Salmo 1 Estudo: Viva no caminho dos justos

Certamente, um dos trechos mais conhecidos de toda bíblia se encontra no Salmo 1, portanto, neste artigo iremos detalhar o que quer dizer este versículo bíblico, então acompanhe mais um capítulo dos nossos estudos bíblicos.

Com muita objetividade, o salmista realiza a dicotomia entre ímpios e justos, dando ênfase para o destino de ambos. Existe um caminho correto a ser trilhado, o qual passa pela compreensão e prática da palavra de Deus.

Ao escolhê-lo, você viverá longos processos, mas dará frutos no tempo devido e prosperará em qualquer um de seus intentos. Isso porque, você permanece em um mesmo lugar e cria raízes profundas, além de ser abastecido por águas continuamente, assim como árvores plantadas perto de ribeiros.

Por outro lado, quando você anda pelo caminho natural desse mundo, que é inclinado para o pecado, você será inconstante e superficial, de forma bem parecida com uma palha levada ao vento.

No entanto, cabe a você observar de que lado você está nesse momento e em qual deles você quer ficar.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 1:1 – A felicidade de quem se afasta de conselhos perversos

1 BEM-AVENTURADO (ditoso) o Varão (Cristo Jesus, Que é nosso modelo e representante de Homem [1Co 15:47]) que não anda (não ordena Seu estilo de vida) segundo o conselho dos ímpios (e sim segundo a Palavra de Deus), nem se detém no caminho dos pecadores (não para no caminho pau do pecador), nem se assenta na roda dos escarnecedores (mas sim se justifica na Fé em Deus.

Todos os 150 Salmos indicam Cristo, com exceção das partes que assinalam o Maligno e seus seguidores.

Assim como os Evangelhos proclamam os fatos sobre Cristo, os Salmos retratam Seu Coração, quer seja em Sua Obra Expiatória, ou em Sua Obra Mediadora e em Sua Obra Intercessora.)

Salmo 1:2 – O prazer na lei do Senhor

2 Antes, na Lei do Senhor (a Palavra de Deus [Sl 119.97-108]); está o Seu prazer (de nosso Senhor); e em Sua Lei medita de dia e de noite (esse foi o hábito de Cristo como nosso Representante humano, durante Sua estada na terra; como nosso exemplo, tem a intenção de apontar nossa prática também).

Salmo 1:3 – Tudo o que o justo faz prospera

3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas (símbolo do Espírito Santo [Jo 7.37-39]), que dá o seu fruto no Seu tempo (Jo 15.1-8); cujas folhas não caem, e tudo quando Ele fizer prosperará (“Sua folha” corresponde à falha da “Árvore da Vida”; tudo o que o homem faz morre; tudo o que Jesus faz vive para sempre e é abençoado).

A Miséria dos ímpios

Salmo 1:4 – O terrível destino dos ímpios

4 Não são assim os ímpios (fala essencialmente do Anticristo; entretanto, inclui todos os que seguem Satanás); mas são como a palha que o vento espalha (não importa quão rico, famoso ou poderoso possa ser o ímpio, o Senhor o se refere a ele como “palha”).

Salmo 1:5 – Onde há luz as trevas não permanecem

5 Portanto, os ímpios (o Anticristo) não subsistirão no juízo (não serão aceitáveis, por assim dizer), nem os pecadores na congregação dos justos (só aqueles que seguem o “Homem Bem-aventurado”, que é Cristo, são tidos como justos).

Salmo 1:6 – De qual lado você está?

6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos (Cristo e todos os que O Seguem); porém, o caminho dos ímpios (do Anticristo) perecerá (é Cristo ou o Anticristo!).

Conclusão

A ideia passada pelo Salmo 1 permite um momento de autoanálise em relação ao caminho que nós temos trilhado atualmente.

Isso porque, estamos em uma geração muito inconstante e que não se decide sobre o que quer de fato. Se por um lado, age de acordo com a palavra, por outro, tem se deixado levar pelo vento, ignorando completamente a opinião do Senhor.

E o pior: mal sabe que está em trevas quando faz coisas do tipo, porque não há acordo entre escuridão e luz. Nesse sentido, existem apenas dois caminhos para se escolher e em hipótese alguma é possível viver um pouco de cada e ainda se dar bem, uma vez que você sempre será parcial e nunca inteiro.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 1 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *