Salmo 46 Estudo: O refúgio e fortaleza dos homens é Deus

A paz encontrada em Deus é um dos fatores determinantes na conduta do crente em momentos de dificuldade e o Salmo 46 estudo deixa claro como é possível descansar no Senhor dando ênfase para seus grandes feitos.

Existe uma inclinação natural humana para o sofrimento, desespero, inconstância e outras nuances que remetem à dor na adversidade.

Contudo, há um Deus pronto para nos socorrer, dar força e ser um verdadeiro refúgio para nós.

Fazendo com que a gente enxergue além do que os olhos podem ver, tenha grandes aprendizados e saia da provação ainda mais forte para viver um tempo extraordinário.

Salmo 46 Estudo

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 46:1 – Deus é refúgio e fortaleza

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. (Existem provas de que este Salmo foi escrito quando Jerusalém foi sitiada pelos Assírios.

É bem possível que o Espírito Santo o tenha dado a Ezequias nesse momento, através de Isaías, em Jerusalém, promovido pelo Anticristo, na Batalha do Armagedom [Zc 14.1-3].)

Salmo 46:2 – Não temeremos

2 Portanto, não temeremos, ainda que a Terra seja removida; ainda que transportem os Montes para o meio dos mares (esta declaração se refere ao “temor” que aflige todo Cristão num momento ou no outro);

Salmo 46:3 – Em Deus somos inabaláveis

3 ainda que as águas rujam e se perturbem; ainda que os Montes se abalem por causa de sua braveza. (Selá) (Pelo emprego dessas declarações descritivas, o Espírito Santo aponta quão fortes eram os esforços de Satanás.)

Salmo 46:4 – Os rios que promovem alegria na cidade de Deus

4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o Santuário dos Tabernáculos do Altíssimo (isto acontecerá na Era do Reino Vindouro, quando um verdadeiro rio fluirá do Templo, do Altar, em direção ao Mar Morto, com uma bifurcação do rio indo para o Mediterrâneo.

Por conseguinte, o Mar Morto [como é chamado agora] já não será morto, mas transbordará com vida; em certo sentido, esse rio simboliza o Espírito Santo, o Único Que produz vida, porque Cristo é a Fonte, e a Cruz é o meio [Cl 2.14-15])

Salmo 46:5 – Onde Deus está existe proteção

5 Deus está no meio dela; não será abalada. Deus a ajudará, já ao clarear da manhã (refere-se à invasão dos Assírios sob o comando de Senaqueribe, e também ao anticristo, que ainda está por vir).



Salmo 46:6 – Apesar da confusão no mundo, Deus permanece no domínio

6 Os gentios se embraveceram; moveram-se os reinos; Ele levantou a Sua Voz, e derreteu-se a Terra. (em Isaías 37, é feita menção à ira dos “pagãos”.

Como já foi dito, refere-se a Senaqueribe. Refere-se também a um cumprimento maior, diante a Batalha do Armagedom, quando o Senhor levantar a Sua Voz diante de Seus exércitos e derrotar as nações enfurecidas que rodeiam Jerusalém [Zc 14] [ Ap 19.11-21].)

Salmo 46:7 – O Senhor está entre nós

7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o nosso baluarte é o Deus de Jacó. (Selá) (A razão da vitória de Israel é o “Senhor dos Exércitos”.

Acontece o mesmo na atualidade, mas de uma maneira um pouco diferente. A Fé nessa Obra consumada garante a vitória proporcionada pela Cruz.)

Salmo 46:8 – Contemple a grandeza de Deus em sua obras

8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na Terra (tem a ver com a Grande Tribulação e corresponde aos “sete selos” e às “sete trombetas”, etc.)

Salmo 46:9 – A paz vem do Senhor

9 Ele faz cessar as guerras até os confins da Terra; quebra o arco, corta a lança e queima os carros no fogo (isto acontecerá no começo da Era do Reino; Jesus Cristo é o Príncipe da Paz; Ele Sozinho trará a paz [Is 2.2-4] [Mq 4.1-8]).

Salmo 46:10 – Aquiete-se diante de Deus

Estejai quietos e sabei que Eu Sou Deus/ serei exaltado entre os Gentios; exaltado serei na Terra (foi exatamente o que aconteceu com Senaqueribe, e é exatamente o que acontecerá na Segunda Vinda).

Salmo 46:11 – Deus é a nossa fortaleza

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá) (Para a mente auto-justificada, pode parecer que Deus fala de Si mesmo como se fosse o “Deus de Israel”, em lugar de o “Deus de Jacó”, considerando-se o que significa o nome Jacó.

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Entretanto, “Jacó” é o que somos; e “Israel” é o que só Deus pode fazer de nós.)

Conclusão do Estudo

A essência da mensagem descrita nos versos do Salmo 46 estudo traz uma importante pergunta para nós: Qual é o seu nível de confiança em Deus?

Por vezes, podemos achar que o nosso atual nível de fé é o bastante para vivermos bem e de acordo com a vontade de Deus, mas é principalmente nas dificuldades que o nível da nossa confiança se revela.

A inquietude nesses momentos denuncia uma falta de confiança no poder de Deus, no controle absoluto Dele sobre cada situação.

Além de impedir o cuidado divino para que encontremos forças para continuar e finalmente superar as mazelas da vida.

Por outro lado, quando você consegue sentir paz mesmo em meio ao caos, é sinal de que sua fé não está atrelada ao momento que você está vivendo, mas na grandeza do Eterno e sua capacidade de cuidar de quem o serve.

Portanto, traga para sua mente todos os atributos de Deus, os planos Dele para sua vida, o que Ele fez ao longo de toda a história e aquiete-se diante do Senhor.

Porque o mesmo Deus de antes, que esteve bem presente nos momentos de angústia dos heróis da fé e que certamente também abençoou você de algumas formas, está com você agora e te fará vencer neste tempo de aflição.

Escrito na imagem: Salmo 46 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *