Salmo 121 Estudo: O socorro vem do Senhor

Em uma de suas composições mais conhecidas, Davi transmite uma mensagem de esperança no Salmo 121. Por vezes, podemos nos sentir abandonados em meio às tribulações, buscando ajuda e não a encontrando em nenhum lugar.

Contudo, uma coisa é certa: se olharmos para os céus, veremos Deus com as mãos estendidas para nos socorrer. Ele protege os seus e não permite que algum deles tropece ou fique desamparado. Pelo contrário, o Senhor guarda quem o serve de todo o mal, em todas as suas ações.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 121:1 – Elevo os olhos para os montes

1 E Levarei os meus olhos para os Montes, de onde virá o meu socorro? (O Messias não diz aqui que Sua ajuda vem dos Montes. O versículo seguinte explica isso.)

Salmo 121:2 – O socorro vem do Senhor

O meu socorro vem do Senhor, que fez os Céus e a Terra. (Em outras palavras, a minha ajuda vem do Senhor, que fez os Montes e, de fato, todo o Céu e a Terra.)

Salmo 121:3 – Ele não vai deixar você tropeçar

Não deixará o teu pé resvalar, nem cochilará o que te guarda. (Sempre que os nossos pés estiverem ancorados no caminho da Sua Palavra, Ele cuidará para que nada possa nos fazer “resvalar” Dele.)

Salmo 121:4 – O Senhor não dorme

Eis que não cochilará nem dormirá o que guarda a Israel. (O Senhor vela constantemente por nós e para sempre. Ele nunca dorme!)

Salmo 121:5 – Deus está ao seu lado

O Senhor é o teu guardador, O Senhor é a tua sombra á tua mão direita. (A “mão direita” é considerada a mão forte. Deus protege nossa força.)

Salmo 121:6 – Nenhum advento da natureza fará mal para você

O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite. (Simplesmente significa que o Senhor não vai permitir que Sua Criação opere contra nós, e sim a nosso favor.)

Salmo 121:7 – A proteção contra o mal

O SENHOR te guardará de todo o mal, Ele guardará a tua alma. (Atualmente, o Senhor cumpre tal promessa por nossa Fé permanente em Cristo e na Cruz, o que nos dá a ajuda e o Poder do Espírito Santo (Rm 8.1-2).

Salmo 121:8 – O Senhor te guardará em tudo o que você faz

O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, a partir de agora e para sempre. (Este é um contrato inquebrável que só requer “confiança no Senho”, que agora se refere á Confiança em Cristo e na Cruz. Cristo sempre é a Fonte, enquanto a Cruz é sempre o Meio.)

Conclusão

A confiança de Davi na proteção divina no Salmo 121 contagia cada um de nós a também olhar para o céu nos momentos de dificuldade e depositar nossa esperança no Criador. Ainda que você não perceba, Deus cuida de você em cada passo que você dá. No entanto, existe uma limitação para o agir de Deus na sua vida quando você não confia seus problemas nas mãos Dele.

Ou seja, é preciso que você o reconheça com um socorro de fato, como aquele que direciona sua vida, para que você possa contar com a proteção e livramento do Senhor. Portanto, você não se arrependerá em confiar seu coração ao Criador, pois encontrará o socorro que precisa e saberá o quanto Ele é bom.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 121 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *