Lucas 5 Estudo: A Pesca Maravilhosa Providenciada por Jesus

Em Lucas 5 estudo, veremos que por onde Jesus passava, ele impactava, para sempre, a vida dos que o tinham encontrado.

Seja em um acontecimento coletivo como a pesca maravilhosa ou na experiência individual como foi com o leproso, o Grande Mestre mudava a perspectiva das pessoas.

Jesus operou grandes feitos e continua operando ainda hoje. O convite que Ele nos faz é segui-lo. Que tenhamos a mesma fé dos discípulos que, deixando tudo para trás, seguiram o Mestre.

Lucas 5 Estudo

Recado importante: Para melhor interpretação deste estudo, destacamos na cor vermelha as partes das explicações de cada versículos, então fiquem atentos e bom estudo.

Lucas 5:1 – A multidão se ajunta para ouvir a Jesus

1 Aconteceu que, apertando-_ a multidão, para ouvir a Palavra de Deus, estando Ele junto ao lago de Genesaré (o Mar da Galileia),

Lucas 5:2 – Lavando as redes

2 E viu dois barcos que estavam junto à praia do lago (dois entre muitos); e os pescadores tendo descido deles, estavam lavando suas redes (Pedro, André, Tiago e João tinham pescado a noite inteira e nada apanharam).

Lucas 5:3 – Jesus ensina a multidão

3 E, entrando num destes barcos, o qual era de Simão (revela que Ele já havia pedido esse barco emprestado para servir como plataforma ou púlpito), pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se (um costume naquele tempo), ensinava do barco a multidão.

O MILAGRE

Lucas 5:4 – Lançai as vossas redes

4 E, quando acabou de falar (de Pregar e ensinar), disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar (isso veio como uma surpresa para esses pescadores; eles tinham pescado a noite inteira e não pescaram nada, de modo que devem ter-se perguntado o que Ele estava fazendo; de fato, Ele ia pagar pelo uso do barco; Deus nunca ficará devendo nada ao homem).

Lucas 5:5 – A confiança de Simão Pedro na palavra de Jesus

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a Tua Palavra, lançarei a rede

(a ideia é que Pedro jamais se daria ao trabalho de atirar a rede por ordem de outra pessoa que não fosse Jesus).

Lucas 5:6 – O grande milagre

6 E, fazendo assim, colheram tão grande quantidade de peixes, que a rede se rompia (tantos peixes que fizeram com que a rede se rompesse).

Lucas 5:7 – Os barcos ficaram cheios de peixes

7 E fizeram sinal aos companheiros (Pedro e André acenaram a Tiago e João), que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar.

E foram, e encheram ambos os barcos, de tal maneira que quase iam a pique (Cristo tinha o mesmo poder sobre os peixes do mar que ele tinha sobre as rás, os piolhos e os gafanhotos do Egito).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Lucas 5:8 – Temor de Simão Pedro

8 E vendo isto Simão Pedro (revela que o efeito dessa lição não é que Simão passou a ter-se em alta estima, mas em baixa; esse é sempre o efeito da manifestação do Poder e da Graça de Deus na consciência do homem caído),

prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Aparta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador (mostra esse milagre revelando a incredulidade oculta no coração do Simão; isso porque, sem dúvida quando lançava as redes ele havia dito para si mesmo: “Não pescaremos nada”).

Lucas 5:9-10 – Pescadores de Homens

9 Porque o espanto tinha se apoderado dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca dos peixes que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E Jesus disse a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores:


(É o primeiro caso registrado de Jesus ter usado as palavras “não temas”, com Seus Discípulos; Sua declaração os elevava a serem pescadores de homens, e constituiu o chamado deles para o Discipulado, e também como Apóstolo).

Lucas 5:11 – Deixaram tudo e seguiram a Jesus

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e O seguiram (quer dizer que eles fizeram isso imediatamente).

JESUS CURA UM LEPROSO

Lucas 5:12 – Se quiseres, podes limpar-me!

12 E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra (o homem estava no último estágio da lepra; na verdade, estava a ponto de morrer), vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.

(Ele expressou dúvida quanto à disposição de Jesus, e não quanto ao Seu Poder; nesse tempo, muitos Judeus, sabendo que a lepra era um tipo de pecado, nem mesmo criam que um leproso pudesse ser salvo; daí, a declaração desse leproso a respeito da disposição de Cristo para curá-lo).

Lucas 5:13 – O homem foi curado da lepra

13 E Ele, estendendo a Mão, tocou-lhe dizendo: Quero, sê limpo (Sua resposta e ação estabeleceram para sempre a questão quanto à Vontade de Deus com respeito à cura dos doentes).

E logo a lepra desapareceu dele (no Grego, a estrutura dessa frase expressa que foi a Palavra de Jesus que curou o homem, de modo que, quando Ele o tocou, a cura já havia ocorrido).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Lucas 5:14 – Mostra-te ao Sacerdote

14 E ordenou-Lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao Sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho (diz respeito à Lei da purificação do Leproso [Lv 14]).

Lucas 5:15-16 – A fama de Jesus se propaga

15 Porém a Sua fama se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para O ouvir, e para ser Ele curada de suas enfermidades.

16 Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava (se Jesus tinha que orar, o que dizer de nós?!).

CURA E PERDÃO

Lucas 5:17 – A virtude do Senhor estava com ele para curar

17 E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados Fariseus e Doutores da Lei, os quais tinha vindo de todas as aldeias da Galileia, e da Judeia e de Jerusalém (já a grande aposição iria começar).

E a Virtude do Senhor estava com Ele para curar (a implicação é que os doentes estavam sendo curados mesmo sem que Jesus se dirigisse às suas enfermidades ou doenças; o Espírito de Deus que emanava Dele subjugava as enfermidades e doenças; em outras palavras: Sua mera Presença trazia a cura).

Lucas 5:18 – Um grupo de homens trazem um paralítico sobre uma cama

18 E eis que uns homens, que traziam numa cama um homem que estava paralítico (quatro homens, segundo Marcos atesta; o homem tinha certo tipo de “paralisia”), e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante Dele (o lugar estava tão cheio de gente que não conseguiram entrar na casa).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Lucas 5:19 – Os homens usaram o telhado para levar o paralítico até Jesus

19 E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado (naquela parte do mundo, as casas normalmente tinham o telhado plano), e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus (provavelmente, eles ampliaram uma abertura que havia no telhado).

Lucas 5:20 – Teus pecados estão perdoados

20 E, vendo Ele a Fé deles (na Fé verdadeira sempre há ação), disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados (indica que a deplorável condição física do doente era devido à sua vida pecaminosa; no entanto, Jesus o tratou com a maior bondade).

Lucas 5:21 – Quem pode perdoar pecados?

21 Então os Escribas e Fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados a não ser Deus?

(Havia uma atmosfera hostil na sala, e nosso Senhor a sentia. O que eles pensavam no coração era expresso no rosto, nas ações e até mesmo a própria personalidade deles.)

Lucas 5:22 – O que arrazoais em vossos corações?

22 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos (o Espírito Santo Lhe revelou o que eles estavam pensando), respondeu, e disse-lhes: O que arrazoais em vossos corações?

(Ele não só perdoava os pecados, mas também lia a mente das pessoas, pois o Espírito Santo o revelava, provando que ele era também Deus.)

Lucas 5:23 – O que é mais fácil?

23 O que é mais fácil? Dizer: Teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? (A intenção da pergunta feita por Cristo é que só Deus podia “perdoar e curar”.)

Lucas 5:24 – O Filho do Homem tem poder para perdoar pecados

24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder na Terra para perdoar pecados (para provar esse poder), (disse ao paralítico): A ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Lucas 5:25 – O homem foi para casa glorificando a Deus

25 E, levantando-se logo diante deles (implicando que antes ele não podia fazer isso), e tomando a cama em que estava deitado (carregou sua própria cama), foi para sua casa, glorificando a Deus (ele tinha vindo doente, sem poder caminhar, e saiu curado e bem; não é de admirar que glorificasse a Deus).

Lucas 5:26 – Todos ficaram maravilhados

26 E todos ficaram maravilhados (a Verdade era incontestável), e glorificando a Deus (sugere que até mesmo os Escribas e os Fariseus fizeram o mesmo); e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos maravilhas (de fato, tinham visto o que nenhum ser humano jamais tinha visto antes).

JESUS CHAMA MATEUS

Lucas 5:27 – Segue-me!

E, depois disso, saiu, e viu um Publicano (um coletor de impostos), chamado Levi (Mateus), assentado na recebedoria (essa era uma ocupação lucrativa, mas que era desprezada pelos Judeus; em outras palavras, eles odiavam os coletores de impostos porque eles representavam Roma; a tarefa era tão odiosa que a maioria dos Publicanos contratava outros para que fossem receber os impostos; no entanto, ao que parece, Mateus pouco se preocupava com o que as pessoas pensavam dele), e disse-lhe (Jesus a Mateus): Segue-Me (não em fila indiana, um atrás do outro, mas um ao lado do outro, caminhando pela mesma estrada).

Lucas 5:28 – E ele deixando tudo, o seguiu

28 E ele deixando tudo, levantando-se, e O seguiu (ele deixou o cargo de coletor de impostos, e o seguiu imediatamente).

Lucas 5:29 – Levi oferece um banquete

29 E fez-Lhe (a Jesus) Levi um grande banquete em sua casa (indica o fato de que Mateus era uma pessoa influente e de posição); e havia ali uma multidão de Publicanos e outros, os quais estavam à mesa com eles (fala de um grupo de pessoas que provavelmente não tinham permissão nem mesmo para entrar nas Sinagogas).

OS FARISEUS

Lucas 5:30 – Por que comeis e bebeis com pecadores?

30 E os Escribas deles (eram os supostos peritos na Lei de Moisés) e os Fariseus (o partido religioso fundamentalista em Israel), murmuravam contra os Seus Discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com os Publicanos e pecadores?

(Nem remotamente ocorreria a eles considerar compartilhar uma refeição com qualquer dessas pessoas, muito menos tratá-las de maneira amigável.)

Lucas 5:31 – Os enfermos são os que necessitam de médico

31 E Jesus, respondendo disse-lhes: Os que estão sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão enfermos

(associar-se com “Publicanos e pecadores” não era o problema dos Fariseus, mas sim seus corações perversos, que eram mais ímpios aos olhos de Deus do que as pessoas que eles condenavam).

Lucas 5:32 -Jesus veio chamar os pecadores ao arrependimento

32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento (em outras palavras, a razão pela qual Eu vim, é precisamente essas pessoas que vocês condenam).

O JEJUM

Lucas 5:33 – Discípulos de João

33 Então eles Lhe disseram: Por que os discípulos de João jejuam muitas vezes, e fazem orações, como também os dos Fariseus (essa pergunta foi feita provavelmente pelos discípulos de João Batista),

Mas os Teus Discípulos comem e bebem? (Refere-se aos Discípulos de Jesus em comparação com os discípulos de João.)

Lucas 5:34 – Enquanto o esposo está com os convidados

34 E Ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? (O propósito de tudo o que é feito pelo Crente, seja jejuar ou festejar, é Jesus.

Só Ele é o ponto focal de tudo. O jejum que era feito no Antigo Testamento estava relacionado à Sua Vinda, o que fala do Seu Primeiro Advento porque, como é óbvio, Ele não estava com eles naquele tempo.

Nesse momento, Ele estava com eles, então não havia necessidade de jejuar, pelo menos durante esse tempo em particular.)

Lucas 5:35 – O esposo lhes será tirado

35 Dias virão, porém, em que o esposo (Cristo) lhes será tirado (dos Crentes), e então, naqueles dias, jejuarão (refere-se à época da Era da Igreja, que já tem dois mil anos; embora os motivos do jejum sejam variados e muitos, a razão principal está relacionado ao fato de que Ele não está aqui, o que envolve muitas coisas; quando Ele retornar, a alegria, a prosperidade e a celebração serão então a ordem para o mundo inteiro).

Lucas 5:36 – O remendo não condiz com o velho

36 E disse-lhes também uma Parábola: Ninguém tira um pedaço dum vestido novo para o coser em vestido velho, pois que romperá o novo, e o remendo não condiz com o velho.

(A Nova Aliança deve estar completa em si mesma, e não ser uma parte da Antiga Aliança; em outras palavras, a Nova Aliança não pode ser remendada na Antiga).

Lucas 5:37 – Vinho novo em odres velhos

37 E ninguém joga vinho novo em odres velhos (couros); de outra maneira o vinho novo romperá os odres, e o vinho entornar-se-á, e os odres se estragarão (tentar juntar a Nova Aliança com a Antiga destruiria as duas).

Lucas 5:38 – O odre novo conserva o vinho novo

38 Mas o vinho novo (Nova Aliança) deve deitar-se em odres novos (couros novos), e ambos juntamente se conservarão (o “vinho novo” é a Nova Aliança, “os novos odres” constituem a Igreja; isso significa que o Judaísmo não terá parte alguma no Cristianismo, embora as raízes do Cristianismo estejam claramente no Judaísmo).

Lucas 5:39 – As pessoas preferem o vinho velho

39 E ninguém tendo bebido o velho, quer logo (imediatamente), o novo, porque diz: Melhor é o velho (a Antiga Aliança tinha que ser abolida completamente, ou então a Nova não seria aceita; por quê? As “obras” sempre são mais atrativas aos homens que a “Fé”; por quê? As “obras” atraem o orgulho, enquanto que a “Fé” atrai a Cruz).

Conclusão do Estudo

Que maravilhoso é poder confiarmos na palavra de Jesus da mesma forma que Simão Pedro e Levi fizeram ao decidir obedecerem.

Que o nosso coração possa está sensíveis para ouvir o chamado do nosso Salvador e que estejamos maleáveis para seguir a sua vontade.

Podemos confiar que não há nada melhor do que a fé em Jesus. Ele está conosco e nos fará triunfar.

Que possamos desejar viver a plenitude da Nova Aliança!

Considere ler também:

Escrito na imagem: Lucas 5 Estudo e a logo do site. Como imagem de fundo, uma cruz e uma bíblia aberta.

Conteúdo do Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *