Salmo 91 Estudo: Deus livra aquele que o teme

De fato, um dos textos bíblicos mais conhecidos e recitado pelas pessoas é o Salmo 91. Isso porque, a maneira como o salmista se expressa sobre o modo como Deus nos protege é bem impactante. Ao ponto de emocionar os leitores e fazê-los confiar que, independente da situação que estejam, há um Deus para guardá-los sobrenaturalmente.

No entanto, o que poucos se atentam é que o escritor do Salmo 91 – alguns acreditam que foi Moisés, outros que foi Davi – também deixa claro para quem Deus fornece todo o seu cuidado. Ou seja, existem condições a serem cumpridas para que realmente Deus se dedique a cuidar de nós de uma forma tão intensiva.

Do contrário, o indivíduo estará impedido de recebê-las e os versos impactantes do Salmo 91 não terão efeito algum.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 91:1 – Quem habita no esconderijo do Altíssimo, encontrará descanso

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. (O Salmo anterior introduziu o Deserto e contrastou o sofrimento dos viajantes que confiaram em si mesmos com a felicidade dos que confiaram em Deus.

Este Salmo aponta para um Homem que o cruzou em contaminar-se e saiu ileso, confiando e amando a Deus em toda perfeição.

A ausência de uma inscrição sugere que o Salmo foi escrito por Moisés, já que o anterior também foi escrito por ele.

Se assim for, então todas As Escrituras citadas na tentação [de Jesus] no deserto [Mt 4] foram Mosaicas. O fato de o Messias ser o personagem destacado neste Salmo é esclarecido em Mateus 4.6.)

Salmo 91:2 – Deus é refúgio e fortaleza

2 Direi eu ao SENHOR: Ele é o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei. (Quanto a Cristo, que entra no “esconderijo do Altíssimo”, o Espírito Santo Lhe assegura que o companheirismo de Deus será um refúgio seguro contra o poder de Satanás e todos os perigos do caminho.)

Salmo 91:3 – O Senhor nos livra das armadilhas da vida e de doenças mortais

3 Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste destruidora. (O “laço do passarinho” diz respeito às forças diabólicas das trevas que se apuseram a Cristo, por meio dos perversos líderes religiosos dos dias de Jesus ou da própria capacidade deles.

[Tais forças] Vieram em tanta quantidade que foram chamadas de “peste destruidora”, o que significa uma “calamidade impetuosa” – uma [calamidade] que varre tudo o que tem diante si.

Cristo teve a promessa do Espírito Santo de que Ele seria livrado, e foi precisamente assim!)

Salmo 91:4 – Deus protege com suas asas, penas e verdade

4 Cobrir-te-á com as Suas penas, e debaixo das Suas asas estarás seguro; a sua verdade será o teu escudo e broquel. (Esta Passagem tem a ver com o Lugar Santíssimo.

Fala que Deus habitou entre os Querubins e o Propiciatório. Ele convidou Cristo para morar ali, com Ele. Por sua vez, Cristo pagou o preço por nós, para que o Espírito Santo more em nós [1Co 3.16].)

Salmo 91:5 – O medo torna-se inexistente com a proteção divina

5 Não temerás o terror noturno, nem seta que voe de dia (o “terror noturno” fala das trevas espirituais de Satanás. A “seta que [voa] de dia” se refere ao esforço deliberado de Satanás para destruir a alma.

O Maligno trama uma tentação, opressão ou armadilha para o Crente, e logo a dispara como uma “seta”. O único que pode detê-lo é o “Escudo e o Broquel”, no Versículo 4),

Salmo 91:6 – Nada atinge os protegidos de Deus

6 Nem a pestilência que anda na escuradão, nem a mortandade que assola ao meio-dia. (“A pestilência que anda na escuridão” se refere a todos os flagelos Satânicos da escuridão.

A “mortandade que assola ao meio-dia” se refere a Satanás, destruindo grandes multidões, mas não tocando no Filho de Deus, que habitou no “esconderijo do Altíssimo”.)

Salmo 91:7 – Tu não serás atingido

Cairão mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. (Milhões estão sendo destruídos pelos poderes das trevas, mas a promessa para o Crente que põe a sua confiança em Deus é: “tu não serás atingido”.)

Salmo 91:8 – A recompensa dos ímpios não será nada boa

8 Tão somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. (Os resultados de viver sem Deus são muito óbvios!)

Salmo 91:9 – Se refugiar no Senhor é uma escolha

9 Porque Tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação (o Espírito Santo, neste caso [na última frase], é Quem esta falando.

O Messias é assegurado da vitória pelo Espírito Santo só porque Ele pôs o Senhor como “[Seu] refúgio.” Posto que Cristo é o nosso Representante, o Senhor é nossa “habitação” também);

Salmo 91:10 – Nenhum mal prevalece contra quem está em Deus

10 Não Te sucederá nenhum mal, nem praga alguma tocará a Tua tenda. (Devido à Sua “morada” estar no “esconderijo do Altíssimo”, é impossível que o “mal” suceda.

Satanás citou os Versículos 11 e 12 e, ao citá-los, demonstrou sua inteligência no reconhecimento de que o Salmo se aplica a Jesus [Mt 4.6].)

Salmo 91:11 – Deus dá ordem para que os anjos protejam os caminhos de vocês

11 Porque aos Seus Anjos dará ordens a Teu respeito, para que Te guardem em todos os Teus caminhos. (Isto demonstra o quanto Satanás conhece a Bíblia; entretanto, ele ainda acredita que pode burlar a Palavra de Deus.

Na realidade os Anjos deram ajuda constante a Cristo [Mt 4.6-11], [Lc 4.10-11]. Mas Satanás corrompeu As Escrituras omitindo “em todos os Teus caminhos” e introduzindo, em seu lugar, “para que nunca tropeces em alguma pedra”.

O caminho do Messias pelo deserto foi na dependência de Deus. O esforço de Satanás na tentação foi para levá-lo à independência, mas o inimigo fracassou.

Cristo andou em um caminho de perfeita submissão [ao Pai], obediência [a Ele] e dependência [Dele]; do mesmo modo, todos aqueles que Seguem Cristo, em dependência e fé, podem estar seguros quanto à Sua Vitória.)

Salmo 91:12 – Os anjos nos guiam pelo caminho para impedir possíveis tropeços

12 Nas suas mãos eles Te levarão, para que o Teu pé não tropece em pedra. (Satanás tentou conseguir que Cristo cometesse o pecado da presunção, o que implica perverter a Palavra de Deus, para que signifique algo que Deus não tinha intenção.)

Salmo 91:13 – A capacidade para vencer o inimigo

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho de leão e a serpente. (Satanás citou os Versículos 11 e 12 na tentação de Cristo, mas não se atreveu a citar o Versículo 13, já que apontava sua derrota [Gn 3.15].)

Salmo 91:14 – Deus livra quem o teme

14 Porquanto a Mim tem encarecidamente me amado, também Eu O livrarei; pô-Lô-ei em lugar alto, por quanto conheceu o Meu Nome.

(Estas são as palavras do Pai. Quão assombrosa é que, ao homem pecador seja permitido ouvir a terna conversa entre as Três Pessoas da Trindade!)

Salmo 91:15 – A presença do Senhor na angústia

15 Ele me invocará, e Eu Lhe responderei; com Ele estarei na angústia; dela O livrarei, e O glorificarei. ([Deus] Honra enormemente Cristo pelo que Ele fez na Cruz, pelo que Lhe foi dado um Nome que é sobre todo o nome [Fp 2.9].)

Salmo 91:16 – Vida longa e salvação disponíveis para os tementes

16 Saciá-Lo-ei com longa vida e Lhe mostrarei a Minha salvação. (Isto se refere a Cristo, e, mais ainda, refere-se do homem que confia em Cristo e colhe os benefícios do que Jesus fez a nosso favor no Calvário.)

Conclusão

Por fim, todas as bênçãos de proteção e livramento mencionadas no Salmo 91 dependem do nível do nosso temor ao Senhor para acontecer. A relação com Deus é uma via de mão dupla, ou seja, existe uma parte que é executada por nós e outra que é feita por Deus.

Sendo assim, não há como o Senhor protegê-lo em um nível de intensidade tão grande como o visto neste Salmo, sendo que o seu nível de correspondência é baixo ou inexistente. Inclusive, no final do texto bíblico, o salmista cita que Deus livra quem o teme, além de recompensá-lo pela sua fidelidade com honra, vida longa e salvação.

Sem contar que no primeiro verso, já é dito que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo encontrará descanso em sua sombra. Portanto, preocupe-se em como está sua comunhão com Deus, a maneira que você tem expressado seu temor e amor para Ele.

Dessa forma, a proteção divina – assim como outros cuidados do Senhor – estará presente na sua vida, porque Ele não é injusto para esquecer da sua obra e da sua confiança nele para deixá-lo desprotegido.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 91 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *