Salmo 139 Estudo: Somos Conhecidos por Deus

No Salmo 139, veremos que sendo onisciente, o nosso Deus nos conhece profundamente. Ele conhece os caminhos que trilhamos. Conhece a nossa rotina desde o levantar até o deitar

Por mais que tentemos, é impossível nos escondermos desse Deus soberano. E o conhecimento que Ele detém todo o poder é um convite à confiança.

Confiar em um ser eu conhece nosso íntimo e que nos viu bem antes que fôssemos formados é uma verdadeira dádiva. Que nossa esperança esteja no Deus que nos conhece.

Salmo 139:1 – O Senhor nos conhece intimamente

1 SENHOR, Tu me sondaste, e me conheces-te. (Aqui há harmonia absoluta entre o Verbo Encarnado de Deus [o Senhor Jesus Cristo] e a Palavra Escrita de Deus.

Este Salmo é, portanto, apropriadamente colocado neste Livro de Deuteronômio dos Salmos, já que revela a natureza humana de perfeita submissão e obediência de Cristo à Palavra de Deus.)

Salmo 139:2 – O nosso Deus é onisciente

2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, entendes de longe os meus pensamentos. (Deus, procurando e provando o coração, descobre-o tal como é.)

Salmo 139:3 – O Senhor conhece os nossos caminhos

3 Rodeaste o meu caminho e o meu deitar, e conheces bem todos os meus caminhos. (A palavra “rodear” significa “esquadrinhar”.

Portanto, Deus esquadrinha o caminho do Messias e inspeciona todos os Seus Caminhos. Ele não encontrou nada a não ser a perfeição.)

Salmo 139:4 – O Senhor conhece nossas intenções

4 Pois ainda não estando a palavra em minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

(Deus sabia tudo sobre as Palavras do Messias, Seus Caminhos e até os Seus pensamentos, enquanto se estavam formando. Constatou que tudo era perfeito [1Pe 2.22].)

Salmo 139:5 – A sua mão está sobre nós e nos protege

5 Por detrás e por diante me guarneceste, e sobre mim puseste a Tua mão. (A palavra, “puseste”, significa pôr de uma maneira protetora, enquanto que “guarnecer” significa “guardar”.)

Salmo 139:6 – O inalcançável conhecimento de Deus

6 Tal conhecimento para mim é muito maravilhoso; tão alto é que não o posso alcançar.

(O sentido deste Versículo é que o Messias admirava enormemente o Conhecimento e o Amor infinito de Deus e se alegrou por ser impossível sair deles. Ele vive, se moveu e existiu em Deus.)

Salmo 139:7 – É possível fugir de Deus?

7 Para onde me irei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua Presença? (O Messias exaltava no conhecimento de que, a distância maior não podia lhe separar de Deus, nem a noite mais escura não podia lhe ocultar do Olho amante do Pai.)

Salmo 139:8 – Todos os lugares estão sobre o domínio de Deus e a Ele pertencem

8 Se subir aos Céus, ali Tu estás; se fizer a minha cama no Interno, eis que ali Tu também estás. (Jesus está agora no Céu à mão direita do Pai [He. 1.3].

Além disso, Ele desceu no lado do Paraíso do Interno no momento de Sua Morte, e também pregou aos anjos caídos que ali foram detidos na prisão. Não há registro que Ele foi ao lado ardente do Inferno [1Pe 3.19].)

Salmo 139:9-10 – A mão do Senhor nos guia

9 Se tomar as asas da alva, e habitar nas extremidades do mar,

10 Até ali a Tua mão me guiará e a Tua mão direita me susterá. (Nosso Senhor se converteu em nosso Substituto em todas estas coisas e, portanto, gerante a ajuda do Pai para nós exatamente como foi para Ele, porque somos coerdeiros com Ele [Rm 8.17].)

Salmo 139:11-12 – Não existe diferença para Deus entre a luz e as trevas

11 Se disser: Certamente as trevas me encobrirão; então a noite resplandecerá ao redor de mim.

12 Nem as trevas me encobrem de Ti, e a noite resplandece como o dia; O mesmo lhe são as trevas e a luz são para Ti a mesma coisa. (O significado destes dois Versículos é que tudo está transparente perante Deus.)

Salmo 139:13 – Deus é quem opera o milagre da vida

13 Pois Tu possuíste as minhas entranhas; cobriste-me no ventre de minha mãe. (Esta Passagem se refere à Encarnação de Cristo.

As palavras “possuir” e “cobrir” significam aqui “juntar e entretecer juntos”; “entranhas” é um termo amplo que abrange o corpo humano tanto fisicamente como no emocional.)

Salmo 139:14 – Fomos formados por Deus

14 Eu Te louvarei, porque me formaste de uma maneira assombrosa e maravilhosa, e a minha alma o sabe muito bem.

(Esta Passagem se refere sem dúvida a todos os seres humanos, no entanto, sem dúvida se refere ao Messias.

A natureza milagrosa de Seu nascimento e Seu pleno testemunho a respeito dele, formam os temas pelo louvor. “Assombrosa” significa “milagrosa.”)

Salmo 139:15 – Quando fui formado em oculto

15 A minha mesma substância não Te foi encoberta, quando fui formado em oculto, e entretecido no profundo da Terra. (Significa que o corpo humano do Senhor foi feito habitualmente do pó.)

Salmo 139:16 – Os teus olhos me viram

16 Os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no Teu livro todos os meus membros estavam escritos; e foram logo formados, sem faltar um deles. (refere-se ao Corpo Perfeito criado para o Filho de Deus.

Os membros desse corpo sem pecado não foram “sem forma” e sim “informe”, o que significa “não formado,” e que todas as suas partes estavam inscritas na eternidade.)

Salmo 139:17 – Os pensamentos de Deus são preciosos

17 Assim que, quão preciosos me são, ó Deus, os Teus pensamentos! Quão multiplicadas são a soma deles!

(O Messias foi feito do mesmo formato e matéria que o Primeiro Adão, o que faz insistência no fato de que o Seu Corpo era humano e não angélico.

De fato, o Seu Corpo humano é a suprema Obra das Próprias mãos de Deus [He. 10.5].)

Salmo 139:18 – Os pensamentos do Senhor são incontáveis

18 Queria-os contar; mas são mais numerosos que a areia; quando acordo eu ainda estou Contigo. (Este Versículo fala da Morte e a Ressurreição de Cristo, e a incessante preciosidade da Encarnação, inclusive durante esses tempos.)

Salmo 139:19-20 – Os inimigos do Senhor usam o nome Dele em vão

19 De certo, ó Deus, matarás o ímpio; apartai-vos pois de mim, homens sanguinários.

20 Porque blasfêmias dizem eles contra Ti; e os Teus inimigos tomam o Teu nome em vão.

(Estas Passagens falam da absoluta perfeição sem pecado deste corpo humano que foi desenvolvido Por Deus para a Encarnação e, por conseguinte, para a Redenção do homem, proporcionando um Sacrifício perfeito. Nunca foi corrompido pelo pecado!)

Salmo 139:21-22 – Não ameis o mundo

21 Não tenho eu ódio, ó Senhor, daqueles que Te aborrecem, e não me comovo contra os Teus inimigos?

22 Aborreço-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos. (O “ódio” expresso aqui é um perfeito ódio, um ódio não pecaminoso.

Isto exige uma natureza sem pecado, que o Cristãos não mais a têm.)

Salmo 139:23-24 – Guia-me, Senhor, pelo caminho eterno

23 Me examine, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e reconhece os meus pensamentos.

24 E vê se há em mim algum caminho de perversidade, e guia-me pelo caminho eterno. (Estas Passagens não só se referem a todos os Crentes, mas também mais especificamente ao Messias.

O Perfeito foi esquadrinho Por Deus de uma maneira que nenhum coração humano jamais foi esquadrinho; e não encontrou nada, a não ser uma perfeição.)

Conclusão

Somos criaturas de Deus e por Ele fomos formados. Os seus olhos nos virão bem antes de nascermos e devemos ser gratos por isso.

Que nosso desejo venha ser agradar ao Senhor e andar no centro de sua perfeita vontade.

Vamos pedir a Deus para sondar o nosso coração e a nossa mente e, se existir algo mal, Ele possa tirar e nos levar para o caminho de benção. Que possamos sempre querer ser conhecidos e moldados por Deus!

Escrito na imagem: Salmo 139 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *