Salmo 5 Estudo: Os justos podem descansar, porque Deus os protege

Uma coisa é certa: se estamos em Deus, vivendo de maneira reta aos seus olhos, seremos protegidos de qualquer circunstância adversa, inclusive, quando ela é proveniente de perseguições. O Salmo 5 deixa bem clara essa ideia, dando ênfase tanto para a bondade do Senhor sobre os justos quanto para o desprezo dele em relação aos malfeitores a partir da oração do rei Davi.

O salmista apresenta sua situação para o Senhor como de costume, isto é, com muita confiança, porque acreditava plenamente nessa diferença de tratamento entre justos e ímpios. Ainda que aparentemente os malfeitores estavam bem e trazendo vários problemas para ele.

Da mesma forma, precisamos nos estabelecer nesse estado de espírito de confiança para não só lidar com o problema, mas crer no cuidado de Deus disponível para quem crê nele. Confira!

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 5:1 – Considere minha meditação

1 Escuta, ó Senhor, as Minhas palavras; considera a Minha meditação. (Visto que o Quarto Salmo é um Salmo noturno, uma oração ao Senhor com respeito à noite que se aproxima, o Quinto Salmo é um Salmo matutino.

Davi acordava para meditar em Deus e orar. Isto também está relacionado a Cristo [Is 50.4].)

Salmo 5:2 – A ti orarei

2 Atende à Voz do Meu clamor, Rei Meu e Deus Meu, pois a Ti orarei (descobrimos, nestes Salmos, quão forte era a vida de oração de Davi e também a de nosso Salvador).

Salmo 5:3 – Elevarei o meu olhar

3 Ó Senhor, pela manhã ouvirás a Minha Voz; pela manhã apresentarei a Ti a minha oração e elevarei o Meu olhar (ele “elevará o olhar” simplesmente porque a ajuda vem do Alto; nunca esqueçamos isso).

Salmo 5:4 – O mal não habita junto a Ti

4 Porque Tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem habitará o mal junto a Ti (não havia maldade ou perversidade no Messias; havia uma terrível maldade e perversidade em Israel).

Salmo 5:5 – Os insensatos e pecadores não serão tolerados por Deus

5 Não estarão os insensatos diante de Teus Olhos; Tu aborreces a todos os que praticam a iniquidade (os Israelitas se tornaram tolos e rejeitaram o Messias; em consequência, eles não puderam permanecer na Presença de Deus; Deus não pode tolerar a maldade ou a perversidade nem mesmo naqueles que Ele considera Seus “escolhidos”).

Salmo 5:6 – A destruição dos mentirosos, assassinos e fraudulentos

6 Destruirás os que falam a mentira ; o Senhor abominará o homem sanguinário e fraudulento (isso tem duplo sentido; primeiro fala de Aitofel, que traiu a Davi; ele era o conselheiro mais próximo de Davi; e segundo, e sobretudo, refere-se a Judas, o Discípulo do Senhor que O traiu).

Salmo 5:7 – Por causa da sua grande misericórdia entrarei na sua casa

7 Porém, Eu pela grandeza da Tua misericórdia entrarei em Tua Casa; e em Teu temos, Eu me inclinarei para o Templo da Tua Santidade (o “Templo” mencionado aqui é o Templo Celestial, voltado para o qual Davi orava; o Templo terreno o qual Jesus visitava [Jo 2.16]; Ele chegou a esta “casa” em “misericórdia” e “temor” e a purificou de seus mercadores).

Salmo 5:8 – Guia-me e remova os obstáculos do meu caminho

8 Guia-me, Senhor, em Tua justiça, por causa dos Meus inimigos; endireita diante de Mim o Teu caminho (quando Jesus purificou o Templo, não teve temor de Seus “inimigos” porque Ele foi guiado pelo Espírito Santo devido à Justiça).

Salmo 5:9 – Os inimigos são inteiramente maus

9 Porque não há retidão em sua boca (a dos Fariseus); suas entranhas são verdadeiras perversidades; sepulcro aberto é sua garganta (a dos Saduceus); com sua língua lisonjeiam (a dos Herodianos).

Salmo 5:10 – Pune os pecadores Deus

10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; pela multidão de suas rebeliões lança-os fora, porque se rebelaram contra Ti (em todo caso, esta oração foi respondida.

Aitofel se suicidou. Absalão morreu na batalha em que tentou derrotar Davi. Do mesmo modo, Judas se suicidou, e Israel foi destruído no ano 70 d.C.).

Salmo 5:11 – Alegrem-se todos que se refugiam no Senhor

11 Porém se alegrarão todos os que confiam em Ti; para sempre exultarão com vozes de júbilo, porque Tu os defendes; e em Ti se regozijam os que amam o Teu Nome (esta Passagem se refere à Ressurreição do Senhor Jesus Cristo e também à Ressurreição de Davi, que foi ressuscitado de uma possível destruição.

Davi depositou sua confiança no Criador, e o Senhor o restaurou ao trono).

Salmo 5:12 – A benção e proteção de Deus estão sobre os justos

12 Porque Tu, ó Senhor, abençoarás o Justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo. (O “escudo” aqui se refere a um de tamanho maior, que cobre o corpo inteiro.

Este escudo é o favor e a Graça do Senhor. O “Justo” é o Senhor Jesus. Todos os que estão Nele também são abençoados.)

Conclusão

Por fim, a grande verdade é que não há como os inimigos prevalecerem contra os justos de Deus. Como vimos no Salmo 5 estudo, há uma grande diferença no tratamento para ambos e à medida que você ora e entra em uma constância de confiança em Deus, pode ser livre de imediato da inquietação trazida por momentos de dificuldade. Davi sempre encontrou forças em Deus para continuar, assim como todos os heróis da fé ao longo de toda história.

O descanso em Deus é para nos livrar das aflições, mas principalmente para nos fazer encontrar paz em meio a elas. Toda dificuldade é um termômetro do nosso nível de fé, porque deixa a seguinte escolha: maximizar o problema ou maximizar Deus.

Portanto, confie na proteção divina. Os malfeitores não prevalecerão e você vai encontrar paz antes mesmo de ver seu livramento acontecer na realidade.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 5 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *