Salmo 4 Estudo: o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele

Em uma dos períodos de perseguição, Davi realizou essa oração descrita no Salmo 4. Mais uma vez, é impressionante como o salmista era convicto na proteção divina e se esforçava ao máximo para não ser abalado de alguma forma.

Ele estava certo de que o Senhor iria ouvir o seu clamor por justiça contra os malfeitores e o daria paz para encarar essa dificuldade. Além disso, Davi dá conselhos para quem está passando por algo similar, falando sobre como é importante refletir nesses momentos em vez de se deixar levar pela ira. Como também, continuar em obediência, confiando no agir sobrenatural de Deus para livrá-los.

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 4:1 – Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração

1 Responde-me quando eu clado, ó Deus da Minha justiça; estando na angústia, Tu me deste largueza; tem misericórdia de Mim e ouve a minha oração (Davi redigiu este Salmo na mesma ocasião em que redigiu o Salmo 3, quando Absalão se rebelou; assim como Davi clamou ao Senhor, o Senhor Jesus clamou a Deus na mesma maneira quando os Escribas e os Fariseus, no espírito de Absalão, vieram contra Ele).

Salmo 4:2 – Uma perseguição sem fundamentos

2 Filhos dos homens, até quando convertereis a Minha honra em infâmia? Até quando amareis a vaidade e procurareis a mentira? (Selá) (Mentir quer dizer não dizer a verdade. Os pecados listados neste Versículo são os motivos por que Absalão se rebelou contra seu pai; os Escribas e os Fariseus se rebelaram contra Cristo; e todos os homens se rebelaram contra Deus.)

Salmo 4:3 – O Senhor aparta para si aquele que é justo

3 Saibam, pois que o Senhor apartou para Si aquele que é Justo; o Senhor ouvirá quando Eu clamar a Ele (o Senhor apartou Cristo como Sua Própria Propriedade – faz Dele um tema importante da Graça e Providência; Ele fará o mesmo a todos os que verdadeiramente seguem Cristo).

Salmo 4:4 – Reflita durante a noite e permaneça em silêncio

4 Tremei, e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos (Selá)

(Possivelmente isto foi dirigido aos seguidores fiéis de Davi, que o aconselhavam a reprimir sua ira [2Sm 16.9], [2Sm 18.5-15]. Também quando O insultavam, Jesus não lhes devolvia o insulto [1Pe 2.23].)

Salmo 4:5 – Faça o que é certo e confie em Deus

5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor (com efeito, Jesus está dizendo que Ele aconselhou os Fariseus a estarem em comunhão consigo mesmos, a ficarem quietos, em verdadeira conversão, e a oferecerem sacrifícios justificados, e não ablações vãs).

Salmo 4:6 – Que a luz do seu rosto brilhe sobre nós

6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Eleva sobre nós, ó Senhor, a luz do Teu Rosto (nós, homens, sempre procuramos o bem, embora realmente não saibamos o que é nosso verdadeiro bem; o verdadeiro bem é que resplandeça sobre nós a luz do Rosto de Deus).

Salmo 4:7 – A alegria superior a qualquer outra

7 Puseste alegria no Meu Coração mais do que no tempo em que se multiplicou o seu trigo e o seu vinho (as maiores Bênçãos são espirituais, e não materiais).

Salmo 4:8 – A convicção na proteção divina

8 Em paz Me deitarei e, deste modo, dormirei, porque só Tu, Senhor, Me fazes habitar em segurança (até diante de intensas dificuldades, Davi se deitou em perfeita paz, e imediatamente dormiu; o Senhor também, porque Ele é o Príncipe e O Que Aperfeiçoa a Fé [Lc 21.37], [Hb 12.2]).

Conclusão

Por fim, em dias de insegurança, medo ou domínio de qualquer um sentimento, é importante lembrarmos dessa oração do Salmo 4 estudo.

Ainda que não seja possível ver coisas boas diante dos seus olhos, a luz do Senhor permite você enxergar além da perseguição, além dos problemas, além da enorme dificuldade que você está enfrentando.

Deus separa seus fiéis para si e pode não só livrá-lo da perseguição, mas também fazê-lo ir para uma jornada extraordinária.

No entanto, assim como Davi, precisamos puxar nossa mente para uma perspectiva de fé, não deixando a ira ou qualquer outro sentimento dominar, mas crendo no mover sobrenatural do Eterno. Dessa forma, mesmo em meio ao caos você descansará em segurança.

Se você chegou até aqui, é porque você realmente é uma pessoa que está estudando a Bíblia e tendo grande interesse em entender melhor a Palavra de Deus, sendo assim, te convido a conhecer o nosso treinamento onde você irá conhecer sua Bíblia de forma profunda e entender com mais facilidade, tendo acesso a mais de 50 aulas em vídeo com o Professor André Lourenço do Instituto Carisma, entrará para o nossa comunidade exclusiva de alunos podendo conversar com Pastores, Pregadores, Professores e Estudantes da Bíblia de todo o Brasil e mundo , receberá materiais de apoio em livros e muito mais… Clique Aqui e Faça Parte!!

Escrito na imagem: Salmo 4 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *