Somos povo Seu e ovelhas do Seu pasto. (Várias coisas são ditas neste Versículo:

  1. Jesus Cristo é Deus; e não Buda, Maomé, ou qualquer outro
  2. Somos produto das Suas Mãos, e não um produto da evolução absurda e sem sentido
  3. Ele nos salvou; não podemos salvar a nós mesmos
  4. Somos Povo Seu; e
  5. Procuraremos pastagem em Seu pasto, e que maravilhoso pasto é!)

Salmo 100:4 – Entre na sua casa com louvores

4 Entrai por Suas portas com ações de graças e em Seus átrios com louvores; rendei-lhe graças e bendizei o Seu Nome.

(Embora este Versículo se refira à antiga prescrição de Deus, em essência significa que todos os Crentes, quando chegam à Presença de Nosso Senhor em oração, devem iniciar com “ações de graça” e “louvor”.)

Salmo 100:5 – O Senhor é bom

5 Porque o SENHOR é bom, e para sempre é a Sua misericórdia; e a Sua verdade dura por todas as gerações. (Todo o restante fica pelo caminho, enquanto “Sua Verdade” prossegue o Seu caminho e para sempre.)

Lições do Salmo 100

O Salmo 100 é um hino de ação de graças que celebra a alegria da adoração e o reconhecimento da bondade e fidelidade de Deus. Aqui estão algumas lições que podem ser extraídas deste salmo.

1. Chamado à Alegria e Louvor

O salmo começa com um chamado à alegria e ao louvor, destacando a importância de se aproximar de Deus com alegria e gratidão no coração.

2. Servir ao Senhor com Alegria

O versículo 2 destaca a necessidade de servir ao Senhor com alegria. Isso ensina sobre a atitude de serviço que deve ser acompanhada por uma disposição de alegria e contentamento.

3. Reconhecimento da Bondade de Deus

O versículo 5 enfatiza a bondade eterna do Senhor. Isso ensina sobre a constância da fidelidade divina, que é motivo suficiente para expressar gratidão e louvor.

4. Consciência da Pertinência de Deus

O versículo 3 nos lembra de que o Senhor é Deus e que Ele nos fez. Essa lição ressalta a relação especial entre o Criador e Suas criaturas, destacando nossa dependência e pertinência a Deus.

5. Entrar nos Portões com Ações de Graças

O salmo exorta a entrar nos portões do Senhor com ações de graças. Isso ensina sobre a importância de iniciar e encerrar nossos tempos de adoração com gratidão e louvor.

6. Reconhecimento da Eternidade da Misericórdia de Deus

O versículo 5 menciona que a misericórdia do Senhor é eterna. Isso ensina sobre a constância e a perenidade do amor e da graça de Deus em nossas vidas.

7. O Povo de Deus como Suas Ovelhas

O salmo utiliza a metáfora do povo de Deus sendo Suas ovelhas. Isso ressalta a relação de cuidado e guia que Deus tem para com Seu povo, e sugere uma resposta de confiança e submissão.

Essas lições do Salmo 100 enfatizam a alegria na adoração, a gratidão pela bondade de Deus, a constância da misericórdia divina e a importância de reconhecer a soberania e cuidado de Deus em nossas vidas. Ele inspira um coração agradecido e um espírito de louvor e serviço ao Senhor.

Conclusão

Por fim, há inúmeros motivos para sermos gratos ao Senhor, inclusive, mais do que os citados no Salmo 100 estudo. Fomos feitos pelo Criador, salvos em Jesus Cristo e todos os dias experimentamos coisas provenientes da grandeza do nosso Deus.

Bênçãos perceptíveis e imperceptíveis estão presentes agora mesmo diante dos nossos olhos, o que nos provoca a no mínimo corresponder a benignidade do Senhor com um coração grato e disposto a servi-lo. O sol, a natureza, sua saúde e tantas outras coisas são motivos suficientes para você celebrar ainda que te falte algo.

Além disso, você pode ir além das suas palavras e ter ações simbólicas à gratidão, seja se voluntariando para alguma ação social, sendo generoso com alguém com suas finanças ou habilidades. Certamente, ao praticar a gratidão, você será ainda mais abençoado e ganhará outros motivos para agradecer.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 100 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *