Salmo 122 Estudo: A Casa do Senhor

O salmo 122 estudo, que compõem os cânticos dos degraus, descreve a alegria do peregrino ao chegar em Jerusalém para louvar a Deus.

Jerusalém era o centro político e religioso das tribos de Israel. O povo se orgulhava e se regozijava em adorar a Deus neste lugar.

As grandes festas religiosas reuniam os judeus de todos os lugares para render graças ao Senhor pelos seus grandes feitos.

Além de expressar a alegria de estar na casa de Deus, o salmista nos convoca a interceder pela paz de Jerusalém e pela sua prosperidade.

Salmo 122 Estudo

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Salmo 122:1 – A Alegria ao Prestar Culto ao Senhor

1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos á Casa do SENHOR. (O coração do Messias, entristecido pelos longos séculos de incredulidade de Israel, é agora alegrado por seu clamor: “Vamos á Casa do Senhor”.)

Salmo 122:2 – Dentro das tuas Portas

2 Os nossos pés estão plantados dentro das tuas portas, Ó Jerusalém. (A Visão pertence ao futuro, mas a fé faz presente o que a Graça promete.)

Salmo 122:3 – Lugar ideal de Adoração

3 Jerusalém está edificada como uma cidade que está firme (esta declaração, em forma abreviada, exclama o fato de os enormes problemas de Jerusalém no passado não mais existirem.)

Salmo 122:4 – Onde as tribos se reúnem para adorar ao Senhor

4 Para lá sobem as Tribos, as Tribos do SENHOR, conforme o testemunho dado a Israel, para exaltar o Nome do SENHOR. (Aqui, em Jerusalém, e nos referimos á Era do Reino, as doze Tribos de Israel, redimidas e com corações novos, apresentam-se como adoradores.)

Salmo 122:5 – Tronos do Juízo

5 Pois ali estão os Tronos do Juízo, os Tronos da Casa de Davi. (Este Trono será colocado em Jerusalém. Isto significa que o governo do mundo estará sobre o Ombro do Messias (Is 9.6). )

Salmo 122:6 – Oração de intercessão a favor de Jerusalém

6 Orai pela paz de Jerusalém, prosperarão aqueles que te amam. (Esta ordem dada pelo Espírito Santo deve ser obedecida por todos os Cristãos. A prosperidade é prometida a todos os que Lhe obedecem (Gn 12.3).)

Salmo 122:7 – Oração para que a paz e a prosperidade sejam promovidas

7 Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro de teus palácios. (O Espírito Santo, no Versículo 6, não só nos diz para orarmos pela paz de Jerusalém, mas também nos ensina que oração que devemos fazer. Está precisamente neste Sétimo Versículo.)


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Salmo 122:8 – Amor fraternal pelos irmãos

8 Por amor de meus irmãos e meus companheiros, agora direi: Que a Paz esteja em ti. (Duas perfeições do coração do Messias aparecem nos dois últimos Versículos-sua sensibilidade á voz do Espírito Santo é seu afeto pelo povo da eleição Divina.)

Salmo 122:9 – Jerusalém: o centro de adoração a Deus

9 Por causa da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem. (Este Cântico é para Davi. Tem a ver com Davi, quer dizer, com o Verdadeiro Davi, o Messias.)

Conclusão do Estudo

Com este salmo percebemos que a Casa de Deus dever ser um local onde a paz, o amor fraternal e a alegria criem um ambiente onde existam a comunhão entre os irmãos, com Deus e promovam o bem.

Independentemente da estrutura física (grandes templos ou um pequeno quarto), a Casa de Deus é o lugar onde a adoração e o louvor verdadeiro são promovidos pelo povo de Deus.

Além disso, é neste lugar que intercedemos uns pelos outros. Intercedemos pela nossa nação e pela paz.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores:


Esta paz não é a ausência de conflitos e aflições e a certeza de que, apesar dos contextos não favoráveis, Jesus está conosco e nos garante segurança nas tempestades, proteção em meio a guerra e consolo nos momentos de dor.

Considere ler também:

Estudo de Mateus 24: A Vinda do Messias e os Sinais do Fim

Escrito na imagem: Salmo 122 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz.

Conteúdo do Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *