Mateus 6 Estudo: Uma Vida em Integridade e Confiança em Deus

Em Mateus 6, veremos que em um mundo de ostentação e aparência, este capítulo do livro de Mateus nos faz refletir como deve ser o nosso proceder em relação ao ajudar o próximo, ao orar e ao jejuar.

A nossa fé e a nossa piedade não devem ser ostensivas com o objetivo de nos auto gloriarmos diante da sociedade. Essas práticas não impressionam ao Senhor quando realizadas para nossa própria vaidade. Elas devem ser feitas em secreto com o objetivo de glorificamos a Deus.

Além destas reflexões,  o capítulo também nos ensina um lindo modelo de oração, o Pai Nosso. Por fim, Jesus nos motiva a ter a nossa confiança somente Nele.

Mateus 6:1 – Esmola

1 Tenham cuidado (uma questão muito séria) de não praticar a vossa Justiça (nesse caso, dar esmolas) diante dos homens, para serdes vistos por eles (por que damos esmola?); pois assim não tereis galardão junto de vosso Pai que está nos Céus.

Mateus 6:2 – Não sejas como os hipócritas

2 Quando, pois, deres esmola (isso demonstra a necessidade de dar esmolas), não faças tocar trombeta diante de ti (não o divulgue), como fazem os hipócritas nas Sinagogas e nas ruas, para serem aclamados pelos homens (serem vistos e receberem elogios dos homens).

Em verdade vos digo que já receberam sua recompensa (Deus não recompensará isso, nem na Terra nem no Céu).

Mateus 6:3 – Quando der esmola

3 Mas, quando deres esmola (a Justiça e, mais uma vez, afirma a necessidade de dar), não saiba tua mãe esquerda o que faz a tua direita (não declarado para que isso seja tomado literalmente, mas sim para apontar para a intenção do coração).

Mateus 6:4 – Dê-la em segredo

4 Para que tua esmola seja dada em segredo (significa que isso deve ser feito de coração para o Senhor, e não para obter o louvor dos homens), e teu Pai (O Pai Celestial) que vê em secreto, Te recompensará publicamente (tanto na Terra como no Céu, quando você chegar lá).

O Ensino de Jesus Sobre a Oração

Mateus 6:5 – Modelo de oração

5 E, quando orares (a necessidade da oração), não sejas como os hipócritas, porque se comprazem em orar em pé nas Sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens (eles fazem isso para mostrarem-se).

Em verdade vos digo, que já receberam sua recompensa (quer dizer que não haverá recompensa alguma da parte de Deus em nenhuma oportunidade).

Mateus 6:6 – Ore em secreto

6 Mas tu (Crente sincero), quando orares, entra em teu aposento, e, fecha a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará em público (a palavra “aposento” não deve ser tomada literalmente, mas significa que nossa oração não deve ser feita com a intenção de mostrar que estamos orando; se fizermos dos interesses de Deus nosso próprios interesses, somos assegurados de que Ele fará que nossos interesses sejam Dele Próprio).

Mateus 6:7 – Não ore repetindo as mesma coisa o tempo todo

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os Gentios (repetição de certas frases várias, até mesmo centenas, de vezes), poisos mesmos pensa que, por muito falarem, serão ouvidos (eles não serão ouvidos por Deus).

Mateus 6:8 – Nosso Pai sabe do que precisamos

8 Não vos façais, pois, semelhantes a eles, porque vosso Pai (O Pai Celestial) sabe do que necessitais, antes mesmo de vós Lho pedirdes (Ele é onisciente, o que significa que sabe de todas as coisas, do passado, do presente e do futuro).

A Oração-Modelo

Mateus 6:9 – Pai nosso

9 Portanto, vós orareis assim (objetivo estar em total contraste com a prática pagã; e também, o pedido deve ser feito com total confiança de que o Pai Celestial ouvirá e responderá segundo Sua Vontade): Pai nosso (nossa oração deve ser dirigida para o nosso Pai Celestial, não para Cristo nem para o Espírito Santo) que estás nos Céus, Santificado seja o Teu Nome (reverenciamos o Nome Dele).

Mateus 6:10 – Venha o teu reino

10 Venha o Teu Reino (isso acontecerá em plenitude na Segunda Vinda). Seja feita a Tua Vontade, assim na Terra como no céu (a Vontade de Deus é de suprema importância; será realizada na Terra, iniciando com a Era do Reino);

Mateus 6:11 – Peça ao Pai pelo sustento

11 O pão nosso de cada dia dá-nos-hoje (temos que depender do Senhor para o nosso sustento, tanto o natural como o espiritual).

Mateus 6:12 – Perdoe

12 Perdoa-nos as nossas vívidas, como também nós perdoamos aos nossos devedores (a palavra “dívidas” aqui se refere a “transgressões” e “pecados”; Seu perdão para nós depende de nós primeiro perdoarmos aos outros).

Mateus 6:13 – Peça livramento

13 E não nos induzas (por causa da confiança em nós mesmos) à tentação (ajuda-nos a não sermos envolvidos em tentação – a ideia é, em minha autoconfiança, que provém da carne e não do Espírito, por favor, não permita que eu seja envolvido em tentações, porque certamente cairei!)

Mas livra-nos (a armadilha é mais poderosa do que o homem pode suportar; somente Deus pode nos libertar; Ele o faz pelo Poder do Espírito Santo, segundo nossa Fé em Cristo e na Cruz [Rm 8.1-2]) do mal (do Maligno, do próprio Satanás); porque Teu é o Reino (esta Terra pertence ao Senhor e não a Satanás; ele é um usurpador),

O Poder (Deus tem o Poder para libertar, o que Ele faz, como foi dito antes, por meio da Cruz), e a Glória (a Glória pertence a Deus, e não a Satanás), para sempre (nada disso jamais mudará).

Amém (essa Palavra expressa uma ratificação solene; na Mente de Deus, a derrota e a destruição de Satanás e, portanto, de todo o mal no mundo, é um resultado que já aconteceu).

Mateus 6:14 – Espelhe-se em Cristo

14 Porque, se perdoardes aos homens (deve ser o tipo de perdão que Deus dá) as suas ofensas (grandes pecados), também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós (o perdão está totalmente baseado na Obra Expiatória de Cristo; é um ato de pura Graça).

Mateus 6:15 – Perdoe sempre

15 Porém, se, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas (se quisermos que Deus nos perdoa, ao mesmo tempo temos que perdoar a outros; se não, Seu perdão para nós é retido; por conseguinte, estaremos expostos ao risco de perder a nossa alma).

O Ensino de Jesus sobre o Jejum

Mateus 6:16 – Como Jejuar

16 E, quando jejuardes (não estabelece um tempo), não sejais como os hipócritas, que se mostram contristados, desfigurando seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam.

Em verdade vos digo, que já receberam sua recompensa (na esfera religiosa, há muita coisa que cai nessa categoria; muito é feito para “ostentação”, seja jejuar, dar esmola etc. O Senhor nunca recompensará esse tipo de atitude).

Mateus 6:17 – Quando jejuar

17 Mas tu (refere-se àqueles que são realmente Filhos de Deus), quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto (“ungir” e “levar” eram realmente símbolos de alegria; o oposto de um semblante triste),

Mateus 6:18 – Jejue em Secreto

18 Para não pareceres aos homens que jejuas (não deve haver aparência alguma de jejum), e sim a teu Pai (Pai Celestial) que está em oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará (abençoará) publicamente (a implicação é que Deus não era “o Pai” dos Fariseus, e não será “o Pai” de quem segue o exemplo deles).

Tesouros no Céu

Mateus 6:19 – Tesouros

19 Não ajunteis tesouros na Terra (tudo na Terra é passageiro), onde a traça e a ferrugem consomem, e os ladrões minam e roubam (se o olho está posto nos tesouros da Terra, então tanto a vida quanto o caráter do Crente estarão envolvidos pela escuridão moral):

Mateus 6:20-21 – Não tenha objetivos mundanos

20 Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões não minam nem roubam.

21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí também estará o vosso coração (os objetivos de um homem determinam seu caráter; se esse objetivo não for singelo e direcionado para o Céu, mas terreno e duplo, todas as faculdades e princípios de sua natureza se tornarão uma massa de escuridão; é impossível ter uma lealdade dividida).

A Candeia

Mateus 6:22 -Olhar bom

22 A candeia do corpo é o olho (uma figura de linguagem; Ele está, com efeito, dizendo que a Luz da alma é o espírito); portanto, se teu olho for bom (o espírito do homem deve ter só um objetivo, e este é Glorificar a Deus), todo o teu corpo terá Luz (se o espírito do homem for inteiro em sua devoção a Deus [no sentido de não estar dividido] então toda a alma será cheia da Luz).

Mateus 6:23 – Seja luz

23 Porém, se teu olho for mau, todo o teu corpo será tenebroso (se o espírito for mau, a alma inteira será cheia de escuridão).

Portanto, se a luz que em ti há é escuridão (a luz não age sobre, mas, ao contrário, perverte), quão grande será essa escuridão! (O último estado é pior do que se não houvesse absolutamente luz alguma).

Mateus 6:24 – Não se serve a dois Senhores

24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou aborrecerá um, e amará o outro ou se dedicará a um, e desprezará o outro. Não podereis servis a Deus e a Mamom (isso é simplesmente afirmado como a uma impossibilidade; é a devoção total a Deus, ou, então, será a devoção total ao mundo; a palavra “mamom” [“Riquezas”] é derivada da palavra Babilônica “Mimma”, que quer dizer “nada”).

Mateus 6:25 – Não se preocupem com tais coisas

25 Por isso vos digo: não vos preocupeis quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir (não se preocupem com essas coisas).

Não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a vestimenta? (A vida é mais do que coisas, e o corpo físico é mais do que a roupa que usamos).

Mateus 6:26 – Observem a natureza

26 Olhai para as aves do Céu, que não semeiam, nem segam, nem recolhem em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta.

Não sois vós de muito mais valor que elas? (As aves são uma das menores partes da grande Criação de Deus. Se o Senhor fez provisão para elas, certamente ele terá feito provisão para os Seus Filhos).

Mateus 6:27 – Não sejas ansioso

27 E quem de vós, por mais ansioso que esteja (preocupado e atormentado), poderá acrescentar à sua estatura um côvado? (O que quer que vá acontecer não pode ser evitado pela preocupação; e se não acontecer, não há com que preocupar-se. Para Seus Filhos, o Senhor sempre provê o essencial).

Mateus 6:28 – Olhe para os lírios

28 E, quanto (com respeito) ao vestuário (a roupa), por que andais ansiosos? (Preocupados) Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam (o homem cultiva o linho [trabalho duro] a mulher o tece [produz]; a intenção é afirmar o fato de que a beleza do lírio não tem nada a ver com o seu esforço, mas é toda ela dada pelo Criador).

Mateus 6:29 – Salomão

29 Mas Vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles (é dito que os lírios de Israel tinham uma cor muito brilhante, sobretudo o Lírio Huleh púrpura e branco, encontrado em Nazaré).

Mateus 6:30 – Homem de pouca fé

30 E, se (posto que) Deus assim veste a erva do campo (objetiva demonstrar a garantia de Deus), que hoje existe, e amanhã é arremessada ao forno (mostra o quanto essa parte da Sua Criação é insignificante, e, no entanto, quanto cuidado Ele tem por ela), não fará muito mais a vós, homens de pouca fé? (Aqui nos é dito o motivo da nossa carência; é a “pouca fé”; porque Deus é Fiel, pode-se confiar plenamente nele, pois certamente cumprirá as promessas que Ele fez para nós em Cristo).

Mateus 6:31 – Não fiques inquietos

31 Não andeis, pois, inquietos (não se preocupem), dizendo: O que comeremos, ou que beberemos, ou com o que nos vestiremos? (De fato, no Texto Grego é afirmado que até mesmo um pensamento ansioso é proibido. Essa ansiedade revela falta de confiança no Senhor).

Mateus 6:32 – Ele sabe das vossas necessidades

32 Porque, afinal de contas, todas essas coisas os Gentios procuram. (os Gentios não tinham parte alguma na Aliança de Deus com Israel, portanto, eles não tinham participação na economia de Deus, e, basicamente, tinham que defender-se sozinhos)

E vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas (a frase expressa o contraste entre os que não conhecem o Senhor e aqueles que O conhecem; se vivermos para Ele, sempre procurando Sua Vontade, temos a garantia na Sua Palavra que Ele suprirá cada necessidade; a Palavra de Deus é suficientemente boa? Penso que sim!).

Mateus 6:33 – Busque o Reino

33 Mas procurai buscar primeiro o Reino de Deus, e a Sua Justiça (dá “a condição” para as Bênçãos de Deus: os interesses Dele devem estar em “primeiro” lugar), e todas estas coisas vos serão acrescentadas (essa é a “garantia” da Provisão de Deus).

Mateus 6:34 – Basta a cada dia o seu mal

34 Não estejais, pois, inquietos pelo dia de amanhã (não se preocupe com o futuro), porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo (refere-se ao Versículo 27, acima).

Basta a cada dia o seu mal (significa que nós devemos cuidar dos problemas diários em Fé, confiando que os problemas presentes não se converterão em dificuldades ainda maiores; temos a garantia de Deus de que eles não vão se agravar mais; isso é, se realmente cremos nele).

Conclusão

Que possamos nos apresentar diante de nosso Deus com o coração íntegro, humildade e sincero.  E que nossas ações possa glorificar o nome do nosso Senhor.

Jesus nos deixou o Pai Nosso para termos um exemplo de oração que honre e adore a Deus.

Nosso mestre nos aconselhou a não andarmos ansiosos com os infortúnios da vida e nem com as necessidades futuras, pois Ele é quem cuida de nós. O Senhor é nosso refúgio, onde encontramos respostas para todas as necessidades.

Mateus 6 estudo.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *