Mateus 24 Estudo: A Vinda do Messias e os Sinais do Fim

Quando o assunto é escatológico, isto é, sobre os fins dos tempos, certamente o conteúdo de Mateus 24 é um dos mais lembrados. Isso porque, o evangelista descreve diversas falas de Jesus a respeito dos sinais sobre os eventos futuros.

Os princípios das dores, o manifesto dos falsos profetas e do anticristo, além da maneira como o Mestre retornará para salvar os escolhidos.

Trata-se de um grande sinal de alerta, porque com o nosso Senhor enfatiza, até mesmo os crentes poderão ser enganados por causa do seu despreparo para encarar essa fase da história.

Mateus 24:1 – A formosura dos edifícios do templo

1 E, Quando Jesus saía do Templo (quando Ele saiu, Deus saiu), se achegaram Seus Discípulos para lhe mostrarem os edifícios do Templo (a estrutura dele era uma das mais formosas do mundo naquela época).

Mateus 24:2 – Não sobrará pedra sobre pedra

2 Jesus, porém, lhes disse: Vedes tudo isto? (Pergunta feita por Cristo em resposta aos comentários feitos por Seus Discípulos a respeito da beleza do Templo.)

Em verdade vos digo, que não será deixada aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada (isso foi cumprido com total exatidão; ocorreu no ano 70 d.C.).

OS SINAIS DO FIM DOS TEMPOS

Mateus 24:3 – Quando acontecerão essas coisas?

3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras (o cerco a Jerusalém pelos Romanos que aconteceria cerca de 37 anos mais tarde, começou exatamente nesse ponto em que Cristo se assentou),

chegaram-se a ele os Seus Discípulos, em particular (fora do alcance da audição dos muitos Peregrinos que tinha ido à cidade para a Páscoa), dizendo: Dize-nos, quando acontecerão estas coisas?

(Tem a ver com a afirmação que ele tinha acabado de fazer com referência à destruição do Templo.) E que sinal haverá da Tua Vinda (refere-se à Segunda Vinda) e do fim do mundo? (Devia ter sido traduzido “era”.)

Mateus 24:4 – Cuidado para ninguém enganá-lo

4 E respondendo, Jesus lhes disse (mostrará o futuro da Igreja, e como ela afetará o mundo todo): Acautelai-vos para que ninguém vos engane (qualifica o engano como a maior arma de Satanás).

Mateus 24:5 – Os falsos cristos

5 Porque virão muitos em Meu Nome (refere-se basicamente ao tempo imediatamente antes da vinda da Grande Tribulação, e especialmente sua primeira metade), dizendo: Eu sou o cristo; e a muitos enganarão (o maior destes será o Anticristo, que afirmará ser o Messias).

Mateus 24:6 – Guerras e rumores de guerras

6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras (ela abundaram desde o início, mas aumentarão em número durante a primeira metade da Grande Tribulação);

Olhai que não vos assusteis mister que tudo isso aconteça (hoje, estamos muito perto do início do cumprimento do que Jesus disse), mas ainda não é o fim (o fim será na Segunda Vinda).

Mateus 24:7 – Fomes, pestes e terremotos

7 Portanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terremotos em diferentes lugares (poucos, se é que haverá algum, são os lugares no mundo que estarão isentos desses julgamentos).

Mateus 24:8 – O princípio das dores

8 Mas todas estas coisas são o princípio das dores (a primeira metade da Grande Tribulação).

Mateus 24:9 – Vocês serão odiados por causa do meu nome

9 Então, vos entregarão para serdes afligidos, e matar-vos-ão (diz respeito ao tempo da metade da Grande Tribulação, quando o Anticristo, que Israel acreditava ser o Messias, revelará sua verdadeira identidade);

e sereis odiados de todas as gentes por causa do Meu Nome (nenhuma nação virá para resgatá-la; Israel odeia a Cristo, mas Cristo é a razão pelo qual o mundo odeia Israel).

Mateus 24:10 – Divergências entre as pessoas

10 E muitos, nesse tempo serão escandalizados (alguns judeus aceitarão o Cristo, o que se constituirá numa ofensa para outros), e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão (os Judeus que aceitarem a Cristo serão os que suportarão o peso dessa animosidade).

Mateus 24:11 – Falsos profetas

11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos (eles ajudarão o Anticristo).

Mateus 24:12 – A multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor

12 E, por haver-se multiplicado a iniquidade (o Anticristo, chamado “o homem do pecado” [2Ts 2.3]), o amor de muitos se esfriará (alguns que aceitam a Cristo, darão as costas a Ele).

Mateus 24:13 – Quem perseverar até o fim será salvo

13 Mas aquele que perseverar até o fim (refere-se ao fim da Grande Tribulação), este será salvo (fala de sobrevivência, e não de Salvação da Alma).

Mateus 24:14 – O Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo

14 E será pregado este Evangelho do Reino (refere-se ao mesmo tipo de Evangelho pregado por Cristo e Paulo) em todo o mundo, em testemunho a todas as nações (não a todas as pessoas, mas a todas as nações; hoje isso está próximo de se cumprir), e então virá o fim (a Segunda Vinda).

A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO

Mateus 24:15 – O manifesto do anticristo

15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, que foi predita pelo Profeta Daniel, estiver no Lugar Santo (fala sobre o Anticristo invadindo a Igreja e assumindo o controle do Templo) (quem lê, que entenda:) (leia na Palavra de Deus [Dn 8.9-14], [Dn 9.24], [Dn 11.45], [Dn 12.1]),

Mateus 24:16 – Fuja do anticristo

16 Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os Montes (quando o Anticristo invadir a Igreja na metade da Grande Tribulação);

Mateus 24:17 – Preocupe-se com o que de fato importa neste tempo

17 E quem estiver sobre o telhado, não desça a tirar alguma coisa de sua casa (nessa parte do mundo, os tetos das casa são planos; durante o verão, as pessoas muitas vezes dormem em cima da casa; fala da necessidade de apressar-se);

Mateus 24: 18-19 – A urgência de fuga será grande

18 E quem estiver no campo, não volte atrás para buscar suas vestes.

19 Mais ai das grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! (A necessidade de fugir será tão urgente que será difícil para as mulheres grávidas e para as mães com bebês pequenos.)

Mateus 24:20 – Ore para sua fuga não enfrentar complicações

20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno (mau tempo) nem no Sábado (por causa observação do Sábado, que não permitia viajar),

A GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24:21 – A grande aflição do mundo

21 Porque haverá, grande aflição (os últimos três anos e meio), como nunca houve desde o começo do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais (a pior que o mundo já conheceu, e será tão terrível que nunca será repetida).

Mateus 24:22 – Os dias serão abreviados por causa dos escolhidos

22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria (refere-se a Israel que se aproxima da extinção); mas por causa dos escolhidos (os Salvos), aqueles dias serão abreviados (pela Segunda Vinda).

Mateus 24:23 – Não se deixe enganar por falsos apontamentos da vinda do Cristo

23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhes deis crédito (não se deixem enganar),

Mateus 24:24 – Os poderes dos enganadores podem influenciar até os escolhidos

24 Porque surgirão falsos Cristos, e falsos profetas (o Anticristo e o falso profeta [Ap 13]), e farão tão grandes sinais e prodígios (que serão oferecidos como prova), de tal maneira, que enganarão, se for possível, até os escolhidos (tentará enganar os Salvos).

Mateus 24:25 – Estamos avisados!

25 Eis que Eu vo-lo tenho predito (a intenção é colocar ênfase na seriedade do assunto).

Mateus 24:26 – Não acreditem na aparição do Cristo em lugares específicos

26 Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto, não saias; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis (o Versículo seguinte dirá como será a Sua Vinda, a qual ofuscará todos os enganadores).

A VINDA DO FILHO DO HOMEM

Mateus 24:27 – O retorno de Jesus será bem óbvio

27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra té ao ocidente (visa a declarar o acontecimento mais cataclísmico que o mundo jamais conheceu), assim será também a Vinda do Filho do Homem (ninguém terá que perguntar se é realmente o Cristo; isso será mais que óbvio!).

Mateus 24:28 – As águias se ajuntarão perto do cadáver

28 Porque em qualquer lugar que estiver o cadáver (fala da Batalha do Armagedom), ali se ajuntarão as águias (deveria ter sido traduzido, “haverá abutres reunidos” [refere-se a Ez 39.17]).

Mateus 24:29 – A desordem depois da aflição

29 E, logo depois da aflição daqueles dias (refere-se ao tempo imediatamente anterior à Segunda Vinda), o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz (a luz dessas esferas será fraca em comparação com a Luz do Filho de Deus),

e as estrelas cairão do Céu (uma demonstração de fogos de artifício Celestiais na Segunda Vinda), e as potências dos Céus serão abaladas (cooperarão com o Filho de Deus contra o anticristo, na Segunda Vinda).

Mateus 24:30 – Ele virá sobre as nuvens do Céu com Poder e grande Glória

30 Então, aparecerá no Céu o sinal do Filho do Homem (corresponde à Segunda Vinda, que ocorrerá na metade desses acontecimentos que abalarão a Terra e o Céu);

e então todas as tribos da Terra se lamentarão (diz respeito a todas as nações do mundo que possivelmente verão esse fenômeno ao vivo), e verão o Filho do Homem (indica Cristo em Seu Corpo humano e Glorificado) que virá sobre as nuvens do Céu com Poder e grande Glória (dá crédito ao pensamento de que grande parte do mundo o verá a Sua descida).

Mateus 24:31 – O envio dos anjos para reunir os escolhidos

31 E Ele enviará os Seus Anjos (eles serão visíveis) com grande voz de trombeta (que anunciará a reunião da Igreja), os quais ajuntarão os Seus escolhidos (Os Salvos) desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade do Céu (os Salvos serão reunidos de todas as partes do mundo e levados para Israel).

A PARÁBOLA DA FIGUEIRA

Mateus 24:32 – Os sinais do fim dos tempos parece com o processo de frutificação da figueira

32 Aprendei, pois, a Parábola da figueira (a Bíblia fala de três árvores, a figueira, a oliveira e a videira, como representando a nação de Israel, nacionalmente, espiritualmente, e dispensacionalmente [épocas e dispensações]):

Quando já os seus ramos se tornam tenros e as folhas brotam (tem a intenção de servir como ilustração de Igreja nacionalmente), sabeis que o verão está próximo (refere-se a Igreja como o Sinal Profético maior de todos, dizendo-nos que agora estamos vivendo no último dos últimos dias).

Mateus 24:33 – O início dos acontecimentos alertam sobre o fim

33 Assim também vós (aponta para a Igreja atual), quando virdes todas estas coisas (que agora vemos como se referindo a Igreja), sabei que ele está próximo, às portas (o cumprimento das Profecias quanto ao Fim dos Tempos).

Mateus 24:34 – Acontecerá nesta geração

34 Em verdade vos digo que não passará esta geração (a geração dos salvos que estarão vivos no princípio da Grande Tribulação; e também, isso foi uma predição de Cristo que, independentemente dos problemas que a Igreja enfrentasse, até mesmo a partir do Seu dia, eles sobreviveriam), até que tudo isso aconteça (sem dúvidas alguma, isso será cumprido).

Mateus 24:35-36 – As palavras de Jesus perduram

35 O Céu e a Terra passarão (não se refere à aniquilação, mas a uma mudança de uma condição ou estado para outro), mas Minhas Palavras não hão de passar (o que a Palavra de Deus diz, será!).

36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem ainda os anjos dos Céus, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai. (Somente o Criador sabe o dia e a hora).

A DESTRUIÇÃO DOS ÍMPIOS

Mateus 24:37 – A insensibilidade diante das profecias

37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a Vinda do Filho do Homem (os homens dos dias de Noé eram insensíveis às Profecias que prediziam o dilúvio que estava para vir, e do mesmo modo os homens serão cegos a essas Profecias que anunciam a vinda do Filho do Homem).

Mateus 24:38 – Poucos vão se preocupar de fato

38 Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio estavam comendo e bebendo, cansando-se e dando-se em casamento (refere-se a uma absoluta falta de preocupação quanto à Mensagem de Noé de um dilúvio que aconteceria),

até ao dia que Noé entrou na Arca (significa que eles o viram construir a Arca, e o ouviram pregar a Justiça durante muitos anos, mas não deram atenção),

Mateus 24:39 – Quando muitos perceberem a veracidade das profecias, será tarde demais

39 E não p perceberam, até que veio o dilúvio (não creram na mensagem até que a água começou a subir rapidamente), e os levou a todos (todos eles morreram afogados e, por consequência da incredulidade, se perderam eternamento),

assim também será a Vinda do Filho do Homem (a semelhança com os tempos de Noé).

Mateus 24:40 – Pessoas vão ficar

40 Então, estando dois no campo, um será tomado, e o outro será deixado (não se refere ao Arrebatamento da Igreja como muitos acreditam, mas à terrível perda de vidas durante a Grande Tribulação);

Mateus 24:41-42 – Só os escolhidos serão levados

41 Duas mulheres estarão moendo num moinho; uma será tomada, e a outra será deixada.

42 Vigiai, pois (uma advertência para que a Igreja esteja preparada), porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (os Crentes de hoje sabem que a Segunda Vinda ocorrerá durante a Batalha de Armagedom [Zc 12] mas a Igreja não redimida não saberá).

Mateus 24:43 – A vinda do Senhor será inesperada

43 Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria que fosse arrombada sua casa (desse modo tão inesperado será a Vinda o Senhor).

Mateus 24:44 – O Filho do Homem virá inesperadamente

44 Por isso, estai também vós apercebidos, porque o Filho do Homem já de vir à hora em que não penseis (quando a Igreja, durante a Batalha de Armagedom, tiver perdido toda esperança, Jesus virá!).

Conclusão

Apesar de todos os alertas feitos pelo Mestre para nos prepararmos para o fim dos tempos, o principal deles envolve o quanto estamos próximos de Deus.

Aquele que perseverar até o fim vai ser salvo, mas por vezes o nível atual de confiança que temos em Deus não suportaria tamanha aflição.

Por isso, precisamos ser cada vez mais maduros na fé, buscando o Senhor Deus genuinamente.

A leitura da palavra, orações diárias, jejuns e toda sorte de disciplinas espirituais formam uma ponte para intimidade com Deus e não podemos ignorá-las se de fato queremos ser salvos.

Dessa forma, leve mais a sério o alerta de Jesus, analisando hoje como você está próximo do Senhor, porque Ele virá em um piscar de olhar.

Escrito na imagem: Mateus 24 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma pessoa com uma bíblia no colo.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *