Lucas 19 Estudo: De Jesus Vem a Salvação

Este capítulo de Lucas 19 estudo nos demonstra claramente de onde vem a nossa salvação. Jesus é o único caminho que nos leva a Deus.

É o recebendo em nosso coração, assim como Zaqueu o recebeu em casa, que podemos desfrutar da paz que o mundo não conhece.

A paz que nosso Senhor nos concede não nos pode ser tirada. Por isso, temos motivos de sobra para nos alegrarmos. Que possamos como a multidão em Jerusalém proclamar louvores a Deus!

Lucas 19 Estudo

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Lucas 19:1 – Jesus em Jericó

1 E Tendo Jesus entrado em Jericó ia passando (Ele sempre deixava um lugar em melhores condições do que como o encontrara).

Lucas 19:2 – O publicano Zaqueu

2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu, e era este um chefe de Publicanos (coletores de impostos), e era rico (descobrimos aqui que o mendigo cego é o preferido, já que foi curado antes que o coletor de impostos rico recebesse atenção; ele estava por último mas foi colocado em primeiro; foi dito a ele que se levantasse, mas a Zaqueu que descesse; assim, o rico e o pobre se encontram no mesmo nível como pecadores diante de Deus).

Lucas 19:3 – Zaqueu deseja ver a Jesus

3 E procurava ver quem era Jesus (como Bartimeu, ele procurava ver a Jesus; também como Bartimeu, ele carecia de algo porque o dinheiro nunca satisfaz a sede espiritual do coração humano), e não podia, por causa da multidão (a grande multidão que pressionava), pois era de pequena estatura (quer dizer que ele era mais baixo do que a maioria dos outros homens).

Lucas 19:4 – Zaqueu sobre em uma figueira

4 E, correndo adiante (averiguou a direção para a qual Jesus seguia, e procurou encontrar uma posição vantajosa, o que conseguiu), subiu a uma figueira braba para O ver; porque havia de passar por ali (uma afirmação de proporções monumentais).

Lucas 19:5 – Zaqueu, hoje pousarei em sua casa

5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o (tudo foi orquestrado pelo Espírito Santo; um coração sedento e que está à procura de Deus sempre encontrará o Senhor) e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje Me convém pousar em tua casa.

(revela a Deidade e a Realeza de Jesus, embora pouco usada; Ele não pediu por pousada, mas como Rei a exigiu; a Salvação de Zaqueu é uma das mais assombrosas nos Evangelhos; foi pessoal: “Zaqueu”; foi urgente: “desce depressa”; foi humilhante: “desce”, foi imediato: “hoje”; foi permanente: “Me convém pousar”; foi social: “em tua casa”).

Lucas 19:6 – A alegria em receber Jesus 

6 E apressando-se, desceu e recebeu-O alegremente (o efeito moral da conversão foi visto no modo como Zaqueu tomou seu lugar junto a Jesus em público).

Lucas 19:7 – A multidão murmura

7 E, vendo todos isto (a multidão), murmuravam (murmurar é sempre um pecado), dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador (Jesus nunca atendia ao capricho público, à opinião predominante, nem à sabedoria convencional).



Lucas 19:8 – Arrependimento de Zaqueu

8 Então Zaqueu levantando-se, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens (diferentemente do jovem nobre rico, ele imediatamente se dispôs a isso); e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado

(a lei Romana requeria uma restituição quádrupla, mas a Lei Levítica só exigia a quantia principal, com o acréscimo de um quinto [Nm 5.7]; mas ele se impôs a medida severa de Êxodo 22.1; desse modo, ele julgou a si mesmo, e o verdadeiro Arrependimento age como ele fez).

Lucas 19:9 – A Salvação

9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a Salvação a esta casa (Jesus é a resposta a todos os problemas), pois também este é filho de Abraão (Jesus está dizendo que Zaqueu tinha tanto direito à Salvação quanto qualquer outra pessoa em Israel; por ele ser um coletor de impostos, a liderança religiosa o havia excluído, mas o Senhor não fez isso; devemos pensar nessa declaração com muito cuidado).

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Lucas 19:10 – O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido

10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (a “busca dos perdidos”, pelo menos da parte de Deus, envolve muito mais que uma mera busca, mas sim uma participação extremamente ativa; tanto isso é verdadeiro, que, de fato, levou Cristo à Cruz).

AS DEZ LIBRAS

Lucas 19:11 – A manifestação do Reino de Deus

11 E, ouvindo eles estas coisas, prosseguiu Jesus e contou uma Parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o Reino de Deus.

(Sua ida a Jerusalém, e os acontecimentos recentes com Bartimeu e Zaqueu, provavelmente havia exacerbado os sentimentos das pessoas; não se davam conta que Ele estava a Caminho para ser Crucificado; pensaram que Ele estava para tomar o Trono).

Lucas 19:12 – Parábola das dez minas

12 Disse pois: Certo Homem Nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para Si um Reino, e voltar depois (este era o próprio Jesus!).

Lucas 19:13 – Os 10 servos

13 E, chamando dez servos Seus (o número “dez” na ideologia Judaica diz respeito a um número indefinido e, portanto, inclui a todos os que O seguiriam), deu-lhes dez libras (cerca de 5 mil dólares na moeda de hoje), e disse-lhes: Negociai até que Eu venha (refere-se ao cumprimento daquela responsabilidade da parte de cada pessoa, até que o Senhor retorne).

Lucas 19:14 – Não queremos este reino sobre nós

14 Porém Seus concidadãos aborreciam-no (refere-se aos Judeus em Sua Primeira Vinda), e enviaram após Ele embaixadores dizendo: Não queremos que Este reine sobre nós.

Lucas 19:15 – A volta do senhor

15 E aconteceu que, voltando Ele (refere-se à Segunda Vinda), depois de ter tomado o Reino [Ap 11.15], disse que Lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.

(Diz respeito ao Tribunal de Cristo, que ocorrerá imediatamente antes da Segunda Vinda; mas a ação desse julgamento não será realizado até a Era do Reino, que começará com a Segunda Vinda).

Lucas 19:16 – A tua libra rendeu 10 libras

16 E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a Tua libra rendeu dez libras (cerca de 50 mil dólares no valor da moeda norte-americana de 2003).

Lucas 19:17 – Servo bom e fiel

17 E Ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no pouco foste fiel (a “fidelidade”, ou a falta da mesma, constitui a base de todo julgamento), sobre dez cidades terás autoridade (alguns têm afirmado que isso diz respeito à Era do Reino vindouro, com os Crentes recebendo o domínio sobre certas cidades; no entanto, considerando todos os Crentes, não há tantas cidades no mundo; portanto, a declaração tem a ver com o grau de recompensa).

Lucas 19:18-20 – O servo que guardou a libra

18 E veio o segundo, dizendo: Senhor, a Tua libra rendeu cinco libras.
19 E também a este disse: Sê tu também sobre cinco cidades.

20 E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a Tua libra, que guardei num lenço (representa aquele que não fez nada):

Lucas 19:21-22 – Mau servo

21 Porque tive medo de Ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste (tudo isso é falso).

22 Porém Ele (Jesus) lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei (não parece indicar um pecado grave, mas sim ter sido culpado de apatia espiritual, que caracteriza tantos Cristãos). Sabias que Eu Sou Homem rigoroso (em outras palavras, se você realmente cria nisso), que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;

Lucas 19:23 – Por que não puseste meu dinheiro no banco?

23 Por que não puseste, pois o Meu dinheiro no banco, para que Eu, vindo, o exigisse com juros? (Com rendimentos.)

Lucas 19:24 – A libra do mau servo foi tirada

24 E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a libra, e dai-a ao que tem as dez libras (ele não foi julgado pelo que fez, mas sim pelo que deixou de fazer).

Lucas 19:25 – Questionamento das pessoas

25 (E eles lhe disseram, Senhor, ele tem dez libras.) (As pessoas disseram isso por estarem consternadas por Ele ter tirado a libra do homem para dar ao que já tinha dez libras.)

Lucas 19:26 – A qualquer que tiver lhe será dado

26 Pois eu vos digo que a qualquer que tiver lhe será dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado (essa é a “Lei do Retorno Decrescente”; a luz que é dada a alguém e logo rejeitada faz com que ela não só perca o que poderia ter tido, mas também até o que tem no momento; isso significa que se a Mensagem da Cruz é ouvida e rejeitada, essas pessoas não só perderão o que eles poderiam ter tido, mas também perderão o pouco que tinham antes, o que se traduz em ruína espiritual).

Lucas 19:27 – Os que não quiseram que eu reinasse sobre eles

27 E quando àqueles Meu inimigos, que não quiseram que Eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de Mim.

(Diz respeito a todos que caem nessa categoria, incluindo a totalidade da Terra, e para sempre; isso ocorrerá no “Julgamento do Grande Trono Branco” [Ap 20.11-15]).

A ENTRADA TRIUNFAL

Lucas 19:28 – Jesus entra em Jerusalém

28 E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém (está literalmente correto, porque Jerusalém está situada a uma altura de cerca de 1.066 metros em relação a Jericó).

Lucas 19:29 – Monte das Oliveiras

29 E aconteceu que, chegando perto de Betfagé e Betânia, ao Monte que se chama das Oliveiras (subúrbios de Jerusalém), mandou dois dos Seus Discípulos (a identidade desses dois não é exatamente conhecida, mas acredita-se que eram Pedro e João),

Lucas 19:30 – Jumentinho que levou Jesus

30 Dizendo: Ide à aldeia que está defronte (era Betânia ou Betfagé), e aí, ao entrarem, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; desatai-o e trazei-o (revela que a entrada triunfal começaria nesse momento, como predito pelo Profeta Zacarias [Zc 9.9]).

Lucas 19:31 – O Senhor necessita

31 E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? (Isso indica que não houve preparação prévia para o empréstimo do animal.

Por quê? Jesus como Rei, porque era o que Ele representava nesse momento, não precisa e, de fato, não deve pedir permissão. Ele é Soberano.) Assim lhe direis: Porque o Senhor o necessita.

Lucas 19:32 – Os discípulos obedecem a Jesus

32 E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera (esse sempre será o caso!).

Lucas 19:33-34 – O questionamento dos donos do jumentinho

33 E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?

34 E eles disseram: Porque o Senhor o necessita (evidentemente os donos consentiram imediatamente; era um privilégio para eles fornecer o animal – na verdade, eram dois animais – usados pelo Senhor nesse momento).

Lucas 19:35 – Jesus entra em Jerusalém montado sobre o jumentinho

35 E trouxeram-no (o animal) a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes (fazendo um tipo de sela), puseram Jesus em cima.

Lucas 19:36 – A multidão recebendo Jesus

36 E, indo Ele, estendiam no caminho as suas vestes (tem a ver com a grande número de peregrinos que estavam chegando de todas as partes de Israel para a Páscoa; essa estrada devia estar cheia de pessoas).

Lucas 19:37 – A multidão louva a Deus

37 E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos Discípulos (todos os seguidores de Cristo, não apenas os Doze), regozijando-se, começaram a dar louvores a Deus em alta voz por todas as maravilhas que tinha visto,

Lucas 19:38 – Bendito o que vem em nome do Senhor!

38 Dizendo: Bendito o Rei Que vem em Nome do Senhor (a Profecia de Zacarias exigia essa apresentação pública de Jesus como o Rei de Israel, embora Ele depois fosse rejeitado); paz no Céu, e Glória nas Alturas!

(Essas expressões são de grande magnitude; Jesus teria de sofrer e morrer dentro de poucas horas; isso traria paz ao Céu assim como à Terra; Ele derrotou totalmente Satanás, tornando possível que todas as coisas sejam reconciliadas no Céu e na Terra; isso ainda não está terminando, mas por causa da Cruz, será seguramente concluído [Cl 2.14-17], [Hb 2.14-15].)

Lucas 19:39 – Fariseus pedem que Jesus repreenda os discípulos

39 Então alguns dos Fariseus de entre a multidão Lhe disseram: Mestre, repreende os Teus Discípulos.

(Satanás fará tudo o que estiver em seu poder para impedir que as pessoas louvem ao Senhor, e ele usará principalmente a Igreja para efetuar seus propósitos desonestos).

Lucas 19:40 – Se estes se calarem, as pedras clamarão

E, Ele respondendo lhes disse: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.

(Deus exige louvor, e sem dúvida, os verdadeiros Cristãos O louvarão; isso revela ao mundo dos espíritas que o Plano de Deus terá êxito e que Satanás será derrotado).

JERUSALÉM

Lucas 19:41 – Jesus chora sobre Jerusalém

41 E, quando ia chegando, vendo Ele a cidade (Jerusalém, nessa época, era uma cidade de beleza sem igual; o Templo era de uma brancura cintilante, e um dos edifícios mais formosos do mundo), chorou sobre ela (refere-se a um choro alto, lamentos e até mesmo gemidos; qual deve ter sido a reação das pessoas ao vê-lo fazer isto?),

Lucas 19:42 – Os olhos de Jerusalém estão encobertos

42 Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! (Tudo de que Israel terá desfrutado se apenas tivesse obedecido à Palavra de Deus.)

Mas agora isso está encoberto aos teus olhos (refere-se à cegueira voluntariosa, que resultou em cegueira judicial; então a Liderança será entregue aos Gentios).

Lucas 19:43 – Os teus inimigos te cercarão de trincheiras

43 Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras (isso foi cumprido em sua totalidade no ano 70 d.C.), e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados (os Romanos circundaram a Jerusalém com uma muralha de pedra, tornando a fuga impossível);

Lucas 19:44 – Não deixarão em ti pedra sobre pedra

44 E te derrubarão, a ti (o General Romano Tito, com a Décima Legião, reduziu a cidade a escombros), e não deixarão em ti pedra sobre pedra (fala do Templo; isso foi cumprido em sua totalidade; cada pedra foi removida, e um arado foi passado sobre lugar onde esteve o Templo, cumprindo Miqueias 3.12); pois que não conheceste o tempo da tua visitação (refere-se à Vida e ao Ministério de Jesus, o que constituiu a maior visitação jamais vivenciada por qualquer povo).

O TEMPLO

Lucas 19:45 – Jesus expulsa os comerciantes no templo

45 E, entrando no Templo (isso aconteceu no dia seguinte), começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam (provavelmente ocorreu no Átrio dos Gentios),

Lucas 19:46 – A minha casa é Casa de Oração

46 Dizendo-lhes: Está escrito [Isaías 56.7]: A Minha casa é Casa de Oração, mas vós fizestes dela covil de salteadores (Satanás tinha feito isso por intermédio dos líderes religiosos).

Lucas 19:47 – Jesus ensina no templo

47 E todos os dias ensinava no Templo (aconteceu cerca de cinco dias antes de sua prisão e julgamento no sexto dia); mas os Principais dos Sacerdotes, e os Escribas, e os Principais do povo procuravam matá-lo.

(tem a ver, como é óbvio, com a hierarquia religiosa de Israel; mas não importa a quão poderosa a hierarquia possa ser, opor-se a Deus é uma luta que não se pode vencer; somente resultará na destruição deles mesmos).

Lucas 19:48 – O povo se achegava a Jesus

48 E não achavam meio de o fazer (não conseguiam encontrar uma maneira de O destruir), porque todo o povo se achegava a Ele ouvindo-O (portanto, o que quer que eles pudessem fazer não poderia ser feito à vista do público, mas em segredo, e isso foi o que eles fizeram).

Conclusão do Estudo

O Reino de Deus é real e uma vez que recebemos Jesus como nosso Salvador fazemos parte dele.

Como servos temos uma missão a cumprir: levar Jesus aos que ainda não o conheceram.

Que semelhantemente aos servos bons, possamos ser fiéis ao nosso Rei e que possamos o alegrar com nossa vida.

Jesus, o nosso Rei e Senhor, nos alcança com palavras de vida e de paz e necessitamos compartilhar essa benção com todos!

Escrito na imagem: Lucas 19 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz e uma bíblia aberta.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *