Mateus 5 Estudo: As Bem Aventuranças

Em Mateus 5, veremos que Jesus Cristo aproveitava cada oportunidade para ministrar aos corações das pessoas os valores e princípios do seu Reino.

Em um mundo onde o egoísmo impera, não é uma tarefa fácil abrirmos mão de nossos próprios anseios e vontades para nos submetermos ao querer do Senhor.  Porém é exatamente isso que ele nos pede.

Este capítulo da Bíblia demonstra o que para Deus significa um indivíduo completamente feliz. Para Deus a verdadeira felicidade está naqueles que compreendem o próprio pecado, nos que se quebrantam, nos que tem o coração limpo. Ou seja, naqueles que realmente obedecem ao Senhor.

É motivo de privilégio saber que por causa do amor de Cristo somos perseguidos e afrontado por causa da nossa fé.  Louvemos e nós alegramos nisso.

Mateus 5:1 – Jesus sobe o monte ao visualizar a multidão

1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte (desconhecido, mas provavelmente uma colina baixa perto do Mar da Galileia; dois sermões, ambos feitos numa colina, deram início e concluíram o Ministério público do Senhor; o último foi no Monte das Oliveiras perto de Jerusalém [Mt 24]),

E, assentando-se (Ele se assentava para Ensinar, que era o costume naquele tempo), aproximaram-se Dele os Seus Discípulos (não se refere somente aos Doze, e sim a todos e qualquer que O seguiam de perto durante esse período);

Mateus 5:2 – Ensinamentos profundos iriam iniciar ali

2 E Ele, abrindo a Sua Boca (significava uma Mensagem cuidadosamente formulada de propósito e vontade), os ensinava, dizendo (tem início o maior momento de instrução espiritual e Escritural que já foi dada na história da humanidade):

As bem-aventuranças

Mateus 5:3 – Bem aventurado os pobres de Espírito

3 Bem-aventurados (felizes) os pobres de espírito (conscientes da pobreza moral), porque deles é o Reino dos Céus (as características morais dos cidadãos do Reino dos Céus; e como tal, é aparente que o Novo Nascimento é uma exigência absoluta para entrar nesse Reino [Jo 3.3]; esse Reino está presente agora espiritualmente, mas não ainda fisicamente).

Mateus 5:4 – Bem aventurados os que choram

4 Bem aventurados os que choram (afligidos por causa da pecaminosidade pessoal), porque eles serão consolados (o que o Espírito Santo fará àqueles que corretamente avaliam sua pobreza espiritual).

Mateus 5:5 – Bem aventurados os mansos

5 Bem-aventurados os mansos (o oposto dos hipócritas, dos que são virtuosos aos próprios olhos; as duas primeiras Bem-aventuranças garantem a “mansidão”),

Porque eles herdarão a Terra (fala da Era do Reino vindouro, quando o “Reino do Céu” chegará à Terra, quando os Santos governarão, com Cristo como seu Senhor Supremo).

Mateus 5:6 – Os que têm fome e sede de Justiça

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede (um desejo intenso) de Justiça (a Justiça de Deus, imputada por Cristo, apoiada na Fé na Sua Obra Concluída), porque eles serão saciados (mas em primeiro lugar devem estar realmente vazios de toda autoestima).

Mateus 5:7 – Os misericordiosos

7 Bem-aventurado os misericordiosos (mostra-se na ação que vai além do pensamento), porque eles alcançarão misericórdia (para obter a misericórdia de Deus, devemos ser misericordiosos para com os outros).

Mateus 5:8 – Os Limpos de coração

8 Bem-aventurados os limpos de coração (aqueles que receberam uma nova natureza moral na regeneração), porque eles verão a Deus (eles O verão manifestar-Se na sua própria vida).

Mateus 5:9 – Os pacificadores

9 Bem-aventurados os pacificadores (tem a ver com a paz com Deus, a qual resulta da Salvação, e todos os que o proclamam são chamados “pacificadores”), porque eles serão chamados Filhos de Deus (fala do “pacificador” e daquele que recebeu a “paz”).

Mateus 5:10 – Os que sofrem perseguição

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça (significa que aqueles que vivem no reino da justiça própria perseguirão os que confiam na Justiça de Deus), porque deles é o Reino dos Céus (que têm a Justiça de Deus, que está somente em Cristo, estes têm o Reino dos Céus).

Mateus 5:11 – Cristo

11 Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e, perseguindo, mentindo, disserem todo mal contra vós, por Minha causa (só Cristo poderia dizer, “por Minha causa”, pois Ele é Deus; há uma ofensa na Cruz [Gl 5.11]).

Mateus 5:12 – Alegrai-vos

12 Exultai (o resultado interior de quem é “bem-aventurado”) e alegrai-vos (o fato de a auto-justiça perseguir a Justiça é a garantia da posse da Justiça, e motivo para grande alegria),

Porque é grande o vosso galardão nos Céus (significa que essa recompensa não nos virá por completo enquanto estivermos na Terra);

Porque assim perseguiram os Profetas que foram antes de vós (apresenta o fato de que o Caminho de Deus trará “perseguição”, e severa, às vezes tanto por parte do mundo quando por parte da Igreja).

Os Crente são como o Sal e a Luz

Mateus 5:13 – Salo da terra

13 Vós sois o sal (conservante) da Terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais serve, a não ser para ser lançado fora e ser pisado pelos homens (“o sal” é um Tipo da Palavra de Deus; o Crente professo, que já não cumpre a Palavra, é inútil para Deus e para o homem).

Mateus 5:14 – Luz do mundo

14 Vós sois a Luz do mundo (somos um refletor da Luz que vem de Cristo); não se pode esconder uma cidade assentada sobre um monte (a luz verdadeira não será, e de fato não pode, ser escondida).

Mateus 5:15 – Seja luz

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas num castiçal (a Luz não deve ser escondida), e dá a luz a todos que os estão na casa (que é o propósito da Luz).

Mateus 5:16 – Para glorificação do Pai

16 Assim resplandeça a vossa Luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras (a Fé verdadeira sempre produzirá obras verdadeiras, mas as obras verdadeiras nunca produzirão a Fé verdadeira)

E glorifiquem o vosso Pai, que está nos Céus (as obras verdadeiras glorificam nosso Pai Celestial, enquanto as obras incorretas glorificam o homem).

Cristo e a Lei

Mateus 5:17 – Jesus veio para cumprir a Lei

17 Não cuideis que vim para destruir a Lei (a Lei de Moisés) ou os Profetas (as predições dos Profetas do Antigo Testamento); não vim para anular, mas sim para cumprir (Jesus cumpriu a Lei cumprindo ao pé da letra suas justas exigências com uma Vida Perfeita, e satisfazendo a maldição da lei ao morrer na Cruz [Gl 3.13]).

Mateus 5:18 – A Lei foi cumprida por Cristo

18 Porque em verdade vos digo (declara a autoridade absoluta!), que até que passem o Céu e a Terra (significa ser transformado, ou passar de uma condição para outra, o que ocorrerá na Era Perfeita que está chegando [Ap 21-22]),

Nem um jota (a menor letra do alfabeto Hebraico) ou um til (um remate ornamental diminuto no fim das letras Hebraicas antigas)

Será omitido da Lei, até que todas as coisas sejam cumpridas (a Lei foi intencionada para ser cumprida em Cristo, e foi, de fato, totalmente cumprida por Cristo em Sua Vida, Morte e Ressurreição, com um Novo Testamento, ou Nova Aliança, sendo inaugurado [At 15.5-29]).

Mateus 5:19 – Jamais ignore os mandamentos

19 Qualquer, pois, que violar um desses menores Mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus (aqueles que são desleais à autoridade da Palavra de Deus serão julgados; “será chamado o menor” significa que essa pessoa não estará absolutamente no Reino);

Mas qualquer que os cumprir e os ensinar, este será chamado grande no Reino dos Céus (o Senhor estabelece a Bíblia como o Padrão de toda a Justiça, e Ele não reconhece nenhum outro).

Mateus 5:20 – Justiça

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não for maior que a dos Escribas e Fariseus (que era a justiça própria), de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus (a necessidade absoluta do Novo Nascimento é declarada aqui como imprescindível em todos os casos).

Jesus e a Ira

Mateus 5:21 – Não assassinarás

21 Ouvistes o que foi dito aos antigos (referindo-se à Lei de Moisés): Não matarás (que se deve traduzir, não assassinarás); mas qualquer que matar (assassinato) será réu de juízo ([Ex 20.13]).

Mateus 5:22 – Interpretação verdadeira da Bíblia

22 Ei, porém, vos digo (Cristo dá a interpretação verdadeira da Bíblia; de fato, a Bíblia e Cristo são, em essência, O Mesmo), que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão (coloca a ira injusta na mesma categoria que o assassinato, querendo dizer que “origina-se de um coração mau”),

Será réu de juízo (é certo que o julgamento o alcançará), e qualquer que disser a seu irmão, Raca (as palavras “néscio” e “Raca” era expressões Hebraicas de ira assassina), será réu do Sinédrio (Conselho); e qualquer que lhe chamar de Louco, será réu do fogo do Inferno (os homens até podem enganar a justiça num tribunal humano, mas nunca o farão no Tribunal da Lei de Deus).

Sobre a Restituição e a Oração

Mateus 5:23 – Perdoe

23 Portanto, se apresentares a tua oferta ao Altar (refere-se ao Altar de Bronze como o usado na oferta dos Sacrifícios na Lei de Moisés), e aí te lembrares de que teu irmão tem algo contra ti (pretende descrever nossa relação com nosso próximo).

Mateus 5:24 – Reconcilia-te com teu irmão

24 Deixa ali a tua oferta diante do Altar (quer dizer que o Senhor não aceitará nossa “oferta” a menos que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para acertar a situação diretamente com a parte ofendida),

E vai (faça todo o possível para obter a reconciliação), reconcilia-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta (a adoração não será aceita pelo Senhor se tivermos ofendido o nosso irmão e não tivermos feito todos os esforços possíveis para corrigir a situação).

Os Relacionamentos Cristãos

Mateus 5:25 – Não torna-se adversário de Deus

25 Concilia-te depressa com teu adversário, enquanto estás com ele no caminho (se ofendermos o nosso irmão e não nos reconciliamos, o Senhor se torna nosso adversário, ou oponente, o que, em efeito, coloca-nos numa situação muito séria),

Para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e sejas jogado na prisão (quanto a um Crente que ofende a um companheiro Cristão, e não se reconcilia, Deus se torna o Adversário dele, sendo assim seu Juiz em vez de ser seu Salvador, e espiritualmente falando, coloca essa pessoa numa prisão espiritual).

Mateus 5:26 – Solenidade

26 Em verdade te digo (a solenidade absoluta dessa declaração) que, de maneira nenhuma, sairás dali (dessa prisão espiritual), até que pagues o último ceitil (o método do Senhor de ensinar era simbólico e metafórico; se o Crente não se reconciliar com seu próximo a quem ele ofendeu, ele sofrerá uma vicissitude atrás da outra; Deus cuidará disso).

O Ensino de Jesus Sobre o Adultério

Mateus 5:27 – Lei Mosaica

27 Ouvistes o que foi dito aos antigos (a Lei Mosaica): Não adulterarás (o Sétimo Mandamento [Êx 20.14]).

Mateus 5:28 – Eu porém vos digo

28 Eu, porém, vos digo (a frase não nega a Lei de Moisés, e sim a leva à sua conclusão, o que só poderia ser feito por Cristo; a Antiga Aliança apontava para a Nova Aliança, que chegou com Cristo),

Que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la (para olhá-la com intenso desejo sexual), já em seu coração cometeu adultério com ela (o Senhor se dirige à raiz do pecado, que é um coração mau; a Cruz é a única resposta).

Mateus 5:29 – Fuja do pecado

29 Portanto, se o teu olho direito te for por motivo de escândalo, arranca-o e atira-o para longe de ti (como dito anteriormente, o Senhor ao ensinar, usava métodos que eram simbólicos e figurativos),

Pois te é melhor que se perca um de teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no Inferno (O Senhor não tem a intenção de que Sua declaração seja tomada literalmente, já que, como Ele explicou, a ofensa não está no “olho” nem na “mão”, e sim no coração! Com efeito, um cego pode cobiçar e cometer luxúria).

Mateus 5:30 – Sejas Santo

30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que se perca um de teus membros do que seja todo teu corpo lançado no Inferno (revela que se esse tipo de ação não for refreada, a pessoa perderá sua alma; como já foi dito afirmado, a Cruz é a única maneira pela qual as paixões más podem ser sujeitadas [Rm 6.3-5]).

Sobre o Divórcio e Casar-se de novo

Mateus 5:31 – Carta de divórcio

Também foi dito (Dt 24.1-4): Qualquer que repudiar a sua mulher (refere-se aos procedimentos do divórcio), dê-lhe carta de divórcio (os Judeus tinham pervertido a Lei, debilitando enormemente a santidade do matrimônio).

Mateus 5:32 – Fornicação

32 Eu, porém, vos digo (o Senhor então dá o significado verdadeiro da Lei), que qualquer que repudiar sua mulher (divorciar-se dela), a não ser por causa de fornicação (coabitar com outra, desse modo violando os votos do casamento),

Faz que ela cometa adultério (se ela se casar com outro, mas a inferência é que o erro não é dela, mas de quem a repudiou); e o que se casar com a divorciada, comete adultério (o homem que se casa com a mulher que está divorciada sem apoio bíblico, embora isso não tenha sido por um erro dela, também comete adultério; devemos aprender aqui a santidade do casamento, com o divórcio e um segundo casamento sendo permitido apenas se houve fornicação e desamparo espiritual [1Co 7.10-11]).

O Significado das Palavras

Mateus 5:33 – Cuidado com as Palavras

33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos (essa expressão indica que a Palavra de Deus tinha sigo destorcida para lhe dar um outro significado): Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor (os Versículos 33-37 têm a ver com o Terceiro Mandamento, “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão” [Êx 20.7]).

Mateus 5:34 – Não jures

34 Eu, porém, vos digo que (proclamando o verdadeiro sentido da Lei), de maneira nenhuma, jureis nem pelo Céu, porque é o Trono de Deus (não tem nada a ver com blasfêmia, e sim com o fato de usar o Nome de Deus de maneira leviana).

Mateus 5:35 – Honre o nome de Deus

35 Nem pela Terra, porque é o escabelo de Seus Pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei (não apenas o Nome de Deus não deve ser usado de maneira Leviana, mas essa interdição se estende também à Sua Criação).

Mateus 5:36 – Obra prima da Criação de Deus

36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto (o homem é a obra-prima na criação de Deus).

Mateus 5:37 – Sim sim, Não não

37 Seja, porém, o vosso falar (comunicação verbal com outros), Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso, é de procedência maligna (os seguidores de Cristo devem destacar-se por sua veracidade, honestidade e integridade; o subterfúgio e as ambiguidades não devem fazer parte de suas vidas).

A Vingança

Mateus 5:38 – Olho por olho

38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente ([Êx 21.24]; a letra da Lei era que Deus a cumpriria de Seu próprio modo [Mt 7.2]; o homem não deve recorrer a isso, como Jesus diria a seguir).

Mateus 5:39 – Retribua o mal com o bem

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal (não retribuas o mal com o mal); antes, a qualquer que te bater em sua face direita, lhe ofereça também a outra (mais uma vez, a linguagem é figurativa, porque quando o Senhor foi golpeado violentamente na face [Jo 18.22-23] não ofereceu a outra, mas com dignidade repreendeu o atacante).

Mateus 5:40 – Disputa

40 E ao que quiser disputar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa (isso não se refere à ação de retidão, que é às vezes necessária, mas sim a um espírito litigioso, que exige seus próprios direitos nos mínimos detalhes).

Mateus 5:41 – Coração do homem

41 E, a qualquer que te obrigara caminhar uma milha, vai com ele duas (a ideia geral tem a ver com o coração do homem, não tanto com suas ações externas, mas que, certamente, deveriam orientar conformemente suas ações).

Mateus 5:42 – Os necessitados

42 Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser emprestado (refere-se àqueles que realmente têm necessidade, e não àqueles que são preguiçosos e não querem trabalhar [2Ts 3.10]).

A Lei do Amor

Mateus 5:43 – Não odeia seu inimigo, e sim suas atitudes malignas

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo (mais uma vez, Cristo corrige a distorção das Escrituras; “o ódio ao inimigo” foi provavelmente derivado de Dt 7.1-6; no entanto, em nenhuma parte dessa Passagem é dito para odiar o inimigo; conquanto devemos odiar o pecado, não devemos odiar o pecador [Jo 3.16]).

Mateus 5:44 – Retribua com amor

44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem (as ações dos inimigos do bem e da justiça devem ser “odiadas” com um ódio santo, mas o ódio pessoal deve ser retribuído com amor).

Mateus 5:45 – Imitemos o Pai

45 Para que sejais Filhos de vosso Pai que está nos Céus; que faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos (temos que imitar o nosso Pai Celestial).

Mateus 5:46 – Copie a forma de pensar de Cristo

46 Porque se amardes os que vos ama, que recompensa tereis? Não faz os Publicanos também o mesmo? (Só aqueles que têm o Amor genuíno de Deus em seus corações podem amar aqueles que não os amam).

Mateus 5:47 – Ame

47 E, se saudarem somente vossos Irmãos, que fazeis a mais que os outros? Não fazem também assim os Publicanos? (Se a definição do nosso amor não for mais ampla do que a do mundo, então nossas afirmações são vazias).

Mateus 5:48 – Busque a perfeição de Cristo, e faça dela o seu modo de viver

48 Sede, poi, vós, perfeitos, como perfeito é vosso Pai, que está nos Céus (Jesus não ensina a perfeição livre de pecado, já que a Bíblia não ensina isso; Ele está ensinando que nossa imitação do nosso Pai Celestial tem que ser tão perfeita quanto possível; apenas o Espírito Santo pode nos ajudar a fazer essas coisas, que Ele faz segundo nossa Fé em Cristo e na Cruz [Rm 8.1-2]).

Conclusão

Que possamos exaltar ao Senhor mesmo diante de afrontas e perseguições.  Somos sal e luz no mundo e temos como missão adorar ao Senhor através de nosso comportamento.

Precisamos exalar Jesus e demonstrar às pessoas que há uma grande esperança para os que esperam o Salvador.

Que não nos privemos de celebrar a Deus através do nosso modo de viver no mundo. Vamos pedir ao Espírito Santo um coração firme nele e em fé para prosseguirmos na jornada rumo ao céu.

Mateus 5 estudo.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *