Salmo 42 Estudo: Alinhe sua alma com sua fé

Você conversou com sua alma alguma vez? Essa parece uma pergunta incomum, mas independente da sua resposta, o fato é que existe uma necessidade de alinhamento entre ela e a nossa fé, e no Salmo 42 veremos um pouco sobre isso. Davi estava em um momento difícil da sua jornada por conta da opressão dos seus inimigos e descreve todo o sentimento dele na presença de Deus.

Ao mesmo tempo, o salmista também conversa com sua alma, porque ela era contrária ao que sua fé o fazia enxergar naquele momento. O desafio de Davi era o seguinte: não permitir que seus sentimentos, emoções e pensamentos dominassem seu coração, já que dessa maneira ele caminharia para desistência, abandonando sua fé no Senhor.

Por isso, ele questiona sua própria alma para fazê-la ser coerente com sua fé e não com os acontecimentos. Da mesma forma, a fé é capaz de consolar nossa razão na dificuldade e você pode usá-la para não se apegar tanto ao sentido do que ocorreu, mas em sua confiança em Deus.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 42:1 – O anseio pelo Senhor

1 Como o cervo (a corça) brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha Alma por Ti, ó Deus.

Estes é o Primeiro Salmo do Livro de Êxodo [em Salmos]. O Livro de Êxodo [do Pentateuco] começa com pessoas que estavam oprimidas e que desejavam a libertação; do mesmo modo, este Salmo começa com Davi oprimido e desejo da libertação.

Esta é a primeira parte de dez Salmos escritos para os filhos de Corá. Realmente não é dito que os filhos de Corá escreveram os Salmos, e sim insinuado que eles os cantaram.

Embora não seja mencionado, provável é que Davi tenha escrito este Salmo e talvez alguns, ou todos os outros de Corá. Corá morreu sob a ira de Deus [Nm 16.31], mas seus filhos foram perdoados [Nm 26.11].

Assim, estes Salmos especiais contam da Graça redentora. É muito provável que este Salmo tenha sido composto quando Davi fugia de Absalão.

Davi foi isolado do culto no Tabernáculo em Jerusalém, onde estava a Arca de Deus. A esta altura, é provável que ele não tivesse conhecimento se ia ser restabelecido ou não ao trono.

Já no começo do Salmo, sentimos o clamor do coração do homem que quer mais de Deus do que qualquer outra coisa.)

Salmo 42:2 – A minha alma tem sede da presença de Deus

2 A minha Alma tem sede de Deus, do Deus Vivo; quando entrarei e Me apresentarei diante de Deus (este Salmo é uma alegoria de Israel fora de um relacionamento de Aliança com o Senhor e sofrendo a opressão do Anticristo. Nesse momento, ela buscará a libertação de Deus, o Elohim.

Quer dizer que o Messias, a Quem este Salmo representa, chora por Israel; e, como Redentor, Ele chora por todos nós.)

Salmo 42:3 – Lágrimas como alimento diário

3 As Minhas Lágrimas são o Meu pão de dia e de noite, enquanto Me dizem todos os dias: Onde está o Teu Deus? (Isto foi dito a Davi, em sua hora mais escura, e também a Cristo pelos líderes religiosos de Israel, quando ele estava na Cruz.

Além disso, o anticristo e seus servos dirigirão este mesmo insulto aos infelizes filhos de Israel no “Tempo de Angústia para jacó” vindouro [Jl 2.17].)

Salmo 42:4 – A lembrança de bons momentos

4 Ao me recordar destas coisas, a Minha Alma se derrama dentro de Mim; pois Eu havia ido com a multidão; ia com eles até a Casa de Deus, com voz de alegria e de louvor, com a multidão em festa (Davi disse: “Ao me recordar”!

Igualmente, refere-se a Cristo, que Se recorda dos tempos de adoração, antes que Ele começasse Seu Ministério Público e, com isso, viesse a rejeição de Israel!).

Salmo 42:5 – O diálogo com a alma

5 Por que Te abates, ó Minha alma, e Te conturbas em Mim? Espere em Deus, pois ainda O louvarei outra vez pela salvação da Sua Presença (Davi tem fé e a confiança de que ele será restabelecido ao trono, e assim ocorreu!)

Salmo 42:6 – O abatimento não diminuía a confiança de Davi

6 Ó meu Deus, a Minha Alma está deprimida dentro de Mim, por isso Me recordo de Ti desde a terra do Jordão e desde os Hermonitas, do monte de Mizar (“o monte de Mizar” jaz entre o Monte Hermon e o Rio Jordão, muito longe de Jerusalém; não importa quão longe Davi estava do Tabernáculo, ele ia continuar recordando e adorando).

Salmo 42:7 – O desconforto traz mudanças profundas

7 Um abismo chama outro abismo, à voz das tuas catadupas; todas as Tuas ondas e as Tuas vagas têm passado sobre Mim (como efeito, Davi diz nesta declaração que às vezes teremos que estar em um profundo desassossego antes de que possamos ser introduzidos nos assuntos profundos de Deus.

Quando ocorre este profundo desassossego, é como se fôssemos lançados dentro de uma espécie de “tornado”, que nos suga e revolve por toda parte; estamos indefesos, não abstante, é imprescindível se quisermos chegar ao lugar de consagração total).

Salmo 42:8 – Quem ora sempre nunca desfalece

8 De dia, mandará o Senhor a Sua misericórdia e, de noite, a Sua canção estará Comigo, uma oração ao Deus da Minha Vida (durante o dia, Davi sentia a bondade do Senhor, e continuamente a sentia; de noite, ele cantava os Salmos, e orava para dormir).

Salmo 42:9 – Uma oração sincera

9 Direi a Deus, Minha Rocha: Por que Te esqueceste de Mim? Por que ando Eu enlutado pela opressão do inimigo? (Este Versículo não só retrata os problemas de Davi, mas também o sofrimento futuro de Israel sob o anticristo; de fato, o sofrimento será tão severo que os Israelitas pensarão que as Promessas de Deus a Abraão, Isaque e Jacó caíram no esquecimento.)

Salmo 42:10 – A indignação proveniente dos insultos

10 Como uma espada quebrando Meus Osos, os Meus inimigos Me afrontam, dizendo-Me a cada dia: Onde está o Teu Deus? (Os inimigos de Davi não só disseram isto a ele, “onde está o Teu Deus?”, mas também o disseram a Cristo, quando Ele foi pendurado na Cruz.

O Anticristo também dirá isso a Israel durante a Batalha do Armagedom, quando parecerá que o povo escolhido vai ser completamente aniquilado. E, finalmente, às vezes nos dizem o mesmo na atualidade.)

Salmo 42:11 – Espere em Deus minha alma

11 Por que Te abates, ó Minha Alma, e por que Te conturbas dentro de Mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei; ele é a Salvação da Minha face e o Meu Deus. (Por Fé, Davi afirma a restauração, quer dizer, a “Salvação”.

Do mesmo modo, na Segunda Sua Vinda, o Senhor trará “Salvação” a Israel. E corresponderá com a Mesma a todos os que confiam Nele.)

Conclusão

Por fim, existe uma chave muito importante para nossa jornada de fé nos versos de Salmo 42. O abatimento diante das adversidades é comum, porém, ele não pode permanecer norteando o nosso comportamento por muito tempo.

Isso porque, o que deve conduzir a nossa maneira de lidar com os obstáculos no caminho é a nossa fé em Deus e não o sentido natural das coisas. E, não há outro modo de escapar dos sentimentos de angústia, dor e desespero promovidos por esses momentos, a não ser com uma busca mais intensa pelo Senhor e sua presença.

Ainda que tudo estivesse indo de mal a pior, o salmista colocava como o seu maior anseio o próprio Deus, o simples fato de estar em tua presença. Nesse sentido, não se estabeleça em suas próprias forças para entender ou querer vencer qualquer provação da sua vida. Pelo contrário, se apoie no Senhor e faça sua alma ser subjugada pela sua fé.

Recomendado

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 42 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito bom, principalmente a CONCLUSÃO DO ESTUDO. Acho que isto se aplica a estados depressivos.