Salmo 103 Estudo: Louve ao Senhor com todo o seu ser

Uma das principais características de Davi era sua devoção intensa pelo Senhor e as palavras deixadas pelo salmista no Salmo 103 não deixam nenhuma dúvida nesse sentido. Foi justamente por esse coração tão dedicado à adoração que Deus nomeou Davi como o novo líder de Israel. Além de prepará-lo durante anos para assumir essa responsabilidade e ser nada mais nada menos do que o maior rei da história de Israel.

Dessa forma, devemos modelar essa característica desenvolvida pelo servo do Senhor, porque Deus escolhe pelo coração aqueles que vão cumprir sua vontade e serão usados para expandir seu Reino na terra.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 103:1 – Louve ao Senhor com todo o seu ser

1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser bendiga o Seu santo nome. (o tema deste Salmo é a Redenção.

Começa com ação de graças ao Senhor por tudo o que Ele tem feito. Em essência, refere-se aos “benefícios” da Cruz.)

Salmo 103:2 – Não se esqueça de nenhuma das bênçãos

2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios (embora Cristo seja a Fonte de todos os benefícios, a Cruz é o meio).

Salmo 103:3 – Perdão e cura

3 Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades (Somente o Senhor pode perdoar todo o pecado [1Jo 1.9]);

Salmo 103:4 – O resgate amoroso de Deus

4 Que redime a tua vida da ruína; que te coroa de favores e misericórdias (a palavra “redimir” significa comprar algo que se perdeu devido à morte, rebeldia ou falta de pagamento; Jesus nos redimiu por meio da Cruz [Ef 2.13-18]).

Salmo 103:5 – A satisfação trazida pelo Senhor

5 Que sacia de bens a tua boca, de sorte que re rejuvenesças como a águia. (A “água” foi utilizada como um exemplo pelo Espírito Santo.

Uma vez ao ano, as águas perdem suas plumas velhas e recebem outras novas; assim, apesar de sua idade, continuam tendo uma aparência jovem.

Igualmente, uma pessoa, ao receber Cristo, converte-se em uma nova criatura; com a culpa do seu pecado removida, o redimido tem sempre um espírito juvenil!)

Salmo 103:6 – A justiça de Deus

6 O Senhor é o que faz justiça e juízos a favor de todos os oprimidos. (A palavra “oprimidos” tem a ver com Satanás que, com mão forte, oprime a raça humana.

Só o Senhor pode libertar aqueles que estão oprimidos pelo Diabo. E Ele o faz através de nossa Fé Nele e no que Ele fez por nós na Cruz [At 10.38].)

Salmo 103:7 – A intimidade de Deus com os israelitas

7 Fez conhecidos os Seus caminhos a Moisés, e aos Filhos de Israel, as Suas obras. (A inteligência natural pode reconhecer “as Suas obras”, mas só à mente espiritual Deus dá a conhecer “os Seus Caminhos”.)

Salmo 103:8 – O Senhor é grande em misericórdia

8 Compassivo e clemente é o Senhor, tardio em irar-se e grande em misericórdia. (Neste e nos seguintes Versículos, Deus destaca Seu trato com Israel enquanto estava no deserto, e também na Terra Prometida. Seu trato é igual para conosco.)

Salmo 103:9 – A reprovação tem um fim

9 Não nos reprovará para sempre, nem para sempre reterá a Sua ira. (Independente do que tenha sucedido, se o Crente se humilhar e admitir a sua maldade, o Senhor deterá a Sua repreensão e apaziguará Sua ira. Deus não guarda rancores.)

Salmo 103:10 – Deus não nos trata como merecemos

10 Não tratou conosco conforme as nossas iniquidades; nem nos recompensou conforme os nossos pecados. (Esta é a razão por que Deus toma uma atitude severa para os crentes que não mostram clemência nem estão dispostos a perdoar.

Ele espera de nós que nos comportemos para com os outros como Ele mesmo se comporta para conosco.)

Salmo 103:11 – O amor imenso de Deus

11 Porque assim como os Céus se elevam sobre a Terra, assim engrandece a Sua misericórdia sobre os que O temem. (Isto se refere à Misericórdia sem limites, mas com uma condição.

A condição é que tenhamos “temor a Ele”. Se tivermos temos a Deus, haverá menos iniquidades.)

Salmo 103:12 – Ele nos afasta dos nossos pecados

12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim fez afasta de nós as nossas transgressões. (Isto é equivalente a “apagar os nossos pecados” [At 3.19], [Is 43.25], [ Is 44.22].

É impossível aproximar o oriente ao acidente; de modo, é impossível reaproximar o pecador perdoado e os seus pecados perdoados. Este fato Divina dá-se com aqueles que acreditam numa paz que nada pode destruir.)

Salmo 103:13 – O Pai é misericordioso com os seus filhos

13 Como o pai tem misericórdia de seus filhos, O Senhor tem misericórdia dos que O temem (logo, Ele tem grande Misericórdia de nós.)

Salmo 103:14 – Deus sabe das nossas limitações

14 Porque Ele conhece a nossa condição; lembra-se de que somos pó. (Deus relembra o que o homem se esquece [de nossas enfermidades]; o homem lembra do que Deus se esquece [dos nossos pecados].)

Salmo 103:15 – A brevidade da vida humana

15 Quando ao homem, os seus dias são como a erva; floresce como a flor do campo (como uma flor, que é formosa por um breve tempo, assim é o homem. Mas então…)

Salmo 103:16 – Desaparecemos em um piscar de olhos

16 Passando por ela o vento, logo perece, e o seu lugar já não será mais conhecido. (Assim como uma flor, que floresce e, em pouco tempo, murcha, o homem falece.

Não se pode saber onde esteve a flor; tampouco se pode saber onde esteve o homem, independente de quão destacado tenha sido ele antes!)

Salmo 103:17 – A duradoura misericórdia de Deus

17 Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade até a eternidade sobre os que O temem, e a Sua justiça, sobre os filhos dos filhos (o sentido deste Versículo tem algo a ver com os Versículos anteriores; não há confiabilidade no homem, mas há grande confiabilidade na “misericórdia do Senhor”);

Salmo 103:18 – Os fiéis recebem o olhar de misericórdia do Altíssimo

18 Sobre os que guardam a Sua Aliança e os que se lembram dos Seus Mandamentos, para os cumprir. (Deus não mostrará e, de fato, não pode mostrar Sau Misericórdia aos que desprezam a Sua Palavra.=

Salmo 103:19 – O Reino de Deus domina sobre todos

19 O Senhor estabeleceu nos Céus o Seu Trono; e o Seu reino domina sobre todos. (Isto se dará na Era do Reino vindouro.

Então a oração do Pai Nosso será respondida: “Seja feita a Tua Vontade assim na Terra como no Céu.”)

Salmo 103:20 – Os anjos o adoram e nós também devemos fazê-lo

20 Bendizei ao Senhor, todos os Seus anjos, vós, os fortes e poderosos, que executam as Suas Palavras, obedecendo à Voz da Sua Palavra. (Todos os anjos justos O exaltam, e assim devemos fazer nós, sobretudo levando-se em conta que experimentamos a Redenção, algo que os anjos nunca conheceram.)

Salmo 103:21 – Todos os exércitos e ministros de Deus devem louvá-lo

21 Bendize ao Senhor, vós, todos os Seus exércitos, ministro Dele que executais os Seus desejos. (Os Anjos são chamados aqui de “ministros”, o que significa que eles levam a cabo a Sua Vontade, segundo os “Seus desejos”.)

Salmo 103:22 – Toda criação deve louvá-lo com todo o seu ser

22 Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugadores do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. (O Salmo termina como começou, com uma admoestação a nós para nos prostrarmos sempre em reverência e respeito ao Senhor da Glória, que nos deu todas as coisas boas, apesar de sermos seres humanos pobres, débeis, imperfeitos e caídos, feitos do pó.)

Conclusão

A mensagem deixada por Davi no conteúdo do Salmo 103, promove uma importante reflexão sobre o nosso relacionamento com Deus. O salmista destaca vários aspectos da misericórdia do Senhor e dá ênfase para o fato de não sermos merecedores de tamanha bondade e ainda assim a recebermos. Além disso, o ponto central de sua narrativa é: o Senhor deve ser louvado por todo o nosso ser.

Assim, devemos pensar em como o nosso condicionamento espiritual está diante das misericórdias eternas que estão por toda parte e revelam o quanto Deus nos ama. Não é só quando grandes milagres e livramentos acontecem que devemos louvá-lo.

Muito pelo contrário, é nos detalhes, nas coisas mínimas, que o mais perfeito louvor pode ser feito para Deus.

Um bom pai deseja estar presente na vida dos seus filhos e os presentes, isto é, os atos misericordiosos do Senhor, servem como convites para que nós se lancemos num relacionamento de verdade com Ele.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 103 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *