João 5 Estudo: Jesus, o Filho de Deus que Cura

Em João 5, é iniciado com uma linda história da cura de um enfermo. Ele estava assim há 38 anos, talvez já havia perdido a esperança. Porém Jesus, autodeclarado filho de Deus, trouxe um novo sentido para a vida daquele paralítico.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

João 5:1 – Em Jerusalém

1 Depois disso havia uma Festa entre os Judeus (embora as Escrituras não digam isso, muitos acreditam que era a Páscoa; se isso estiver correto, o Ministério público de Jesus tinha pouco mais de um ano)

E Jesus subiu a Jerusalém (fala do propósito expresso de particular dessa “Festa”).

João 5:2 – Betesda

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, que em Hebraico é chamado Betesda (quer dizer, “casa de graça e misericórdia”), o qual tem cinco alpendres (era um tipo de enfermaria pública),

João 5:3 – A Espera

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados (uma descrição perfeita da humanidade; por causa da Queda, o homem é “impotente”, incapaz de salvar-se a si mesmo), esperando o movimento da água.

João 5:4 – Movimento das águas

4 Porquanto um Anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água (isso não foi relatado por João como folclore, mas como fato).

E o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse (os príncipes terrenos, ao entrarem numa cidade, sempre iam às casas dos nobres e dos ricos, mas os Pés do “`Príncipe dos príncipes” imediatamente se dirigiam aos lugares de miséria e sofrimento, os frutos do pecado).

João 5:5 – Homem enfermo

5 E estava ali um homem (a cura do homem paralítico faz um contraste entre o poder vivificador de Cristo com a impotência da Lei; a Lei exigia esforço da parte do pecador para obter a vida que lhe prometeu; mas o homem não tem força alguma [Rm 5.6]).

Que, havia trinta e oito anos, se achava enformo (um tipo perfeito da nação de Israel, a qual por causa do seu pecado ficou incapacitada, encerrada no deserto por 38 anos; a semelhança não é uma coincidência).

João 5:6 – Quer ficar são?

6 E Jesus, vendo este deitado (apresenta um quadro de Israel na época de Jesus mas, também, de toda a humanidade), sabendo que estava nesse estado havia muito tempo (novamente se refere a Israel).

Disse-lhe: Queres ficar são? (Sem dúvida, essa deve ser a pergunta mais importante de todos os tempos! O homem não é “são” e, de fato, não pode ser “são” sem Jesus. Aqui é onde reside a contenda).

João 5:7 – Resposta do enfermo

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tem homem algum que me ponha no tanque quando a água é agitada (revela sua dependência do homem, a qual só lhe havia trazido decepção);

Mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim (o Amor, sem dúvida, escolheu esse homem como o mais miserável, necessitado e incapacitado de entre todo esse grupo miserável; e a sabedoria o escolheu como um vaso de instrução para a Nação).

João 5:8 – Levanta-te

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda (apenas uma palavra de Jesus era suficiente).

João 5:9 – A cura

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava (foi-lhe dada força, e isso ficou demonstrado pelo homem carregando o seu leito).

E aquele dia era Sábado (e que Sábado de descanso, alívio e alegria para esse homem!).

João 5:10 – Era sábado

10 Então os Judeus disseram àquele que tinha sido curado (revela, como veremos, que não houve alegria pela cura e libertação dele, mas sim o contrário, como faz sempre a religião).

É Sábado, não te é lícito levar o leito (apontava apenas para as leis do homem, e não para as Leis de Deus; Jesus não prestava nenhuma atenção às Leis inventadas pelo homem, por mais numerosas que elas fossem).

João 5:11 – Aquele que me curou

11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou (o homem usava Jesus como sua autoridade, que é o que ele deveria fazer).

Ele Próprio disse: Toma o teu leito e anda (Sábado ou não, foi uma ordem a que ele rapidamente obedeceu; referia-se à Cura e à Salvação do seu corpo físico).

João 5:12-13 – Quem é o homem?

12 Perguntaram-lhe pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

13 E o que fora curado não sabia quem era (parece que, depois da cura, Jesus saiu imediatamente, para não criar uma cena; em consequência, o homem realmente não sabia Quem era Aquele que o havia curado).

Porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão (Ele o fez porque conhecia bem o ódio dos líderes e o resultado de Sua quebra das leis feitas pelo homem; possivelmente esse foi o motivo pelo qual Ele não ficou para curar outros; de qualquer modo, foi o Espírito Santo que Lhe disse o que Ele devia fazer).

João 5:14 – Não peques mais

14 Depois Jesus encontrou-o (o homem que Ele havia curado) no Templo, e lhe disse (revela Jesus procurando-o, e por um motivo).

Eis que já estás são (refere-se à experiência da Salvação, assim como a cura física); não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior (isso nos diz, em primeiro lugar, que sua enfermidade de 38 anos era devida ao pecado; e também, fala-nos que a desobediência ao Senhor pode abrir a porta para “coisas piores”).

João 5:15 – Jesus me curou

15 E aquele homem foi, e anunciou aos Judeus que Jesus era O que o curara (alguns afirmam que esse homem foi ingrato; no entanto, ele não tinha como saber da animosidade dos líderes religiosos contra Jesus, provavelmente por isso pensou que estava fazendo o correto).

João 5:16 – Perseguição

16 E por esta causa os Judeus perseguiram a Jesus (a oposição da hierarquia religiosa somente aumentará desse momento em diante), e procuravam matá-lO, porque fazia estas coisas no Sábado (isso é irônico; os líderes religiosos de Israel queriam matar o Senhor no Nome do Senhor; assim tão cegos eles estavam!).

A IGUALDADE COM DEUS

João 5:17 – Meu pai trabalha

17 E Jesus lhes respondeu (revela que essa foi uma confrontação face a face): Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também (isso diz duas coisas:

  1. Ele reivindica igualdade com Deus, e que Ele era Deus;
  2. O próprio “Trabalho” do Pai e do Filho era libertar a humanidade, seja física ou espiritualmente, ou ambos, que havia trazido o verdadeiro Sábado à alma do homem, para quem ele fora originalmente planejado).

João 5:18 – Procuravam matá-lo

18 Por isso, pois, os Judeus ainda mais procuravam matá-lO (quer dizer que Ele nem sequer procurava nenhum tipo de acordo com esses hipócritas, mas sim reforçava Sua posição até tal ponto que ninguém tinha absolutamente dúvida alguma quanto ao que Ele estava dizendo ou fazendo).

Porque não só quebrantava o Sábado (Ele realmente não tinha quebrantado o Sábado, mas só uma de suas tolas regras feitas pelo próprio homem)

Mas também dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus (faz uma acusação que Jesus não negou, porque Ele havia se equiparado a Deus, e que Ele realmente era).

João 5:19 – Se o pai não fazer

Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por Si mesmo não poe fazer coisa alguma (declara a Humanidade de Cristo, com Ele livremente abrindo mão de Sua Deidade, mas nunca perdendo a posse dela).

Se O não vir fazer ao Pai (revela que Ele era totalmente submisso ao Pai, que como Filho Ele tinha que ser e na verdade era);

Porque tudo quanto Ele faz, o Filho O faz igualmente (estabelece um exemplo de humildade e dependência, do qual a família humana seriamente precisava).

João 5:20 – O Pai ama o Filho

20 Porque o Pai ama o Filho (a obediência do Filho é baseada no amor do Pai pelo Filho), e mostra-Lhe tudo o que faz (claramente diz que tudo o que Jesus fez, o Pai lhe havia dito que fizesse).

E Ele Lhes mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis (tem a ver com os Versículos 28 e 29, que falam da Ressurreição vindoura).

João 5:21 – Assim como o Pai

21 Porque assim como o Pai ressuscita os mortos, e lhes dá vida (revela como um fato a Verdade da Ressurreição da Vida vindoura).

Assim também (torna vivo espiritualmente) o Filho verifica aqueles que quer (descreve a verdade de que a Salvação não é de quem a quer [no sentido de que a Salvação resultaria das obras, etc.], mas de Deus Que mostra Misericórdia).

João 5:22 – Todo o Juízo

22 E também o Pai a ninguém julga (não julga ninguém que aceitou a Cristo, porque todo pecado foi anulado em Cristo), mas deu ao Filho todo o Juízo (Cristo é O Salvador hoje, mas será o Juiz amanhã).

João 5:23 – Honrem o Filho

23 Para que todos honrem o Filho, com honram o Pai (afirma igualdade com Deus quanto à honra [Hb 2.7-9]).

Quem não honra o Filho, não honra o Pai que O enviou (revela em termos claros que se Jesus é desonrado, o Pai também é desonrado!).

João 5:24 – Vida eterna

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a Minha Palavra (a Palavra da Cruz [Jo 3.14-15]), e crê Naquele que Me enviou (se não crê em Jesus, não pode crer em Deus; ter o Filho é ter o Pai).

Tem a Vida Eterna (à parte de Cristo, não há Vida Espiritual), e não entrará em condenação (Cristo tomou a condenação na Cruz), mas passou da morte para a Vida (Nasceu de novo).

João 5:25 – Os mortos ouvirão

25 Em verdade, em verdade vos digo (sempre assinala uma afirmação da autoridade mais elevada, e revela Jesus como sendo essa Autoridade),

Que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a Voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão (tem um duplo significado.

  1. Refere-se às pessoas sendo Salvas, e desse modo passando da morte espiritual para a Vida Espiritual.
  2. Refere-se à Ressurreição da Vida, quando todos os Santos serão Ressuscitados).

João 5:26 – Vida em si

26 Porque, como o Pai tem a Vida em Si mesmo (refere-se a Deus como a Fonte Eterna de Vida, a Fonte Máxima), assim deu também ao Filho ter a Vida em Si mesmo (Jesus diz que Ele não é simplesmente um participante neste “Vida”, mas de fato é, também, a Fonte de Vida e, na verdade, a Fonte Máxima exatamente como o Pai; portanto, Ele mais uma vez afirma Sua Deidade);

João 5:27 – O Juízo

27 E deu-Lhe o Poder de exercer o juízo (isso fala do “Tribunal de Cristo”, que será para todos os Crentes e, também, do “julgamento do Grande Trono Branco”, que será para todos os que não são salvos),

Porque é o Filho do Homem (refere-se a Ele tendo pago o preço na Cruz do Calvário, e pelo mérito disso, Ele também será o “Juiz”).

João 5:28 – Vem a hora

28 Não vos maravilheis disso (essas declarações, como feitas por Cristo, deixaram os líderes religiosos de Israel atônitos);

Porque vem a hora, em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua Voz (fala da Ressurreição para a Vida e a Ressurreição para a Condenação; novamente, essas declarações proclamam Cristo como o Senhor tanto da vida como da morte).

João 5:29 – Ressurreição da Vida

29 E os que (descreve as duas Ressurreições, como veremos, e segundo Sua “Voz”) fizeram o bem sairão para a Ressurreição da Vida (diz respeito à Primeira Ressurreição, ou geralmente referida como “O Arrebatamento” [1 Ts 4.13-18]);

E os que fizeram o mal para a Ressurreição da Condenação (esta última Ressurreição ocorrerá aproximadamente mil anos depois da Primeira Ressurreição para a Vida [Dn 12.2]).

João 5:30 – Juízo justo

30 Eu não posso de Mim Mesmo fazer coisa alguma (em Sua Humanidade, Ele recebia toda Autoridade do Pai).

Como ouço, assim julgo (o Juízo que Ele pronunciava era o que Ele ouvia em Seu Ouvido, vindo do Pai [Is 50.4]); e o Meu Juízo é Justo (é perfeito, porque ele vem do Trono de Deus), porque não busco a Minha Vontade, mas a Vontade do Pai que Me enviou (declara o fato de que o conhecimento humano do Filho é a base para o Juízo do Pai, que se pronunciará absoluta e finalmente pelos lábios humanos do Filho de Deus; Ele procurava apenas a Vontade do Pai e nós devemos procurar apenas a Vontade do Pai, a qual é dada na Sua Palavra).

João 5:31 – Testemunho

31 Se Eu testifico de Mim Mesmo (quanto a Quem e O Que sou), o Meu testemunho não é verdadeiro (se apenas Ele testificasse; mas como veremos, há também outros testemunhos).

João 5:32 – Testemunho verdadeiro

32 Há outro que testifica de Mim (refere-se a João Batista), e sei que o testemunho que ele dá de Mim é verdadeiro (o testemunho de João a respeito de Cristo tinha toda a Autoridade da Palavra de Deus).

João 5:33 – João testemunhou

33 Vós mandastes mensageiros a João (refere-se aos acontecimentos de João 1.19-27), e ele deu testemunho da verdade (revela as coisas que João lhes disse quando eles perguntaram se ele era o Messias).

João 5:34 – Para que salveis

34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem (de fato, diz, “embora o testemunho de João seja verdadeiro, não usarei o testemunho de nenhum homem”);

Mas digo isto, para que vos salveis (de fato, Jesus está dizendo aos líderes religiosos de Israel que eles não eram salvos).

João 5:35 – A Luz

35 Ele era uma luz que ardia e alumiava (João Batista era “uma luz”, mas ele não era “a Luz”; só Cristo é “a Luz”),

e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz (durante um breve período de tempo, os líderes religiosos de Israel estiveram dispostos a escutar João, mas quando eles perceberam que o objetivo principal do seu Ministério era apresentar Jesus como Filho de Deus e o Cordeiro de Deus, eles se afastaram).

João 5:36 – Minhas obras

Mas eu tenho maior testemunho do que o de João (isso de modo algum diminui o testemunho de João); porque as obras que o Pai Me deu para realizar (os Milagres e o Calvário),

As mesmas obras que Eu faço, testificam de Min, que o Pai me enviou (todas as curas e milagres, que não podiam ser negados).

João 5:37 – Pai que me enviou

37 E o Pai, que Me enviou, Ele Mesmo testificou de Mim (foi o Pai Quem, pelo Espírito Santo, deu a Cristo o Poder de fazer essas coisas [Lc 4.18-19]).

Vós nunca ouvistes a Sua Voz, nem vistes o Seu parecer (em essência, Jesus está dizendo que esses Judeus criam que Deus existia, embora nunca tivessem ouvido Sua Voz nem visto Sua Forma; portanto, por que não creram Naquele que foi enviado pelo Pai, que os Milagres e as Libertações haviam provado?).

João 5:38 – Não credes

38 E a Sua Palavra não permanece em vós (se eles realmente conhecessem Deus como afirmavam, Sua Palavra permaneceria neles e, portanto, creriam no Filho, porque a Palavra fala do Filho),

porque Naquele que Ele enviou, não credes vós (a rejeição de Cristo pelos líderes religiosos de Israel demonstrava não só ignorância deles de Deus, mas também hostilidade para com Ele).

AS ESCRITURAS

João 5:39 – Examinais as escrituras

Examinar as Escrituras (uma ordem imperativa, não uma simples sugestão), porque vós cuidais ter Nelas a Vida Eterna (deveria ter sido traduzido, “Vocês afirmam que creem nas Escrituras; então, creiam no que elas dizem a Meu respeito”), e são elas que de Mim testificam (a história inteira da Bíblia é “Cristo e Ele Crucificado”).

João 5:40 – Para terdes vida

40 E não quereis vir a Mim, para terdes Vida (toda a Vida está em Cristo; para ter essa Vida, a pessoa deve aceitar o que Cristo fez na Cruz).

João 5:41 – Glória dos homens

41 Eu não recebo Glória dos homens (Ele procurava honra unicamente de Deus; esse deve ser nosso critério também!);

João 5:42 – Amor de Deus

42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o Amor de Deus (se uma pessoa for verdadeiramente Salva, então ela verdadeiramente terá o Amor de Deus).

João 5:43 – Em nome do Pai

43 Eu vim em Nome de Meu Pai, e não Me aceitais (revela que a verdadeira razão pela qual eles não O receberam é porque não conheciam O Pai, apesar de suas afirmações); se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis (na verdade, está falando do Anticristo que virá, como também de todos os outros falsos Messias; pouco depois do Arrebatamento da Igreja, Israel receberá um Messias falso, que afirmará ser quem eles esperavam há muito tempo; para sua consternação, descobrirão o quanto estavam equivocados!).

A INCREDULIDADE

João 5:44 – Honra que vem de Deus

44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros (revela que Deus não ministra para o orgulho do homem, nem modifica a verdade para agradá-lo e nutri-lo),

e não buscando a honra que vem só de Deus? (Procurar e receber essa honra, que se retrata no Mover e na Operação do Espírito Santo, a maior parte do tempo incorrerá na ira da instituição religiosa oficial; em consequência, a maioria dos Pregadores procura a honra que vem dos homens).

João 5:45 – Não vos acusarei

45 Não cuides que Eu vos hei de acusar para como o Pai (significa que eles já são acusados). Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais (eles afirmavam que cumpriam a Lei de Moisés, mas na realidade não cumpriam).

João 5:46 – Se crêsseis em Moisés

46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em Mim (apesar de suas afirmações, não cumpriam a Lei, porque se a cumprissem teriam crido em Cristo); porque de Mim ele (Moisés) escreveu [Gênesis 3.15], [Deuteronômio 18.5-18], [Lucas 24] etc).

João 5:47 – Se não credes

47 Mas, se não credes nos seus escritos (sem rodeios, diz a eles que apesar de suas afirmações ao contrário, eles eram, de fato, incrédulos; todo o aparato religioso era só um espetáculo!

No fundo, eles não criam na Bíblia muito mais que os pagãos), como crereis nas Minhas Palavras? (Essa pergunta revela a Unidade entre Cristo e as Escrituras).

Conclusão

Que possamos nos lembrar do grande poder eu Jesus tem e do que ele representa para nós. Que não nos esqueçamos que, mesmo sem esperança, Ele pode fazer muito mais do que imaginamos ou pensamos.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: João 5 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma vela acessa e uma pessoa lendo a Bíblia.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *