Salmo 116 Estudo: Ame a Deus acima de Todas as Coisas

Depois de passar por um período de dificuldades, o escritor do Salmo 116 realiza uma oração de agradecimento e de amor ao Senhor. Foram várias situações das quais ele foi livre, por isso, seu senso de gratidão era enorme, ao ponto de não se satisfazer com palavras apenas, mas expressar seu amor por Deus em ações.

Da mesma forma, devemos cultivar esse senso nos nossos corações, no entanto, não é preciso que grandes coisas aconteçam para agradecermos. Certamente, o Senhor te fez bem de algum modo e você tem muito mais motivos para agradecê-lo do que para reclamar com Ele.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 116:1 – O Senhor ouviu a minha voz

1 Amo o SENHOR, porque Ele ouviu a Minha voz e as Minhas súplicas. (Este Salmo poderia ser chamado de “o Salmo da Ressurreição”.

A mensagem alentadora da fé neste Cântico fala que a Ressurreição de Cristo é o compromisso e a garantia da Ressurreição do Seu Povo e que, assim como Deus O conduziu vitoriosamente através das doras da vida e da morte, Ele também com triunfo levará aqueles que, pela fé, estão unidos a Ele.

Portanto, nossa Ressurreição se apoia na e fé e está unida à Sua Ressurreição.)

Salmo 116:2 – Ele inclinou para mim os seus ouvidos

2 Porque Ele inclinou a Mim os Seus Ouvidos; portanto, eu O invocarei enquanto viver.

(Este Salmo, cantado por Cristo e por Seu pequeno rebanho às vésperas de Sua Crucificação, será cantado novamente por Ele no meio da grande congregação, durante a manhã de Sua Coroação.)

Salmo 116:3 – Preso em ciclo de morte

3 Rodearam-me as dores da morte, e de mim se apoderaram as angústias do inferno; aperto e dor havia Eu achado.

(A primeira seção deste Salmo [Versículos 3-11] aponta para o Messias, recordando Seu Primeiro Advento, quando Ele estava em debilidade e expiação.

Nos Versículos 12 a 19, Ele antecipa Seu Segundo Advento em Poder e Glória; e Ele exalta e adora o Criador pelos dois acontecimentos.)

Salmo 116:4 – O clamor do aflito

4 Então invoquei o Nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra agora a minha alma.

(Suas duras penas no mundo da morte e Sua oração, quando estava lá, são o tema dos Versículos 3-6; e Seu testemunho contente na manã de Sua Ressurreição é o tema dos Versículos 7-11.)

Salmo 116:5 – Deus é justo e misericordioso

5 Piedoso é o SENHOR e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus.

(Como se deve entender; o Messias falou mais de Suas petições, súplicas, orações e vitórias através de Davi do que através de qualquer outro Salmista.

A razão disto é que seria da linhagem de Davi que o Messias viria [2Sm 7].)

Salmo 116:6 – O Senhor protege os ingênuos

6 O SENHOR guarda os simples; eu fui abatido, mas Ele me livrou.

(A palavra “simples” se refere a estar “livre de pecado”, porque assim é Jesus; por isso, Ele foi guardado com segurança quando estava no Céu.)

Salmo 116:7 – Descansa minha alma pois o Senhor te fez bem

7 Volta, minha Alma, para o Teu repouso, pois o SENHOR te fez o bem.

(O “repouso” aludido neste Versículo é o em João 17.4-5. Depois de ter alcançado a Redenção, nosso Senhor retonou ao repouso junto ao seio do Pai.)

Salmo 116:8 – Tu livraste-me

8 Pois Tu livraste a Minha alma da morte, os Meus Olhos das lágrimas, e os Meus Pés da queda.

(A palavra “queda” não tem nenhum significado moral aqui, já que seria impossível que o Messias tropeçasse moralmente.

A palavra Hebraica significa “um empurrão para baixo”.)

Salmo 116:9 – Andarei na presença do Senhor enquanto eu viver

9 Eu andarei perante a face do SENHOR na Terra dos viventes. (Tirado de um “empurrão para baixo”, na Morte, Ele é levantado na Ressurreição.)

Salmo 116:10 – A fé do salmista

10 Eu cri, por isso falei. Estive muitíssimo aflito (a fé, no Versículo 10, é impressionante, porque foi exercida pelo Messias quando Ele estava nas regiões da morte; e agora é exercida por Ele na Ressurreição).

Salmo 116:11 – Todos são mentirosos

11 Eu disse na minha pressa: Todo homem é mentiroso. (A palavra “pressa”, em Hebraico, não significa “precipitadamente”, e sim “apressar-se”.

Ninguém pensou que Cristo seria ressuscitado dentre os mortos, nem mesmo os Seus Discípulos mais achegados. Quanto à Ressurreição, depois que Ele foi crucificado, todos são mentirosos.)

Salmo 116:12 – Qual é a maneira de agradecer ao Senhor?

12 Que pagamento darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? (Não podemos pagar nada, pois o Senhor não tem nada que esteja à venda. Tudo é Presente, é por graça.)

Salmo 116:13 – Invoque o nome de Deus

13 Tomarei o cálice da Salvação e invocarei o Nome do SENHOR. (Ao ser salvo, temos o direito de apresentar uma petição ao nosso Pai Celestial e esperar uma resposta Dele [1Jo 5.14].)

Salmo 116:14 – Cumpra seus votos com Ele

14 Pagarei agora os Meus votos ao SENHOR diante de todo o Seu povo. (O que Cristo fez na Redenção do homem foi feito “diante de todo o Seu povo” [Sl 40.7].)

Salmo 116:15 – A morte de qualquer pessoa santa tem grande valor para Deus

15 Preciosa é aos Olhos do SENHOR a morte dos Seus Santos. (A palavra “preciosa” significa “de grande valor”.

É de grande valor à Obra de Deus o falecimento de qualquer um de Seus Santos. A única luz no mundo é a Luz de Cristo que repousa na vida dos Santos.)

Salmo 116:16 – Sou teu servo

16 Ó SENHOR, verdadeiramente Eu sou Teu servo; sou Teu servo, filho da Tua serva; soltaste as minhas ataduras. (O sentido deste Versículo é duplo – fala tanto de Davi como do Messias.

Sua mensagem é a humildade. A palavra “serva”, de igual maneira, tem um duplo significado. Refere-se tanto a Maria como a Israel, porque Jesus nasceu da Virgem e de Israel. Seu Pai O soltou das ataduras da morte e O levantou dentre os mortos.)

Salmo 116:17 – Sacrifícios de ações de graças

17 A Ti oferecerei sacrifícios de ações de graças e invocarei o Nome do SENHOR. (Devemos entender que, a partir deste Versículo, aprendemos que todas as “ações de graças” se apoiam no Sacrifício de Cristo.)

Salmo 116:18 – O pagamento dos votos

18 Ao SENHOR pagarei agora os meus votos diante de todo o Seu povo (Esta é a segunda vez que este Versículo nos é dado literalmente, e por um motivo.

Ele se refere às grandes vitórias alcançadas pelo Senhor Jesus Cristo a favor de um mundo que foi amado por Ele, mas, ainda assim, um mundo totalmente sem atrativo).

Salmo 116:19 – Seja louvado Senhor, no centro de Jerusalém

19 Nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR. (Isto se cumprirá no principio e durante todo o grande Reinado Milenar.

Nesse momento, e em todo mundo, as grandes vitórias compradas e pagas pelo Senhor Jesus Cristo serão anunciadas “diante de todo o Seu povo”.

Não é de estranhar que o mundo vá dizer: “Aleluia, Louvado seja o senhor”.)

Conclusão

Mais do que palavras ou ações isoladas, ditas e feitas às vezes, a gratidão precisa fazer parte da nossa cultura. O Salmo 116 expressa muito bem o estado de espírito no qual o salmista estava e diariamente devemos nos esforçar para buscá-lo. Obviamente, não será uma tarefa fácil, porque naturalmente ficamos insatisfeitos e repelimos qualquer sentimento de gratidão.

Contudo, entre altos e baixos você acabará encontrando uma constância, se tornando cada vez mais grato e realizado em Deus. Muitos são os que pedem coisas para o Senhor, mas ainda aos poucos os que voltam para agradecê-lo ou vivem de uma forma que expresse isso.

Portanto, comece hoje mesmo a agradecer a Deus por tudo o que Ele te fez e ainda faz em todos os seus dias, porque certamente o Senhor te fez bem.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 116 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *