Salmo 90 Estudo: Aproveite bem o seu tempo

Em uma aparição rara neste livro, Moisés, homem de Deus e líder de Israel, deixa lições importantíssimas no Salmo 90. O cerne da sua oração era exaltar a grandeza de Deus, além de pontuar o quanto passageiro o homem é.

Certamente, Moisés estava passando por um momento de aflição por conta de algum acontecimento com o povo no deserto ou porque se sentia cansado do sofrimento e buscava alívio para sua alma.

Por isso, o salmista pede para que Deus ensine ele e o povo a contar os seus dias e fazê-los alcançar um coração mais sábio. Como também, pede tempos de descanso proporcionais às aflições enfrentadas.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 90:1 – Deus é um refúgio permanente

1 SENHOR, Tu foste o nosso refúgio, de geração em geração. (Moisés diz que o Senhor é nosso “refúgio”, e assim tem sido “de geração em geração”.

É o mesmo que “nele vivemos, e nos movemos, e existimos” [At 17.28]. Em outras palavras, consideramos Deus por tudo.)

Salmo 90:2 – Ele é antes de tudo

2 Antes que nascessem os Montes e formasses a Terra e o mundo, assim, de eternidade a eternidade, Tu é Deus. (Aqueles que passam a vida confiando em sua própria força descobrem que isso é um caminho de esgotamento e dor, mas aqueles que se apoiam no braço de Adonai, Aquele que é Eterno, o caminho é de alegria e regozijo – inclusive nos deserto.)

Salmo 90:3 – A queda não inibe o amor de Deus por nós

3 Tu voltas o homem para a destruição e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. (Considerando que o Segundo Versículo fala da Criação, o Terceiro Versículo fala da Queda. Deus deu ao homem a escolha de comer ou de não comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Disse a Adão e Eva que não deveriam comê-lo, porque, se o comessem, sofreriam como consequência a morte eterna [Gn 2.17]. A última parte deste Versículo é uma petição para que o homem retorne a Deus.)

Salmo 90:4 – Mil anos representam um dia para Deus

4 Porque mil anos diante dos Teus olhos são como o dia de ontem, que aconteceu, e como uma das vigílias da noite. (O homem deve considerar a eternidade como Deus a considera.

Em outras palavras, devemos apoiar nossas ações no que é eterno, em lugar de no que é temporal. Infelizmente, a maioria no mundo vive pelo temporal.)

Salmo 90:5 – Os dias passam rápido

5 Tu Os faz como uma corrente de água; são como sono; como a erva que cresce na manhã. (O Versículo 2 fala da Criação, o Versículo 3 fala da Queda, e o Versículo 5 fala de Noé e do Dilúvio.

No sentido mais amplo, fala-se da morte como uma “corrente de águas”. Fala-se da vida como uma “erva”, que floresce por um curto período de tempo e logo desaparece).

Salmo 90:6 – A vida acompanha o ciclo de uma erva

6 Na manhã floresce e cresce, à tarde, é cortada, e seca. (É a forma que o Espírito Santo descreve a vida do homem.)

Salmo 90:7 – A queda tornou a vida dos homens mais curta

7 Porque pelo Teu furor somos consumidos, e por Tua ira somos turvados. (O “furor” e a “ira” mencionados aqui falam da maldição que Deus pós sobre a raça humana devido à Queda. Deus não pode tolerar o pecado de nenhuma forma.)

Salmo 90:8 – Todos os nossos pecados estão diante do Senhor

8 Pôs as nossas iniquidades diante de Ti, e os nossos pecados ocultos, à luz do Seu Rosto. (Esta Passagem significa que Deus julgará os pecados, tanto os ocultos como os expostos.)

Salmo 90:9 – Todos os nossos dias passam pela ira de Deus

9 Pois todos os nossos dias se vão passando em Tua ira; acabamos os nossos anos como um suspiro. (Este Nono Versículo fala do orgulho quebrado no coração do homem, de sua autossuficiência deposta e de suas energias regidas pela sabedoria.)

Salmo 90:10 – A média de vida dos homens

10 Os dias de nossa vida são de setenta anos; e, em casos de maior vigor, alguns alcançam oitenta anos, mas a sua força é fadiga e pesar, pois eles são cortados logo, e vamos voando.

(A despeito de todas as vanglórias pelas habilidades modernas do homem, o tempo de vida dura basicamente, em média, entre 70 e 80 anos.)

Salmo 90:11 – Quem conhece o poder da ira de Deus?

11 Quem conhece o poder da tua ira? E a Tua indignação, conforme deve ser temida? (Em sua maior parte, os homens não temem a Deus.

Muitos sequer acreditam que dá um Deus. entretanto, há um Deus, e Ele fará exatamente o que Ele tem dito na Sua Palavra. Seu Poder é Absoluto, mas não arbitrário.)

Salmo 90:12 – O coração sábio vem do aproveitamento correto dos nossos dias

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que o nosso coração adquira a sabedoria. (Em visto da perigosa condição do homem e de seu curto período de vida, Moisés suplica ao Senhor que “nos ensine” [a vivenciá-los sabiamente]. Este Versículo resume o clamor do coração humano, mas, infelizmente, poucos se empenham nisto.)

Salmo 90:13 – O pedido pela restauração da comunhão

13 Volta-Te para nós, ó SENHOR; até quando? E aplaca-Te para com os Teus servos. (O contexto misterioso dos Versículos 3 a 12 faz com que o ensinamento nos Versículos 13 a 17 seja mais precioso à fé.

O ensinamento é que a única esperança para a Terra e seus habitantes se encontra na vinda do Messias. Seu Advento compensará todas as calamidades do deserto nesta noite de dor e sofrimento, e Ele dotará o homem de uma nova natureza moral, a fim de que as obras das mãos do homem resultem só no bem.)

Salmo 90:14 – A benignidade de Deus traz satisfação

14 Sacia-nos logo com a Tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos em todos os nossos dias. (O sentido deste Versículo consiste em que não há outra satisfação como a “Benignidade” de Deus. Só quando somos receptáculos disso podemos “nos regozijar em todos os nossos dias”.)

Salmo 90:15 – A alegria na mesma proporção das dificuldades

15 Alegra-nos conforme os dias que nos afligiste e pelos anos em que vimos o mal. (Este deve ser o clamor de todos os homens, inclusive dos Cristãos mais consagrados. Moisés pediu que os dias de aflição não fossem mais numerosos do que os dias de alegria.)

Salmo 90:16 – Que a obra do Senhor seja vista novamente

Apareça em Teus servos a Tua obra, e a Tua glória sobre seus filhos. (O sentido deste Versículo é muito mais amplo do que nos damos conta no princípio. É o seguinte:

  1. Que nossos fracassos não detenham a “Sua Obra”;
  2. Que a próxima geração conheça a “Sua Obra”.

Salmo 90:17 – Faz os nossos esforços prosperarem

17 E seja sobre nós a formosura do senhor NOSSO Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra de nossas mãos. (O sentido deste Versículo é que não há “formosura” alguma na Terra, com exceção da que é dada pelo Senhor.

Além disso, a “obra de nossas mãos” não é nada, a menos que tenha sido estabelecida Por Deus.)

Conclusão

Por fim, toda a oração do salmista Moisés relatada no Salmo 90 deixa reflexões importantes para nós. A principal delas é sobre a maneira de aproveitarmos os nossos dias, principalmente em tempos difíceis e sem uma perspectiva próxima de melhora.

Nestes dias podemos ficar mal, angustiados e desanimados, porém, se você parar para pensar, nada disso vai mudar a situação na qual você está vivendo. Muito pelo contrário, é bem provável que ao agir assim você fique ainda mais fraco, ainda mais ressentido e pense até mesmo em desistir.

Por outro lado, quando puxamos nossa mente para o presente, para o que pode ser feito no dia de hoje exclusivamente, você começa encontrar ânimo e sabedoria para lidar melhor com essa fase. A visão do futuro é o que mais atrapalha as pessoas a agirem certo no presente, portanto, assim como o salmista, peça ajuda para aprender a contar bem os seus dias e viver com sabedoria em tempos de aflição.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 90 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *