Lucas 21 Estudo: O Que Devemos Ofertar ao Rei Jesus?

Em Lucas 21 estudo, aprendemos que ao nos imaginarmos diante de um rei podemos nos perguntar: Como agradá-lo? Se um rei, sendo poderoso, já possui de tudo o que, então, ele deseja de nós?

Essa talvez seja a pergunta de muitos em relação ao Senhor Jesus, e o relato sobre uma pobre viúva neste capítulo pode ser a resposta.

Se compararmos com as ofertas dos ricos a oferta da viúva era pequena e talvez indiferente para muitos. Mas para Jesus não.

Ela nos deu exemplo de que o nosso Rei Jesus quer aquela oferta que representa o nosso melhor. Sendo assim, a melhor oferta que podemos oferecer a Jesus é uma vida de obediência e dedicação ao Reino.

Lucas 21 Estudo

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Lucas 21:1 – Os ricos lançam suas ofertas

1 E OLHANDO Ele (nosso Senhor se encontrava na colunata coberta dessa parte do Templo que era aberta para as mulheres Judias; aí se achava a arca do tesouro com suas treze caixas na parede, nas quais as pessoas podiam colocar suas ofertas), viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro (sugere que faziam uma demonstração ostentosa de suas ofertas, querendo impressionar as pessoas com a quantia que davam);

Lucas 21:2 – Oferta da pobre viúva

2 E viu também uma pobre viúva, que lançava ali duas pequenas moedas (provavelmente o equivalente a menos de um dólar no valor da moeda norte-americana de 2003);

Lucas 21:3 – A maior oferta

3 E disse: Em verdade vos digo (apresenta um novo conceito de oferta), que esta pobre viúva lançou mais do que todos (a expressão “pobre viúva” quer dizer que ela trabalhava arduamente para ganhar o pouco que recebia);

Lucas 21:4 – Doação sacrificial

4 Porque todos aqueles lançaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja (quer dizer que eles ficavam com muito. constituindo uma oferta muito pequena, pelo menos aos Olhos de Deus);

Mas esta, da sua pobreza (penúria) deitou todo o sustento que tinha (diz que a oferta dela, embora muito pequena, foi maior que todas as demais combinadas porque ela deu tudo; Deus julga nossas ofertas levando em conta muitos fatores; o motivo pesa muito na questão).



O TEMPLO

Lucas 21:5 – Templo ornado com pedras e dádivas

5 E, dizendo alguns a respeito do Templo (isso foi fito no Monte das Oliveiras, enquanto Jesus e Seus Discípulos estavam saindo da cidade), que estava ornado de formosas pedras e dádivas (esse edifício era um dos mais formosos do mundo), Ele disse:

Lucas 21:6 – Não se deixará pedra sobre pedra

6 Quanto a estas coisas que vedes (refere-se à formosura do Templo, que seus Discípulos estavam nesse momento admirando), dias virão em que não ficará pedra sobre pedra, que não seja derrubada (foi exatamente o que aconteceu no ano 70 d.C., quando Tito destruiu o Templo e a cidade).

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Lucas 21:7 – Que sinal haverá sobre o fim?

7 E Lhe perguntaram, dizendo: Mestre, quando serão pois estas coisas? (Enquanto Mateus, no Cap. 24 trata principalmente da Segunda Vinda, Lucas fala sobre as Palavras de Cristo, que têm a ver com a destruição que seria feita pelo General Romano Tito.)

E que sinal haverá quando estas coisas estiverem para acontecer? (Essa pergunta é um pouco diferente da pergunta registrada no Livro de Mateus, “qual será o sinal de Sua Vinda e do fim do mundo?”)

OS SINAIS DO FIM

Lucas 21:8 – Não vos enganem

8 Ele então disse (nos quatro Versículos seguintes, Lucas fala sobre os sinais dos tempos com respeito à Segunda Vinda): Vede, não vos enganem (apresenta a maneira exata na qual Mateus começa seu relato – a advertência quanto ao engano, principalmente na esfera da religião),

Porque virão muitos em Meu Nome, dizendo: Sou eu (o Cristo), e o tempo está próximo (o Fim dos Tempos); não vades, portanto, após eles (tenham muito cuidado quanto a quem vocês seguem).

Lucas 21:9 – Guerras e sedições

9 E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis (quando Israel rejeitou a Cristo, isso submeteu o mundo a cerca de dois mil anos de terror).

Porque é necessário que isto aconteça primeiro (o que, de fato, tem caracterizado o mundo dessa época até hoje); mas o fim não será logo (significa que o fim não é imediato).

Lucas 21:10 – Nação contra nação e reino contra reino

10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino (refere-se ao momento que precede imediatamente a Grande Tribulação, e incluindo esse período particular de tempo);

Lucas 21:11 – Grandes Sinais no Céu

11 E haverá grandes terremotos em vários lugares, e fomes, e pestilências; e haverá também coisas espantosas, e grandes sinais no Céu (essas coisas acontecerão nessa escala durante o Período da Grande Tribulação).

JERUSALÉM

Lucas 21:12 – O povo de Deus será perseguido

12 Mas antes de todas estas coisas (refere-se ao período que se seguiria pouco depois dessas declarações) lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às Sinagogas e aos cárceres, conduzindo-vos à presença de reis e governadores por amor do Meu Nome.

(O Livro de Atos registra esses acontecimentos, e a história registra o que aconteceu depois do que está registrado no Livro de Atos).

Lucas 21:13 – Isso acontecerá para testemunho

13 E vos acontecerá isto para Testemunho (os Crentes não devem permitir que seus “Testemunhos” sejam retardados pela perseguição, mas sim sejam motivo para serem fortalecidos).

Lucas 21:14 – Não pense como haveis de responder

14 Proponde, pois, em vossos corações não pensar antes como haveis de responder (não condena o pensamento cuidados, mas incentiva a confiança total no Senhor sem temor);

Lucas 21:15 – Eu vos darei sabedoria sobre o que dizer

15 Porque eu vos darei boca e sabedoria (fala da Unção do Espírito Santo no coração e na vida dos Crentes, dando a ajuda que for necessária), a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

Lucas 21:16 – Matarão alguns de vós

16 E sereis entregues até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos (isso retrata o poder das religiões demoníacas e o controle que elas têm sobre suas vítimas);

e matarão alguns de vós (alguns não serão libertados, mas preferirão morrer pelo seu Testemunho).

Lucas 21:17 – Sereis odiados por causa do meu nome

17 E sereis odiados de todos por causa do Meu Nome (esse Versículo é prova suficiente da veracidade do Cristianismo, no sentido de que tudo o que consegue sobreviver sob tal oposição, e até mesmo crescer – até se tornar o que agora é a maior do mundo – confirma a integridade do seu Fundados, o Senhor Jesus Cristo, e a sinceridade dos seus convertidos).

Lucas 21:18 – Nenhum cabelo de vossa cabeça perecerá

18 Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça (nosso Senhor está falando sobre a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.;

Nessa matança, que resultou na morte de mais de um milhão de Judeus, nem um só Cristão perdeu sua vida porque eles leram esses mesmos Versículos, e fizeram exatamente o que Cristo havia dito para fazer).

Lucas 21:19 – Na paciência possui vossas almas

19 Na vossa paciência possuí as vossas almas (se a situação não parece melhorar, o Crente deve ser “paciente”, sabendo que Deus tem tudo debaixo de Seu controle, e que tudo o que Ele faz é para o benefício do Crente e não para seu prejuízo).

Lucas 21:20 – Jerusalém cercada

20 Mas quando virdes Jerusalém cercada de exércitos (fala da invasão por Tito no ano 70 d.C.), sabei então que é chegada a sua desolação (fala do momento em que Tito começaria a sitiar a cidade de Jerusalém, o que seria o sinal para que os Cristãos saíssem, o que eles fizeram!).

Lucas 21:21 – Fujam para os montes

21 Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes (fala de todos aqueles que criam nessa Palavra; ou seja, todos os Cristãos); os que estiverem no meio da cidade, saiam (quer dizer que nenhuma parte da Judeia estaria a salvo dos exércitos Romanos); e os que estiverem nos campos, não entrem nela (refere-se a cristãos que viviam nas regiões vizinhas, que nesse tempo não deveriam ir à Judeia).

Lucas 21:22 – As coisas que estão escritas serão cumpridas

22 Porque estes são dias de vingança (refere-se ao juízo; Israel havia rejeitado a Cristo; agora deve pagar), para que se cumpram todas as coisas que estão escritas (diz respeito ao cumprimento dessas mesmas palavras como ditas por Cristo, como também de todas as Profecias; e é certo que cada Palavra de Deus se cumprirá exatamente como foi predita).

Lucas 21:23 – Haverá grande aperto sobre a Terra

23 Mas ai das que estão grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na Terra, e ira sobre este povo (uma vez mais tem a ver com os dias terríveis que viriam sobre Jerusalém, o que aconteceu no ano 70 d.C.).

Lucas 21:24 – Jerusalém será pisada pelos Gentios

24 E cairão ao fio da espada, e serão levados cativos para todas as nações (centenas de milhares de Judeus depois dessa matança no ano 70 d.C. foram vendidos como escravos em todas partes do mundo dessa época; e também, o povo Judeu como um todo foi espalhado por todo o mundo, cumprindo exatamente o que Cristo disse que aconteceria);

E Jerusalém será pisada pelos Gentios, até que os tempos dos Gentios se completem (e realmente foi provado ser esse o caso, posto que Jerusalém foi destruída pelos Babilônios cerca de seiscentos anos antes de Cristo; de fato, continuou até hoje em dia, e para todos os propósitos práticos, continuará até a Segunda Vinda; então, os “Tempos dos Gentios se completarão” e Israel mais uma vez se tornará a Nação Número Um do mundo, e isso sob o domínio de Cristo).

Lucas 21:25 – Angústia das nações

25 Então haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas (revela o Senhor então voltando ao Seu tema anterior a respeito dos sinais com respeito a Sua Segunda Vinda, que foi mencionada nos Versículos 8 a 11);

E na Terra angústia das nações, em perplexidade (refere-se aos problemas sem solução, os quais prevalecerão quando da vinda da Grande Tribulação) pelo bramido do mar e das ondas (não diz respeito às massas de água, mas às nações rugindo de insatisfação, ódio, rebelião e guerra [Ap 1.15]):

Lucas 21:26 – Coisas que sobrevirão ao mundo

26 Os corações dos homens se esvaindo de terror (não tem nada a ver com doença do coração, mas sim que os homens ficarão desanimados; ou seja, não terão mais ânimo para continuar), na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo (Os Capítulos 6 a 19 do Apocalipse nos dão em detalhes vívidos um relato do que acontecerá);

Porquanto as Virtudes do Céu serão abaladas (revela o Juízo de Deus que cairá sobre Israel e as nações Gentias incrédulas, que não terá precedente em toda a história passada, e não haverá nada semelhante na história subsequente [Mt 24.21)].

Lucas 21:27 – O Filho do Homem vem com poder e grande glória

27 E então (refere-se ao fim da Grande Tribulação) verão vir o Filho do Homem (refere-se à Segunda Vinda, que muito possivelmente será televisionada pelos Canais de Notícias que estarão cobrindo a Batalha do Armagedom, que estará sendo travada nesse momento, o que mostrará essa Vinda a todo o mundo) numa nuvem (não se refere às nuvens dos Céus, mas sim às nuvens de Santos e Anjos, que estarão com o Senhor nessa Vinda), com poder e grande Glória (como afirmado, quando Ele vier pela segunda vez, o mundo não terá que perguntar se é realmente Ele; isso será evidente!).

Lucas 21:28 – Olhai para cima porque a vossa redenção está próxima

28 Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (refere-se aos “sinais” dos Versículos 8 a 11, assim como os Versículos 25 e 26), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa Redenção está próxima (não se refere ao Arrebatamento, já que ele terá acontecido anos antes, mas sim à Libertação de Israel na Segunda Vinda quando Cristo vier com os Santos Arrebatados [Is 11:10-12].

A FIGUEIRA

Lucas 21:29 – Olhai para a Figueira

29 E disse-lhes uma Parábola; Olhai para a figueira, e para todas as árvores (Jesus usa uma ilustração simples com a finalidade de apontar para a Segunda Vinda);

Lucas 21:30 – Quando já brotam

30 Quando já brotam, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão (a estação da Primavera nos diz que a estação do Verão está para começar).

Lucas 21:31 – O Reino de Deus está perto

31 Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas (de novo fala dos acontecimentos dos Versículos 8 a 11, assim como dos Versículos 25 e 26), sabei que o Reino de Deus está perto (aponta para Segunda Vinda, que introduzirá a Era do Reino).

Lucas 21:32 – Em verdade vos digo

32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça (a geração que estará viva no momento desses acontecimentos).

Lucas 21:33 – Minhas palavras não hão de passar

33 Passará o Céu e a Terra (passará de uma condição a outra), mas as Minhas Palavras não hão de passar (é mais certo a Palavra de Deus cumprir-se do que até mesmo a estabilidade do Céu e da Terra).

Lucas 21:34 – Olhai por vós

34 E olhai por vós, não aconteça (começa uma parte do ensino que se aplica a todo o Corpo de Cristo, e para sempre), de embriaguez, e dos cuidados da vida (as coisas que não são espirituais), e venha sobre vós de improviso aquele dia (realmente aponta para a Segunda Vinda, mas pode apontar, também, para o Arrebatamento e para a Morte).

Lucas 21:35 – Virá como um laço

35 Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a Terra (em outras palavras, as coisas não resultarão como o homem pensa que vão resultar, uma vez que a Segunda Vinda mudará tudo).

Lucas 21:36 – Vigiai e orai em todo o tempo

36 Vigiai, pois, orando em todo o tempo (observe os acontecimentos, e comparem-nos com a Palavra, pedindo ao Senhor que lhe dê discernimento), para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer (isso fala do Arrebatamento da Igreja; o termo “dignos” dito aqui por Jesus não tem nada a ver com a auto-justiça, mas com a justiça que é dada gratuitamente a qualquer pessoa que expresse Fé em Cristo e na Cruz; isso e só osso é a chave), e de estar em pé diante do Filho do Homem (refere-se a ser levado para estar com o Senhor antes da vinda da Grande Tribulação [1Ts 4.13-18]).

Lucas 21:37 – Jesus ensinava no templo

37 E de dia ensinava no Templo (diz respeito às Suas últimas horas antes da Crucificação) e à noite, saindo, ficava no Monte chamado das Oliveiras (temos aqui o Filho de Deus, o Criador de todas as coisas, dos Céus e da Terra, Que realmente não tinha onde colocar Sua Cabeça, à exceção de uma pedra; a humilhação que Ele sofreu não tem comparação nos anais da história humana).

Lucas 21:38 – O povo desejava ouvir Jesus

38 E todo o povo ia ter com Ele ao Templo, de manhã cedo (tem a ver com milhares que enchiam Jerusalém, por ser a época da Páscoa), para O ouvir (para ouvir o “Doador da Vida,” proferir as “Palavras de Vida’).

Conclusão do Estudo

Com uma vida ofertada a Jesus podemos ansiar pela sua vinda.

Além disso, podes manter a paz diante dos sinais que afligem o mundo. Somos cidadãos do Reino de Deus e no Senhor temos as forças renovadas para prosseguir fazendo sua vontade.

Pelas palavras de Jesus podemos perceber que os sinais que antecedem sua vinda trarão grande tristeza a Terra.

Mesmo assim, prossigamos confiantes nas palavras do nosso Bom Mestre!

Escrito na imagem: Lucas 21 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz e uma bíblia aberta.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *