João 4 Estudo: Os Verdadeiros Adoradores

Em João 4, vemos que mesmo com a oposição que se levantara contra Ele, Jesus não perdeu a oportunidade para transformar vidas. Os samaritanos e a toda a casa de um oficial de Cafarnaum tiveram o privilégio de conhecerem a Jesus. Cristo, também, quer que nos encontremos com essa graça. Além de querer operar maravilhas em nossa vida.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

João 4:1 – Feitos de Jesus

1 Quando o Senhor entendeu que os Fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (o fato de Ele dar atenção a essa informação demonstra Sua Humanidade; embora Ele fosse Deus, e nunca tivesse cessado de ser Deus, Ele não nunca usou Seu Poder de Deidade Pessoal, mas sim foi guiado e conduzido pelo Espírito Santo, exatamente como nós somos, ou como deveríamos ser).

João 4:2 – Discípulos

2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os Seus Discípulos,) (Seu Batismo era igual ao de João, o “Batismo de Arrependimento”, que Seus Discípulos realizavam).

João 4:3 – Galileia

3 Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia (Ele fez isso seguindo uma ordem do Espírito Santo).

João 4:4 – Samaria

4 E era-Lhe necessário passar por Samaria (também essa direção Lhe foi dada pelo Espírito Santo; normalmente, os Judeus que iam da Judeia à Galileia passavam ao redor de Samaria, porque não se davam com os Samaritanos).

João 4:5 – Sicar

5 Foi pois a uma cidade de Samaria, chamada Sicar (alguns dizem que se refere à antiga cidade de Siquém), junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José (revela, como é óbvio, que esse lugar tem uma longa história Bíblica).

João 4:6 – Fonte de Jacó

6 E estava ali a fonte de Jacó (de fato, esse poço ainda se encontra ali, quase quatro mil anos depois de Jacó).

Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-Se assim junto da fonte (revela Sua Humanidade; portanto, João incute em nós a plena humanidade, a existência humana de Jesus; assim como Ele era “o Filho Unigênito do Pai” era também “a Palavra feita carne”). Era isso quase à hora sexta (usando a hora Judaica, seria meio-dia).

João 4:7 – Samaritana

7 Veio uma mulher de Samaria tirar água (resultaria ser o momento mais importante da sua vida); disse-lhe Jesus: Dá-Me de beber (isso deve ter assustado a mulher, porque a maioria dos Judeus- e ela soube que Jesus era Judeu – nem mesmo dirigia a palavra a um Samaritano, muito menos lhe pediria um favor).

João 4:8 – Discípulos

8 (Porque os Seus Discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) (Alguns acreditam que João foi o único Discípulo que ficou; é seu costume não mencionar a si mesmo quando relata essas experiências, embora ele estivesse presente.)

João 4:9 – Tu és judeu

9 Disse-Lhe pois a mulher Samaritana (revela esses dois corações isolados se encontrando – o Dele isolado pela Santidade, porque Ele estava separado dos pecadores; o dela pelo pecado, porque ela estava separada da sociedade).

Como, sendo Tu Judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher Samaritana? (Ela ficou perplexa porque Ele se dirigiu a ela, e mais ainda quando lhe pediu um favor!)

(Porque os Judeus não se comunicam com os Samaritanos) (refere-se à hospitalidade; os negócios de compra e venda era, de fato, feitos normalmente; no entanto, Jesus não tinha essa animosidade!).

João 4:10 – Dom de Deus

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o Dom de Deus (revela Jesus como esse Dom e a Salvação que apenas Ele proporciona)

E Quem é O que te diz: Dá-Me de beber (mostra-a muito perto da Vida Eterna; no entanto, nesse momento, muito longe!)

Tu Lhe pedirias, e Ele te daria Água Viva (revela-O pedindo que ela lhe dê água para satisfazer Sua sede física, enquanto, em troca Lhe dará “Água Viva”, que se refere à Salvação que satisfaria para sempre sua sede espiritual).

João 4:11 – Água Viva

11 Disse-Lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo (ela tinha razão, o poço era muito profundo, mas Ele se referia a Um Poço espiritual!); onde, pois, tens a Água Viva? (Ela considera essa expressão “Água Viva” como sendo muito Intrigante!).

João 4:12 – Pai Jacó

12 És Tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? (A ênfase dela era sempre em Jacó, como o era para a maioria dos Samaritanos; Jesus teria que separá-la disso, e sem menosprezar Jacó.)

João 4:13 – Tornará a ter sede

13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água, tornará a ter sede (faz uma das afirmações mais simples, comuns e, ao mesmo tempo, profundas que já foi feita; as coisas do mundo nunca podem satisfazer ao coração e à vida humana, não importa o quanto se adquira);

João 4:14 – Minha água

14 Mas aquele que beber da Água que Eu lhe der nunca mais terá sede (“aquele que” quer dizer exatamente o que diz” O fato de uma pessoa aceitar Cristo faz com que sua sede espiritual seja aplacada para sempre”)

Porque a Água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de Água que salte para Vida Eterna (tudo o que o mundo ou a religião oferece pertence ao externo; mas o que Jesus dá tem a ver com o próprio cerne da pessoa, e é uma fonte perene).

João 4:15 – Dá-me dessa água

15 Disse-Lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa Água (revela-a começando a entender o que Jesus está dizendo; ela percebe que a água do qual Ele fala não é literal, mas sim algo completamente diferente)

Para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la (ela já sabe que a água do qual Ele fala não pode ser tirada do poço de Jacó).

João 4:16 – Chama teu marido

16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá (uma profissão de Fé em Cristo que ignore a questão do pecado, a Santidade de Deus, a espiritualidade da adoração como algo distinto das cerimônias sacerdotais, a necessidade do perdão e a condição de confiar num Salvador Expiatório e Revelado – tal profissão não tem valor algum).

João 4:17 – Não tenho marido

A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido (chega ao próprio cerne do problema dela; fala de sua vida doméstica e espiritual, bem como ressalta seu problema e a solução);

João 4:18 – Disseste a verdade

18 Porque tiveste cinco maridos (isso deve ter sido um choque para ela, especialmente considerando que ela sabia que Ele não a conhecia; além disso, os Samaritanos adoravam cinco deuses, de modo que ele riria mostrar a ela que sua adoração de cindo deuses pagãos tinha muito a ver com seus problemas domésticos de ter tido cindo maridos)

E o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade (o homem co quem ela estava vivendo não era seu marido; ou seja, “nem era um dos cinco”).

João 4:19 – És profeta

19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és Profeta (tem a ver com a crença e a interpretação dos Samaritanos sobre Quem seria o Messias).

João 4:20 – Lugar de adorar

20 Nossos pais adoraram neste monte (refere-se ao monte Gerizim, situado a 80 quilômetros ao norte de Jerusalém; em certo sentido, eles adoravam “este monte”)

E vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar (ela admitiu que Jesus se encaixava no perfil do Grande Profeta Que viria como Moisés havia predito, mas estava confusa porque Ele era Judeu e adorava em Jerusalém, o que os Samaritanos acreditavam que não era correto).

João 4:21 – Crê-me

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me (está dizendo a ela para ouvir com muita atenção o que Ele está dizendo, e então que creia), que a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai (o Calvário, que aboliu todo o sistema Judaico, introduziria um novo modo de Adoração).

João 4:22 – Adoramos os que sabemos

22 Vós adorais o que não sabeis (Ele não fazia rodeios com suas Palavras, dizendo a ela claramente que a maneira de adorar dos Samaritanos não tinha validade para Deus; infelizmente o mesmo se pode dizer da maioria das pessoas hoje)

Nós adoramos o que sabemos porque a Salvação vem dos Judeus (quer dizer que, por meio do povo Judeu, veio-lhes a Palavra de Deus e, também, o Filho de Deus, o único que traz a Salvação, e fez isso por ter morrido na Cruz).

João 4:23 – Espírito e verdade

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (Deus não procura Adoração Santa; Ele está procurando Adoradores Santos; e como afirmado, o Calvário tornaria possível um tipo diferente de adoração, o qual não requer cerimônias ou rituais, etc.)

Porque o Pai procura a tais que assim O adorem (a palavra “procura” quer dizer que essas pessoas não são facilmente encontradas).

João 4:24 – Deus é Espírito

24 Deus é Espírito (simplesmente quer dizer que “Deus é um Ser Espiritual”), e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade (o homem adora a Deus pelo seu espírito pessoal e por meio dele, que é movido pelo Espírito Santo; de outra maneira não é a adoração que Deus aceitará).

João 4:25 – Messias

25 Disse-lhe a mulher: Eu sei que o Messias (que se chama O Cristo) vem (os Samaritanos haviam adotado a palavra Hebraica “Messias” e estavam esperando Sua vinda; “Cristo” quer dizer “O Ungido”); quando Ele vier, nos anunciará todas as coisas (constitui a Verdade, mas não do modo em que essa mulher pensava).

João 4:26 – Eu o sou

E disse-lhe Jesus: Eu O Sou, Eu que falo contido (não é nada menos que maravilhoso que Jesus tenha se revelado a Nicodemos de uma maneira velada, mas se revelado plenamente e claramente a essa mulher – e ainda mais sendo ela uma Samaritana! E a uma alma sedenta…).

João 4:27 – Discípulos

27 E nisto vieram os Seus Discípulos, e se maravilharam de que estivesse falando com uma mulher (como já afirmado, normalmente não havia entendimento entre os Judeus e os Samaritanos, e até mais que isso, os Rabinos não conversavam em público com as mulheres nem as instruíam na Lei)

Todavia nenhum Lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falar com Ela? (Quer dizer que eles guardavam para si o assombro que sentiam pelas ações de Jesus.)

João 4:28 – Testemunho

28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade (assim, uma mulher tornou-se a primeira Pregadora do Evangelho às nações Gentias, e sua pregação foi tão eficaz que produziu um Reavivamento)

E disse àqueles homens (refere-se ao fato de que ela foi diretamente aos líderes da religião Samaritana em particular):

João 4:29 – Vinde, vede

29 Vinde, vede um Homem que me disse tudo quanto tenho feito (o Cristianismo não é uma filosofia e nem religião; na verdade, com já foi afirmado, é um “Homem”, o Homem Cristo Jesus).

Porventura não é Este o Cristo? (Sua pergunta pressupõe que, como já afirmado, seus próprios concidadãos Samaritanos esperavam um Messias.)

João 4:30 – Foram ter com Ele

30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com Ele (o Espírito Santo sabia que havia corações sedentos nesse lugar e, por isso, havia levado Cristo a passar por Samaria).

João 4:31 – Rabi

31 E entretanto os seus Discípulos Lhe rogaram, dizendo: Rabi, come (eles insistiram com Ele para que comesse, por preocupação com Sua Saúde).

João 4:32 – Comida que não conheceis

32 Ele, porém lhes disse: Tenho uma comida para comer, que vós não conheceis (a insensibilidade dos Discípulos quanto às realidades espirituais se faz evidente novamente nos Versículos 31 a 38; e Sua “comida” e “colheita” eram os Samaritanos, que nesse momento estavam deixando a cidade e indo a Ele, creram Nele).

João 4:33 – Comida espiritual

33 Então os Discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-Lhe, porventura, alguém algo de comer? (A essa altura, os Discípulos só podiam pensar em termos carnais, enquanto Jesus falava quase que exclusivamente em termos espirituais.)

João 4:34 – Vontade de Deus

34 Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a Vontade Daquele Que Me enviou (esse dito, embora breve, constitui toda a missão do homem [Ec 12.13-14]), e realizar a Sua Obra (a obra Dele, não a nossa!).

João 4:35 – Ceifa

35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? (A colheira é hoje!) Eis que Eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras (simplesmente quer dizer que não temos que ir muito longe para ver a necessidade), que já estão brancas para a ceifa.

João 4:36 – Vida Eterna

36 E o que ceifa recebe galardão (os galardões são as almas), e ajunta fruto para a Vida Eterna (a Salvação de uma alma trará fruto para sempre, e será agregado ao mérito dos Semeadores e Colhedores; um grande investimento!); para que, tanto o que semeia com o que ceifa, ambos se regozijem (refere-se a todos que fazem cada um a sua parte, e o fazem sem omissão).

João 4:37 – Um Semeia

37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa (Deus tem um Ministério especial para cada pessoa; os “Semeadores” são aqueles que tornam possível aos “Colhedores” colherem; o Pregador só pode colher o que foi semeado!).

João 4:38 – A ceifar

38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes (tudo o que é feito para Cristo produzirá como resultado de muito trbalho por parte de muitas pessoas diferentes)

Outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho (na verdade, Ele está falando dos Profetas do antiguidade; em Cristo, as Profecias deles agora foram cumpridas, e os Apóstolos colherão o que eles semearam ao longo de muitos séculos; é o mesmo conosco hoje, tanto no que diz respeito aos Profetas quanto aos Apóstolos, etc.).

A SALVAÇÃO

João 4:39 – Creram Nele

39 E muitos dos Samaritanos daquela cidade creram Nele, pela palavra da mulher, que testificou (esse é um exemplo perfeito do verdadeiro Cristianismo em ação)

Dizendo: Disse-me tudo quanto tenho feito (conquanto Jesus tenha exposto o pecado ela, como o Evangelho faz sempre, isso não foi feito de uma maneira negativa, condenatória, mas sim para libertá-la do pecado; e, então lhe deu a vida Eterna).

João 4:40 – Samaritanos

40 Indo pois ter com Ele os Samaritanos (fala de corações prontos para receber de Deus), rogaram-lhe que ficasse com eles (um pedido que não foi negado e, de fato, um pedido que nunca será negado); e ficou ali dois dias (os melhores dois dias que eles veriam e conheceriam).

João 4:41 – Sua Palavra

41 E muitos mais creram Nele, por causa da Sua Palavra (isso foi o que ocorreu durante os dois dias).

João 4:42 – O Cristo

42 E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos (deveria ter sido traduzido, “não apenas pelo seu dito”, porque o dito dela foi o testemunho que originalmente os havia levado a Cristo)

Porque nós mesmos O temos ouvido, e sabemos que Este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo, (uma das afirmações mais profundas já feitas, que acontece apenas mais uma vez na Bíblia [1Jo 4.14]; isso saiu dos lábios dos Samaritanos; infelizmente, no final de Seu Ministério, alguns Samaritanos que não O receberiam [Lc 9.51-56]).

GALILEIA

João 4:43-44 – Em Galileia

43 E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galileia.

44 Porque Jesus mesmo testificou que um Profeta não tem honra em sua Própria Terra (Posteriormente, Ele estenderia essa afirmação dizendo, “e entre Seus parentes, e em Sua própria casa” [Mt 13.57]).

João 4:45 – O receberam

45 Chegando, pois, à Galileia, os Galileus O receberam (a Fé baseada nas observâncias externas é, no melhor dos casos, fraca; porém, por mais fraca que fosse a Fé das pessoas, Ele, obediente à Vontade de Seu Pai, atuava com Graça e Poder cada vez que encontrava Fé, por mais fraca que ela fosse)

Vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no Dia da Festa; porque também eles tinham ido à Festa (eles precisavam de milagres para crer, com a evidência sendo que os Samaritanos só precisaram de Sua Palavra, porque eles tinham uma Fé mais forte).

O FILHO DO OFICIAL

João 4:46 – Cafarnaum

46 Segunda vez foi Jesus a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho (Seu Primeiro Milagre). E havia ali um Nobre, cujo filho estava doente em Cafarnaum (está falando de um homem que era um oficial de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia).

João 4:47 – Rogou-lhe

47 Este, ouvindo que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com Ele (as notícias de que Jesus estava de volta à Galileia, e até mesmo à Caná, que ficava a aproximadamente 32 quilômetros, haviam chegado a Cafarnaum)

E rogou-Lhe que descesse e curasse o seu filho, porque já estava à morte (o texto carrega, de maneira disfarçada, a vaga ideia de que Jesus ficaria impressionado com a posição que esse homem ocupava na estrutura política da Galileia, por ser um oficial da Corte de Herodes; de qualquer modo, ele estava desesperado!).

João 4:48 – Se não virdes

48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis (mostra que Jesus conhecia o coração do homem e sua incredulidade, de modo que ele a tiraria dela; Ele o levaria ao nível mais alto de Fé ao confiar na Palavra de Cristo!).

João 4:49 – Senhor, desce

49 Disse-Lhe o Oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra (pode-se sentir o quanto a súplica desse homem era desesperada, com uma leve repreensão preparada para o que Jesus estava para dizer).

João 4:50 – Teu filho vive

50 Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive (apresenta uma declaração assombrosa, que deve ter tomado esse homem de surpresa; sua Fé estava sendo testada, e ele aceitaria o desafio). E o homem creu na Palavra que Jesus lhe disse, e foi-se (retornou a Cafarnaum).

João 4:51 – A cura

51 E, descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive (as mesmas palavras que Jesus havia usado).

João 4:52 – A resposta de Cristo

52 Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor (retrata-o comparando a hora em que Jesus havia pronunciado a Palavra com a hora em que o seu filho foi curado).

E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou (se for a hora Romana, às sete horas da noite do dia anterior).

João 4:53 – Todos creram

53 Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive (sua Fé, embora tivesse sido muito fraca, foi grandemente recompensada); e creu ele, e toda a sua casa (todos se converteram a Cristo).

João 4:54 – Milagre de Jesus

54 Jesus fez este segundo milagre (está falando apenas da Galileia; de fato, Ele havia realizado muitos Milagres nos últimos dias em Jerusalém [Jo 2.23]), quando ia da Judeia para a Galileia (revela que em qualquer lugar que Ele fosse, os Milagres O seguiam, com vidas sendo transformadas; assim era Jesus nessa época, e assim é Jesus hoje”).

Conclusão

A Bíblia diz que o Senhor procura os verdadeiros adoradores. Ele quer encontrar em nosso coração esse desejo de o adorar em Espírito e em Verdade.Ele quer que nos alimentemos Nele através do constante estudo da sua Palavra e da oração. Que, assim como o oficial de Cafarnaum e os samaritanos, possamos crer no Senhor Jesus. Que possamos o adorar com todo nosso ser e coração.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: João 4 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma vela acessa e uma pessoa lendo a Bíblia.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *